Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Elisabete Ferreira de Palma
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSMUS
Resumo: Este estudo tem por objetivo a reconstrução do processo de capacitação pedagógica da ETSUS de forma a potencializar este processo como mecanismo de qualificação dos cursos realizados descentralizadamente. Estudo de natureza qualitativa, de base documental da ETSUS de Franco da Rocha. A técnica sugerida é a análise do processo realizado a partir dos conhecimentos adquiridos no curso CEGEPE. O processo analisado tem por base a integração ensino-serviço-comunidade que é a essência e o maior diferencial da ETSUS, tendo o trabalho como princípio pedagógico e o espaço de trabalho como lócus de aprendizagem. Outro diferencial são as classes descentralizadas. À sede da ETSUS cabe a gestão pedagógica e administrativa e em sua área de abrangência, a descentralização da execução curricular. Sendo a classe descentralizada a escola presente no território onde está o aluno, o docente, os campos de teoria e prática. Os docentes são profissionais da rede de saúde, preparados pedagogicamente para exercer essa função, através do processo chamado capacitação pedagógica. Entendendo a prática da docência como instrumento importante na qualificação dos cursos realizados descentralizadamente, refletir sobre o papel da escola na formação dosprofissionais de saúde quando assumem o papel de docentes, exige da escola atenção às constantes mudanças em seu cenário, tendo que emanar constantes, contínuos e permanentes esforços em seu aprimoramento. Contando com abordagens adquiridas no curso CEGEPE, assim como a metodologia por ele sugerida, a direção e a coordenação pedagógica da escola propõem uma revisão conceitual: releitura do processo adotado e realizado pela escola; incorporação de novas tecnologias como EAD, e-mail e outras; aprimoramento doinstrumento plano de aula e a execução da nova proposta em uma de suas classes descentralizadas propiciando a adoção de uma postura mais dinâmica e efetiva na instalação, acompanhamento e monitoramento dos cursos realizados nas classes descentralizadas.
id UFMG_b037bb901341b88f3a7dfc930fb1b67f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSMUS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alda Martins GoncalvesAmanda Marcia dos Santos ReinaldoMaria Elisabete Ferreira de Palma2019-08-10T00:23:38Z2019-08-10T00:23:38Z2013-04-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSMUSEste estudo tem por objetivo a reconstrução do processo de capacitação pedagógica da ETSUS de forma a potencializar este processo como mecanismo de qualificação dos cursos realizados descentralizadamente. Estudo de natureza qualitativa, de base documental da ETSUS de Franco da Rocha. A técnica sugerida é a análise do processo realizado a partir dos conhecimentos adquiridos no curso CEGEPE. O processo analisado tem por base a integração ensino-serviço-comunidade que é a essência e o maior diferencial da ETSUS, tendo o trabalho como princípio pedagógico e o espaço de trabalho como lócus de aprendizagem. Outro diferencial são as classes descentralizadas. À sede da ETSUS cabe a gestão pedagógica e administrativa e em sua área de abrangência, a descentralização da execução curricular. Sendo a classe descentralizada a escola presente no território onde está o aluno, o docente, os campos de teoria e prática. Os docentes são profissionais da rede de saúde, preparados pedagogicamente para exercer essa função, através do processo chamado capacitação pedagógica. Entendendo a prática da docência como instrumento importante na qualificação dos cursos realizados descentralizadamente, refletir sobre o papel da escola na formação dosprofissionais de saúde quando assumem o papel de docentes, exige da escola atenção às constantes mudanças em seu cenário, tendo que emanar constantes, contínuos e permanentes esforços em seu aprimoramento. Contando com abordagens adquiridas no curso CEGEPE, assim como a metodologia por ele sugerida, a direção e a coordenação pedagógica da escola propõem uma revisão conceitual: releitura do processo adotado e realizado pela escola; incorporação de novas tecnologias como EAD, e-mail e outras; aprimoramento doinstrumento plano de aula e a execução da nova proposta em uma de suas classes descentralizadas propiciando a adoção de uma postura mais dinâmica e efetiva na instalação, acompanhamento e monitoramento dos cursos realizados nas classes descentralizadas.This study aims at the reconstruction of educational training process of ETSUS in order to enhance this process as a mechanism of qualification of courses held in a decentralized manner. Study of qualitative nature, documentary base of ETSUS Franco da Rocha. The suggested technique is the analysis of the process from the knowledge gained in the course CEGEPE. The analysis process is based on the teaching-service-community integration that is the essence and the biggest advantage of ETSUS, taking work as a pedagogical principle and the workspace as locus of learning. Another differentiator is the decentralised classes. To ETSUS pedagogical and administrative management is responsible and in its coverage area, the decentralization of curriculum implementation. Decentralizedschool class being present in the territory where is the student, the teacher, the fields of theory and practice. The teachers are professional of health network, prepared pedagogically to exercise this function, through the process called pedagogical training. Understanding the practice of teaching as important tool in qualification of courses held in a decentralized manner, reflect on the role of the school in the training of health professionals when they take on the role of teachers, the school requires attention to the constant changes in your scenario, having to emanate continuous and permanent efforts in its improvement. Having acquired in the course CEGEPE approaches, as well as the methodology suggested by him, the direction and the pedagogical coordination of the school proposes a conceptual review: review of the process adopted and carried out by the school; incorporation of new technologies such asEAD, e-mail and other; improvement of the lesson plan and the implementation of the new proposal in one of its decentralised classes resulting in the adoption of a more dynamic and effective stance in the installation, tracking and monitoring of courses held in decentralisedclasses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemCapacitação PedagógicaIntegração Ensino-Serviço-ComunidadeClasse DescentralizadaCapacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdfapplication/pdf254076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSMUS/1/maria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf66091eaa15f46aac2c25d14b1e85c8deMD51TEXTmaria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf.txtmaria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain48237https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSMUS/2/maria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf.txt595dfeabdf9d7640efa52c8eed2397a6MD521843/BUBD-9KSMUS2019-11-14 07:26:07.171oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSMUSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:26:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
title Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
spellingShingle Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
Maria Elisabete Ferreira de Palma
Capacitação Pedagógica
Integração Ensino-Serviço-Comunidade
Classe Descentralizada
Educação em Enfermagem
title_short Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
title_full Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
title_fullStr Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
title_full_unstemmed Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
title_sort Capacitação Pedagógica: um caminho rumo à qualificação pedagógica dos docentes dos cursos realizados nas classes descentralizadas
author Maria Elisabete Ferreira de Palma
author_facet Maria Elisabete Ferreira de Palma
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alda Martins Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Elisabete Ferreira de Palma
contributor_str_mv Alda Martins Goncalves
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação Pedagógica
Integração Ensino-Serviço-Comunidade
Classe Descentralizada
topic Capacitação Pedagógica
Integração Ensino-Serviço-Comunidade
Classe Descentralizada
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Este estudo tem por objetivo a reconstrução do processo de capacitação pedagógica da ETSUS de forma a potencializar este processo como mecanismo de qualificação dos cursos realizados descentralizadamente. Estudo de natureza qualitativa, de base documental da ETSUS de Franco da Rocha. A técnica sugerida é a análise do processo realizado a partir dos conhecimentos adquiridos no curso CEGEPE. O processo analisado tem por base a integração ensino-serviço-comunidade que é a essência e o maior diferencial da ETSUS, tendo o trabalho como princípio pedagógico e o espaço de trabalho como lócus de aprendizagem. Outro diferencial são as classes descentralizadas. À sede da ETSUS cabe a gestão pedagógica e administrativa e em sua área de abrangência, a descentralização da execução curricular. Sendo a classe descentralizada a escola presente no território onde está o aluno, o docente, os campos de teoria e prática. Os docentes são profissionais da rede de saúde, preparados pedagogicamente para exercer essa função, através do processo chamado capacitação pedagógica. Entendendo a prática da docência como instrumento importante na qualificação dos cursos realizados descentralizadamente, refletir sobre o papel da escola na formação dosprofissionais de saúde quando assumem o papel de docentes, exige da escola atenção às constantes mudanças em seu cenário, tendo que emanar constantes, contínuos e permanentes esforços em seu aprimoramento. Contando com abordagens adquiridas no curso CEGEPE, assim como a metodologia por ele sugerida, a direção e a coordenação pedagógica da escola propõem uma revisão conceitual: releitura do processo adotado e realizado pela escola; incorporação de novas tecnologias como EAD, e-mail e outras; aprimoramento doinstrumento plano de aula e a execução da nova proposta em uma de suas classes descentralizadas propiciando a adoção de uma postura mais dinâmica e efetiva na instalação, acompanhamento e monitoramento dos cursos realizados nas classes descentralizadas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T00:23:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T00:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSMUS
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSMUS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSMUS/1/maria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSMUS/2/maria_elisabete_ferreira_de_palma_cegepe__1___1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66091eaa15f46aac2c25d14b1e85c8de
595dfeabdf9d7640efa52c8eed2397a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589222897025024