Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Sabrina Sedlmayer PintoMaria Nazareth Soares FonsecaSonia Maria de Melo QueirozLudmila Costa Ribeiro2019-08-14T15:20:10Z2019-08-14T15:20:10Z2010-09-03http://hdl.handle.net/1843/ECAP-894HX7Os temas da ancestralidade e do saber sagrado se fazem largamente presentes na produção literária africana atual. Articuladores da memória e da performance cultural, reportam à cosmovisão no que ela tem de invisível-intraduzível. Mia Couto, um dos escritores moçambicanos mais conhecidos e premiados da atualidade, percorre em sua literatura um trajeto sobre o saber tradicional e seus desdobramentos na sociedade contemporânea. Em seus textos, dentre os diversos pontos relacionados ao universo sagrado, destacam-se principalmente a morte, a espiritualidade e suas formas de manifestação sendo, em grande parte de seus livros, temas centrais. Tangenciadoras dos fenômenos sobrenaturais, elas carregam em si conhecimentos antigos e complexos que se permeiam através do tempo atualizando-se sempre. A discussão sobre os modos como diferentes expressões da ancestralidade são recuperados por Mia Couto em sua escrita é um dos trabalhos realizados nesta dissertação. Nesse caminho, os estudos de Mircea Eliade acerca do sagrado e do profano são referenciais teóricos centrais. Esta dissertação, ademais, se interessa especialmente pelos aspectos sobrenaturais que envolvem a morte: a relação entre mortos e vivos, os ritos de passagem, as formas de intercessão dos não-viventes com os viventes, enfim, as manifestações transcendentes do sagrado. Para este recorte, as pesquisas de diversos etnólogos sobre a cultura africana e sobre outras culturas do mundo foram essenciais. Esses elementos, por sua vez, serão analisados especificamente nas narrativas A varanda de frangipani e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto, por serem, nestas obras, presentificados valiosos aspectos do simbolismo tradicional africano.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMorte na literaturaCouto, Mia, 1955- Crítica e interpretaçãoEliade, Mircea, 1907- Crítica e interpretaçãoMoçambique Religião e mitologiaFicção moçambicana Historia e criticaCulturaEspiritualidadeLiteratura africanamorteMia CoutoA cosmovisão africana da morte um estudo a partir do saber sagrado em Mia Couto: um estudo a partir do saber sagrado em Mia Coutoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_cosmovis_o_africana_da_morte___ludmila_costa_ribeiro.pdfapplication/pdf995284https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-894HX7/1/a_cosmovis_o_africana_da_morte___ludmila_costa_ribeiro.pdf718ac1fcb80943ac291627b2b2378a43MD51TEXTa_cosmovis_o_africana_da_morte___ludmila_costa_ribeiro.pdf.txta_cosmovis_o_africana_da_morte___ludmila_costa_ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain267963https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-894HX7/2/a_cosmovis_o_africana_da_morte___ludmila_costa_ribeiro.pdf.txtdc94330d04161a0b0a3b1f06d32253a4MD521843/ECAP-894HX72019-11-14 13:44:58.356oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-894HX7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:44:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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