Governança de TIC na Administração Pública aplicada aos serviços operacionalizados por prestadores terceirizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Soares da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/SLSC-BC9F9A
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar leis, decretos, instruções normativas e boas práticas de gestão e governança de tecnologia da informação para verificar quais os principais pontos de atenção devem ser observados nos serviços operacionalizados por profissionais terceirizados. Para tanto, elencou-se os principais normativos governamentais que tratam do tema gestão e governança de TIC e tendo como referência as práticas de gestão e governança mais difundidas no mercado são verificadas quais orientações ou modelos mínimos de gestão e governança devem ser implementados pelos gestores de TIC dos órgãos da Administração Pública para garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados, informações e serviços de TIC que são mantidos por profissionais terceirizados. Verificou-se possíveis sanções nas esferas administrativa e criminal que podem ser aplicadas aos gestores da área de TIC e aos profissionais terceirizados em caso de falhas que coloquem em risco os dados e informações públicas. Também, ao fim, é proposto um modelo para auxiliar no processo de levantamento e normatização dos recursos e serviços de TIC
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