Desenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-ADAJM8
Resumo: A pesquisa toma como objeto as competências para promoção da saúde na formação do enfermeiro. Considerando os domínios apresentados nos consensos e padrões internacionais como os Consensos de Galway e o CompHP, estudos demonstram que a formação dos profissionais de saúde, de modo geral, não os prepara para atuar na promoção à saúde, devido ao enfoque ainda predominantemente biologicista, curativo e pouco articulado das práticas em saúde. Investimento em currículos inovadores, com articulação ensino-serviço e utilização de metodologias ativas de ensino pode ser uma aposta nesse campo. O estudo objetiva analisar o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação acadêmica do enfermeiro. Trata-se de estudo qualitativo ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. Os dados foram obtidos de análise de documentos, entrevistas com egressos e grupos focais com docentes de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais, Brasil. Para gerenciamento dos dados utilizou-se o software webQDA, de apoio à análise de dados qualitativos. Os dados foram submetidos à Análise Crítica de Discurso na perspectiva de Fairclough. Os resultados são discutidos em três eixos: O contexto de um curso: permanências e rupturas para um novo modelo assistencial e de ensino; A promoção da saúde e suas competências: conceito e prática em construção e As estratégias curriculares para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. Os achados indicam que o curso em análise aposta numa organização curricular na qual a integralidade é destacada como objetivo da formação, sem especificidade para a promoção da saúde. Apesar disso, as competências para a promoção da saúde definidas em consensos específicos foram trabalhadas ao longo do processo de formação do enfermeiro. O foco do desenvolvimento das competências centrou-se na execução e na vivência permitindo ao estudante o exercício da prática reflexiva sobre contextos e situações experienciadas As atividades práticas representaram a principal estratégia para o desenvolvimento das competências para a promoção da saúde. A unidade curricular Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade é apontada como o momento do curso que realça a articulação teoria-prática, a inserção na realidade social, a integração ensino-serviço-comunidade, a interação professor-estudante e o trabalho em equipe, constituindo-se espaço para o desenvolvimento ampliado das competências. Os resultados indicam a necessidade de superar a inserção pela imersão do estudante no contexto das práticas profissionais para produzir contexto, foco e finalidade para o exercício da reflexividade. Ademais, a formação de docentes e na sistematização das estratégias consideradas diferenciadas no currículo são desafios apontados no estudo. Conclui-se que a promoção da saúde, como movimento contra hegemônico, ainda não ocupa lugar de destaque na formação do enfermeiro. A mudança dessa realidade pode ser alcançada com apostas na reflexividade como princípio orientador da educação em enfermagem e com o direcionamento do ensino para o pleno desenvolvimento das competências para a promoção da saúde, construindo uma nova prática social.
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Trata-se de estudo qualitativo ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. Os dados foram obtidos de análise de documentos, entrevistas com egressos e grupos focais com docentes de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais, Brasil. Para gerenciamento dos dados utilizou-se o software webQDA, de apoio à análise de dados qualitativos. Os dados foram submetidos à Análise Crítica de Discurso na perspectiva de Fairclough. Os resultados são discutidos em três eixos: O contexto de um curso: permanências e rupturas para um novo modelo assistencial e de ensino; A promoção da saúde e suas competências: conceito e prática em construção e As estratégias curriculares para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. Os achados indicam que o curso em análise aposta numa organização curricular na qual a integralidade é destacada como objetivo da formação, sem especificidade para a promoção da saúde. Apesar disso, as competências para a promoção da saúde definidas em consensos específicos foram trabalhadas ao longo do processo de formação do enfermeiro. O foco do desenvolvimento das competências centrou-se na execução e na vivência permitindo ao estudante o exercício da prática reflexiva sobre contextos e situações experienciadas As atividades práticas representaram a principal estratégia para o desenvolvimento das competências para a promoção da saúde. A unidade curricular Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade é apontada como o momento do curso que realça a articulação teoria-prática, a inserção na realidade social, a integração ensino-serviço-comunidade, a interação professor-estudante e o trabalho em equipe, constituindo-se espaço para o desenvolvimento ampliado das competências. Os resultados indicam a necessidade de superar a inserção pela imersão do estudante no contexto das práticas profissionais para produzir contexto, foco e finalidade para o exercício da reflexividade. Ademais, a formação de docentes e na sistematização das estratégias consideradas diferenciadas no currículo são desafios apontados no estudo. Conclui-se que a promoção da saúde, como movimento contra hegemônico, ainda não ocupa lugar de destaque na formação do enfermeiro. A mudança dessa realidade pode ser alcançada com apostas na reflexividade como princípio orientador da educação em enfermagem e com o direcionamento do ensino para o pleno desenvolvimento das competências para a promoção da saúde, construindo uma nova prática social.The research takes as object skills for health promotion in nursing education. Considering the domains presented in consensus and international standards such as the Consensus of Galway and CompHP, studies have shown that the training of health professionals in general, does not prepare them to work in health promotion, due to the focus still predominantly biologicist, dressing and inarticulate of health practices. Investment in innovative curricula, with teaching-service and use of active learning methodologies can respond to this reality. The study aims to analyze the development of skills for health promotion in an undergraduate degree in Nursing. It is a qualitative research anchored in the theoretical and methodological framework of dialectics. Data were obtained from document analysis, interviews with graduates and focus groups with teachers of a higher education institution of Minas Gerais, Brazil. For supporting the analysis of qualitative data used the webQDA software. Data were submitted to Discourse Analysis Critical in Fairclough perspective. The results are discussed in three dimensions: The context of a course: continuities and ruptures to a new care model and teaching; Health Promotion and their skills: concept and practice in construction and Curricular strategies for the development of skills for health promotion. The findings indicate that the ongoing analysis bet a curricular organization in which comprehensiveness is highlighted as a goal of training without specificity for health promotion. The results show that skills for health promotion defined in specific consensus on the subject have been worked over the nurse training process. The focus of skills development focuses on implementation and experience allowing the student to the exercise of reflective practice on contexts and situations experienced the practical activities represented the main strategy for the development of skills for health promotion. The Teaching-Service-Community Integration Practice is seen as the moment of course that emphasizes the theory-practice articulation, early integration services into social reality, the teaching-service-community integration, teacher-student interaction and teamwork, constituting space for development expanded skills. The results indicate the need to overcome the insertion by the student's immersion in the context of professional practices to produce context, focus and purpose to the exercise of reflexivity. In addition, teacher training and systematization of different strategies considered in the curriculum are challenges identified in the study. It is concluded that the promotion of health as a movement against hegemonic, not yet occupied a prominent place in nursing education. To change this reality can be achieved with bets on reflexivity as a guiding principle of nursing education and the direction of education for the full development of skills for health promotion, building a new social practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPromoção da SaúdeEducação Baseada em CompetênciasRecursos Humanos em SaúdeEnfermagemPesquisa QualitativaEducação em Enfermagem/tedênciasRecursos humanos em saúdeEnfermagemEducação baseada em competênciasPromoção da saúdeDesenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciana_de_lourdes_q._g._n._maia.pdfapplication/pdf1313135https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-ADAJM8/1/luciana_de_lourdes_q._g._n._maia.pdf6e2e75fd6ac4f08b43ea6a6419ef7a8dMD51TEXTluciana_de_lourdes_q._g._n._maia.pdf.txtluciana_de_lourdes_q._g._n._maia.pdf.txtExtracted texttext/plain335761https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-ADAJM8/2/luciana_de_lourdes_q._g._n._maia.pdf.txta3e35d4daceb8882640c3447697c8adaMD521843/ANDO-ADAJM82019-11-14 04:47:32.972oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-ADAJM8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:47:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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