Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Carla Viana CoscarelliNúbio Delanne Ferraz MafraMessias Holanda DiebRosilene Horta TavaresLuiz Francisco DiasNaziozenio Antonio Lacerda2019-08-12T18:42:37Z2019-08-12T18:42:37Z2012-04-27http://hdl.handle.net/1843/LETR-96TE76O objetivo desta pesquisa é analisar a categorização e o significado das concepções de educadores sobre tecnologia digital. Justificamos anossa pesquisa pelo fato de que a tecnologia digital faz parte de um processo dinâmico que ocorre em nossa sociedade, alterando a forma como as pessoas se relacionam e interagem. Assim, escolas e educadores enfrentam o desafio de compreender e significar a tecnologia digital para desenvolver, de forma significativa e atrativa, os conteúdos que sepropõem a ensinar. A hipótese principal é de que os educadores entrevistados têm diferentes concepções de tecnologia digital. O trabalho enquadra-se no âmbito da cognição incorporada e situada (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 2003) e fundamenta-se na teoria da consciência elaborada e da linguagem (EDELMAN, 1995) e nos estudos do significado incorporado (JOHNSON, 2007). Adotamos uma pesquisa predominantemente qualitativa, com base na metodologia da grounded theory (SCALABRIN, 2010) e seus procedimentos de codificação aberta, axial e seletiva, e utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturadacomo instrumento de coleta de dados. A amostra consta de 20 (vinte) educadores da rede pública de ensino do estado do Piauí, Brasil, participantes do ciclo avançado do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, do Ministério da Educação. Para análise dos dados, tomamos como objeto a linguagem discursiva dos informantes, expressa nas entrevistas semiestruturadas, realizadas no período de janeiro a março de 2011. Identificamos, pelo procedimento da codificação aberta, as concepções de tecnologia digital presentes nos conceitos apresentados pelos educadores e formados com base na percepção do fenômeno em estudo. Em seguida, a partir das concepções de tecnologia digital, fizemos a análiseda categorização pelo procedimento da codificação axial e pelos processos de questionamento e similaridade. Os resultados chegam a 06 (seis) concepções categorizadas: uso ou utilização de equipamentos tecnológicos (25%); instrumentos ou artefatos tecnológicos (20,83%); facilitação do ensino e da aprendizagem (16,67%); mecanismo de interação entre as pessoas (16,67%); universalidade ou ubiquidade (12,5%); e integração das mídias e dos campos profissionais (8,23%). Na análise do significado, explicitamos e discutimos os significados das concepções de tecnologia digital após o processo de categorização. As conclusões mostram que a categoria uso ou utilização de equipamentos tecnológicos é a que engloba o maior número de concepções de tecnologia digital (25%) e que os significados que ocorrem commaior frequência são recursos tecnológicos (13,64%) e utilização de recursos tecnológicos (9,09%). A hipótese principal foi validada, corroborando a tese de que os educadores têm diferentes concepções de tecnologia digital e que essas concepções podem sercategorizadas e encerram significados.The objective of this research is to analyze the categorization and meaning of educators conceptions of digital technology. We justify our research by the fact that digital technology takes part of a dynamic process that occurs in our society, altering the way people interact and engage in relationships. Hence, schools and educators face the challenge of understanding and giving meaning to digital technology in order to develop the contents they intend to teach in meaningful and interesting ways. The main hypothesis is that the interviewed educators have different conceptions of the digital technology. This work is based on the frameworks of Embodied Situation and Cognition (VARELA; THOMPSON;ROSCH, 2003) as well as on the Theory of Conciousness and Language (EDELMAN, 1995) and on the studies of Embodied Meaning (JOHNSON, 2007). We mainly adopt the principles of qualitative research, based on the methodology of Grounded Theory (SCALABRIN, 2010) and its proceedings of open, axial and selective codification, and use semi-structured interviews as an instrument of data collection. The sample consistsof 20 (twenty) educators from the public system of education of the State of Piauí, Brazil, participants in the advanced cycle of the Program for Continued Formation in Media and Education, sponsored by the Ministery of Education. For data analysis, we take the discursive language of informants as object. It was collected through semi-structered interviews from January to March 2011. We identify, through the process of open codification, the conceptions of digital technology in the concepts presented by educators, based on their perceptions of the studied phenomenon. Then, we analyzed the categorization from the conceptions ofeducators about digital technology through axial codification and through the process of questioning and similarities. The results led to 06 (six) categorized conceptions: use or utilization of technological equipment (25%); instruments or technological artifacts (20,83%); facilitation of teaching and learning (16,67%); mechanism of interaction amongst people (16,67%); universality or ubiquity (12,5%); and media integration and professional fields (8,23%). In the analysis of meaning, we explicit and discuss the meaning of the conceptions of digital technology after the process of categorization. Conclusions show that the category use or utilization of technological equipment is the one that embraces the highest number of conceptions of digital technology (25%) and that the meanings that occur with higher frequency are technological resources (13,64%) and utilization of technological resources (9,09%). The main hypothesis was validated, corroborating the thesis that educators have different conceptions of digital technology and that these conceptions can be categorized and have meaning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia de ponta e educaçãoProfessores FormaçãoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorCogniçãoCognição incorporada e situadaLinguagem e cogniçãoCategorização e significadoTecnologia digitalConcepções de educadoresLinguagem e cognição: categorização e significado das concepções de educadores sobre tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_naziozenio.pdfapplication/pdf5921713https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-96TE76/1/tese_doutorado_naziozenio.pdfdc48464a77174d31f8925c38ade25e77MD51TEXTtese_doutorado_naziozenio.pdf.txttese_doutorado_naziozenio.pdf.txtExtracted texttext/plain435498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-96TE76/2/tese_doutorado_naziozenio.pdf.txt88d7fb9541f255db48e38ab4c5cb655aMD521843/LETR-96TE762019-11-14 19:17:50.419oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-96TE76Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:17:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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