Do desafio do humor à sedução do processamento do texto humorístico à luz da teoria da relevância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sidnei Cursino Guimaraes Romao
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88WFE6
Resumo: Esta tese fundamenta-se na reflexão sobre os mecanismos de humor e sobre a interpretação dohumor à luz da Teoria da Relevância. Com o objetivo de apresentar uma proposta para trabalhar com o processamento da interpretação de textos humorísticos, sobretudo no ensino, foi realizada uma pesquisa em que se somam linhas teóricas de duas áreas distintas: por um lado, da comunicação, por outro, do humor. A teoria da comunicação aqui enfocada foi a Teoria da Relevância, elaborada por Sperber e Wilson (1986, 1995), que defendem que tanto o código quanto os aspectos pragmáticos (de natureza inferencial) são igualmente essenciais ao processo comunicativo. Esses autores propõem que o processo de inferenciação se estende também à compreensão da fase de decodificação do texto. Eles defendem que a comunicação se estabelece com base na relevância que eles elegem como um princípio comunicativogeral e que não é seguido, porque é inerente à compreensão espontânea de enunciados e, por esta razão, faz parte do aparelho cognitivo do ser humano. Dessa forma, é impossível aoser humano deixar de comunicar. A partir da comparação de estudos de maior influência na questão do humor, foi escolhida a noção teórica de bissociação, proposta por Koestler (1964) para explicar a incongruência que é gerada por dois esquemas cognitivosincompatíveis, que se revela, enfim, como um paradoxo semântico ou pragmático. A associação deste conceito a hipóteses levantadas (mas não investigadas) pela Escola de Palo Alto (1967) gerou o modelo de mecanismo explicativo do humor aqui sugerido. Para relacionar as duas teorias de base, o mecanismo de humor foi submetido à Teoria daRelevância, para verificar a sua adequação teórica à aparelhagem interpretativa descrita pela teoria de Sperber e Wilson. Após análise dessas teorias, investimos no estudo de possibilidades de interpretação textual durante o processamento da leitura, com a finalidade de contribuir positivamente para o trabalho com o texto humorístico em sala de aula. Concluímos que essa estratégia favorece a organização do processo interpretativo pois, ao abordarem o texto de uma forma orientada, os alunos poderão alcançar a compreensão que se espera de um leitor proficiente.
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Esses autores propõem que o processo de inferenciação se estende também à compreensão da fase de decodificação do texto. Eles defendem que a comunicação se estabelece com base na relevância que eles elegem como um princípio comunicativogeral e que não é seguido, porque é inerente à compreensão espontânea de enunciados e, por esta razão, faz parte do aparelho cognitivo do ser humano. Dessa forma, é impossível aoser humano deixar de comunicar. A partir da comparação de estudos de maior influência na questão do humor, foi escolhida a noção teórica de bissociação, proposta por Koestler (1964) para explicar a incongruência que é gerada por dois esquemas cognitivosincompatíveis, que se revela, enfim, como um paradoxo semântico ou pragmático. A associação deste conceito a hipóteses levantadas (mas não investigadas) pela Escola de Palo Alto (1967) gerou o modelo de mecanismo explicativo do humor aqui sugerido. Para relacionar as duas teorias de base, o mecanismo de humor foi submetido à Teoria daRelevância, para verificar a sua adequação teórica à aparelhagem interpretativa descrita pela teoria de Sperber e Wilson. Após análise dessas teorias, investimos no estudo de possibilidades de interpretação textual durante o processamento da leitura, com a finalidade de contribuir positivamente para o trabalho com o texto humorístico em sala de aula. Concluímos que essa estratégia favorece a organização do processo interpretativo pois, ao abordarem o texto de uma forma orientada, os alunos poderão alcançar a compreensão que se espera de um leitor proficiente.Cette thèse est fondée sur la réflexion sur les mécanismes dhumour et sur linterprétation de lhumour à la lumière de la Théorie de la Pertinence. Ayant le but de présenter une proposition de travail avec le processus dinterprétation de textes humoristiques, surtout pourlenseignement, on a fait une recherche où lon a intégré de lignes théoriques de deux différents champs détude: par un côté, le champ de la communication, par un autre, celui de l'humour. La théorie de la communication ici envisagée est la Théorie de la Pertinence,élaborée par Sperber et Wilson (1986, 1995) laquelle défend que aussi le code comme les aspects pragmatiques (de nature inférentielle) sont également essentiels au processus communicatif. Ces auteurs proposent que le processus d'inférence sétend aussi à lacompréhension de la phase de décodification du texte. Ils défendent aussi que la communication sétablit sur la base de la "pertinence" quils élisent comme un Principe Communicatif général lequel n'est obligatoirement pas "suivi", parce quil est inhérent à la compréhension spontanée des énoncés et, par cette raison, il fait partie de l'appareil cognitif de l'être humain. Par cette façon, il est impossible aux êtres humains ne pas se communiquer. À partir de la comparaison d'études de plus grande influence par rapport à l'humour, on a choisi la notion théorique de "bissociation", qui a été suggérée par Koestler (1964), pour expliquer l'incongruité produite par deux schémas cognitifs incompatibles, qui se révèle, enfin, comme un paradoxe sémantique ou pragmatique. L'association de ce concept aux hypothèses (pas examinées) de l'École de Palo Alto (1967) a produit le modèle demécanisme explicatif de l'humour ici suggéré. Pour faire un rapport des deux théories de base, le mécanisme de l'humour a été soumis à la Théorie de la Pertinence, pour vérifier son adéquation théorique à l'appareillage interprétatif suggéré par la théorie de Sperber et Wilson.Après lanalyse de ces théories, on investit dans létude des possibilités dinterprétation du texte pendant le processus de lecture, ayant le but de contribuer positivement pour le travail avec le texte humoristique dans la salle de classe. Cette mésure favorise lorganisation de la procédure interprétative et, quand les élèves sapprochent du texte dune façon orientée, ils peuvent saisir la compréhension quon attend dun lecteur compétent.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCômico, OLingüísticaCompreensão na leituraTeoria da relevânciaPragmáticaParadoxoComunicaçãoCogniçãoInferência (Lógica)HumorismoCompreensão na leituraBissociaçãoInferênciaParadoxoComunicaçãoCogniçãoTeoria da RelevânciaHumorismoCômicoDo desafio do humor à sedução do processamento do texto humorístico à luz da teoria da relevânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL821d.pdfapplication/pdf3233074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88WFE6/1/821d.pdf032a9abdf8e25449540f0ac80ff2bfa6MD51TEXT821d.pdf.txt821d.pdf.txtExtracted texttext/plain1009868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-88WFE6/2/821d.pdf.txtcf4773ab795ffb7c0162f2389af3cb50MD521843/DAJR-88WFE62019-11-14 13:49:16.28oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-88WFE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:49:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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