Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_af0788c306c63808cbe0dc8024b3553b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMFE-9HTPEP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Andrea Franco PereiraMarco Antonio Penido de RezendeCarlos Alberto Silva MirandaFrederico Mendes Teixeira2019-08-13T10:25:52Z2019-08-13T10:25:52Z2013-02-08http://hdl.handle.net/1843/AMFE-9HTPEPEste trabalho buscou identificar as relações existentes entre a percepção de naturalidade dos materiais e a escolha dos produtos pelos usuários. Tem-se como referência produtos de madeira maciça e madeira aglomerada de fibras de média densidade (MDF), com revestimento melamínico de baixa pressão de padrões madeirados, utilizados pelas indústrias de bens consumo e construção civil. A primeira etapa da pesquisa engloba a revisão bibliográfica sobre percepção para uso no design e a percepção de naturalidade, com base nos princípios da biofilia. Esta etapa demandou pesquisa multidisciplinar, uma vez que os principais autores da percepção de naturalidade pesquisados são das áreas de nutrição e da indústria alimentícia; a percepção para o design tem suas bases na psicologia e nas artes; e a biofilia tem origens nas pesquisas evolucionistas darwinianas. Após a etapa de revisão bibliográfica foi realizada visita técnica a um fabricante de laminados de baixa pressão na Alemanha, especificamente ao centro de design, onde ocorre o desenvolvimento dos padrões madeirados e outros. Em um segundo momento, foi feita pesquisa exploratória para uma primeira compreensão quanto à percepção de naturalidade do material pelos usuários. A pesquisa de campo foi feita com amostragem de 30 entrevistados leigos em tecnologia de materiais e aconteceu em duas etapas: a) testes de ordenação; e b) indicação de preferência. Foram construídos cinco protótipos de um produto em materiais diferentes: madeira maciça, MDF revestido com laminado de baixa pressão, cerâmica, polietileno e alumínio. Os entrevistados foram instruídos a elaborar suas próprias escalas de naturalidade entre as cinco amostras, por meio de ordenações de materiais do mais natural para o mais artificial. Em seguida, foram instruídos a ordenar os materiais de acordo com o gosto pessoal. No segundo momento, os entrevistados analisaram um produto sem identificação de seu uso e foram instruídos a indicarem a sua função de uso e o produto preferido. O objetivo era que a indicação de escolha e a preferência fossem feitas com base somente no material escolhido. Os resultados foram analisados por meio de técnicas de análise de frequência, na qual para cada item da ordenação de naturalidade e gosto são apresentados os valores mais significativos. As indicações das funções de uso e preferência foram feitas qualitativamente pelos entrevistados. Como conclusão, verificou-se que materiais percebidos como naturais são, em geral, preferidos pelos usuários, porém a função de uso dos produtos irá determinar sua escolha final. Concluiu-se também que a percepção de naturalidade dos materiais ! ! ii está mais relacionada com os aspectos sensoriais (visual e tátil) do que com aspectos técnicos e produtivos. De maneira geral, a madeira maciça e o MDF revestido foram considerados os materiais mais naturais e tiveram melhores pontuações de gosto dos entrevistados. O alumínio foi considerado o material mais artificial e suas indicações de preferência foram as mais baixas. Palavras-chave: Percepção de naturalidade.ABSTRACT This work has sought to identify the existing relations between perception of naturalness of materials and users choice of products. The main references given are hardwood and medium density fiberboard (MDF) with wood décor melamine foil products, applied by construction industry, as well as consumer goods. The first stage of the research presents literary review on perception towards design and perception of naturalness, based upon the principles of biophilia. This stage demanded a multidisciplinary approach, since the majority of work on perception of naturalness is applied to nutrition and food industry; design perception is based upon psychology and the arts; and biophilia is based upon Darwins evolutionary research. Once the literary review was completed, there was a technical visit to a low-pressure melamine in Germany, specifically to its design center, where decors are designed. After that, an exploratory research was conducted in order to have a better understanding of users perception of naturalness. The field research was conducted with a sample of 30 interviewees with barely any knowledge on materials technology. This was a two-step research: a) ranking tests and b) preference indication. To do so, five prototypes were built in different materials: hardwood, wood décor melamine MDF, ceramic, polyethylene, and aluminum. Interviewees were instructed to make their naturalness rank among the five materials, varying from the most natural to the most artificial. Then, they were instructed to rank materials in a hedonic scale. Secondly, they analyzed a non-identified product and were asked what it was its function and their product of choice. The objective was that their choices be based solely upon the materials. Results were analyzed through frequency analysis techniques. The indications of use and preference were made qualitatively. As for the conclusion, it is indicated that, in general, users tend to prefer hardwood and woodlike products, and these are perceived as most natural. Aluminum was considered the most artificial materials and its indication of preference were low. Results also show that perception of naturalness is more related to sensorial aspects (vision and tact) other than technical and production aspects. Overall, hardwood and laminated MDF were considered as the most natural materials and had better preference rankings amongst users. Aluminum was considered as the most artificial and its preference rankings were low.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReconhecimento visual de texturaPercepção visualAvaliação sensorialDesignPercepção de naturalidadeMadeiraPercepção de materiaisPreferência do usuárioPercepção de naturalidade do material e escolha dos usuários: ênfase em madeira maciça e MDF revestido com laminados melamínicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL20130913_dissertacao_frederico_mendes_teixeira_final_edition_v04.pdfapplication/pdf6850407https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMFE-9HTPEP/1/20130913_dissertacao_frederico_mendes_teixeira_final_edition_v04.pdfaaf5a668a6c31e7601888364eee73959MD51TEXT20130913_dissertacao_frederico_mendes_teixeira_final_edition_v04.pdf.txt20130913_dissertacao_frederico_mendes_teixeira_final_edition_v04.pdf.txtExtracted texttext/plain142486https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMFE-9HTPEP/2/20130913_dissertacao_frederico_mendes_teixeira_final_edition_v04.pdf.txt865eb7231e0688ef2e6d3ba0fba1f51cMD521843/AMFE-9HTPEP2019-11-14 22:32:20.722oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMFE-9HTPEPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:32:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548396146851840