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Marisa Antonini Ribeiro BastosValda da Penha CaldeiraShirley Pereira de Amorim2019-08-11T08:39:48Z2019-08-11T08:39:48Z2014-06-06http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDRMTOs brasileiros estão cada vez mais sedentários, adquirindo doenças crônicas e sofrendo das comorbidades que a inatividade acaba gerando. Neste contexto as políticas públicas de saúde estão se mobilizando para mudar este quadro. Neste sentido observamos a criação do Sistema Único de Saúde no início da década de 1980, passando pelo Programa de Saúde da Família e por fim originando os Núcleos de Apoio à Saúde da Família como locais nos quais as equipes de saúde podem vislumbrar os contextos particulares de cada comunidade e atender a demanda de saúde de forma centralizada e integral. Com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família o profissional de saúde da Educação Física passa a ser inserido e requisitado neste contexto. Suas ações, papel e perfil neste ambiente começam a ser questionados e investigações que respondem a isto se iniciam. Com isto este trabalho se mostra pertinente e tem por objetivo identificar o papel do Educador Físico junto ao Programa Estratégia Saúde da Família por meio de uma revisão de literatura publicada no período entre 2009 e 2014. Os trabalhos foram selecionados nos sites da Biblioteca Virtual de Saúde e no Google Acadêmico. Como resultado percebeu-se um número pequeno de trabalhos na área, fator que indica a necessidade de estimular a inserção do profissional de educação física neste ambiente de atenção primária a saúde. Foi verificado que as ações realizadas focavam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a mudança de hábitos através da promoção de práticas corporais e atividades físicas, esportivas, grupais e lúdicas para alcançar os objetivos necessários. Conclui-se que o educador físico é de suma importância na formação das equipes de saúde da família e que seu papel neste ambiente é o de oferecer sua especificidade na promoção da saúde e na possibilidade de estreitamento das relações entre a comunidade e os profissionais da saúde que a atende.Brazilians are increasingly sedentary, getting with this chronic disease and suffering from co - morbidities that inactivity ends up generating. In this context public health policies are mobilizing to change this picture, this effect we observe the creation of the National Health System in the early 80s, through the Family Health Program and finally originating the Centers of Support for Health family as locations where health teams can glimpse the particular contexts of each community and meet the demand for health centralized and comprehensive way. With the creation of the Support Center for Family Health health professionals of Physical Education shall be entered and asked in this context. Their actions, role and profile in this environment are beginning to be questioned, and responding to inquiries that are initiated. With this work it appears relevant and aims to identify the role of the Physical Educator with the Family Health Program through a review of literature published between 2009 and 2014. Papers were selected in the Virtual Health Library and sites Scholar in Google. As a result it was noticed a small number of jobs in the area, a factor that indicates the need to encourage the inclusion of this physical education professional in this health care environment primary. It was verified that the actions undertaken focused disease prevention, health promotion and changing lifestyle by promoting physical and bodily practices, sports, group and recreational activities to achieve the required goals. We conclude that the physical educator is of paramount importance in the formation of teams of family health and their role in this environment is to offer its specificity in health promotion and the possibility of closer relations between the community and health professionals that attends.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPrograma de Saúde da FamíliaAtenção Básica em Saúde e Promoção de SaúdeEducador FísicoEducação FísicaAções do educador físico junto ao Programa de Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALshirley____a__es_do_educador_f_sico_junto_ao_programa_de_sa_de_da_fam_lia.pdfapplication/pdf292597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TDRMT/1/shirley____a__es_do_educador_f_sico_junto_ao_programa_de_sa_de_da_fam_lia.pdf75e8236aca7a107f3eae4ff613efd63cMD51TEXTshirley____a__es_do_educador_f_sico_junto_ao_programa_de_sa_de_da_fam_lia.pdf.txtshirley____a__es_do_educador_f_sico_junto_ao_programa_de_sa_de_da_fam_lia.pdf.txtExtracted texttext/plain41519https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TDRMT/2/shirley____a__es_do_educador_f_sico_junto_ao_programa_de_sa_de_da_fam_lia.pdf.txtff4bb2da108b4ab90a0cffb5502d87f1MD521843/VRNS-9TDRMT2019-11-14 04:01:26.936oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9TDRMTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:01:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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