As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jose Alimateia de Aquino Ramos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLJQ7
Resumo: Focaliza a busca de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação tendo como campo de estudo a experiência de núcleo comum de disciplinas e atividades acadêmicas proposta pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem como objetivo analisar a percepção dos docentes dessa escola sobre essa experiência com o intuito de contribuir para conhecer os limites e possibilidades de aproximação entre as áreas. Entender as dificuldades de se colocar em prática essa proposta é importante para se repensar a relação entre as três áreas e a Ciência da Informação no Brasil. Os docentes da Escola de Ciência da Informação da UFMG constituíram o grupo de informantes. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 16 docentes que definimos por amostra intencional, o referencial teórico abordou a trajetória de constituição histórica das áreas envolvidas; o processo de institucionalização dessas áreas no Brasil; a ciência da Informação como possível base para aproximação entre as áreas; e, por fim, algumas experiências de aproximação entre as áreas com destaque para a proposta da Unesco e das escolas de criaram recentemente os cursos de Arquivologia e Museologia via Reuni. Os resultados destacaram em primeiro lugar, a dificuldade dos docentes em aceitar a concepção inicial da ECI-UFMG de que a Ciência da Informação seria a estrutura comum de formação para a três áreas. Em sua maioria, os entrevistados entenderam que estas áreas têm como base conceitual as Ciências Sociais Aplicadas. A Ciência da Informação seria uma quarta área no mesmo patamar hierárquico. O entrevistados enfatizaram a autonomia das áreas em suas relações com a Ciência da informação. Por fim, o trabalho apresenta a visão dos docentes sobre os pontos convergentes entre as áreas, com destaque para a questão do objeto de trabalho e os temas memória e patrimônio. Apresenta os pontos de divergência entre as áreas com destaque para a especificidade e singularidade de cada área. Por fim discute a proposta de núcleo comum da ECI-UFMG destacando os principais problemas enfrentados pelos docentes dos três cursos no momento de implementação da proposta.
id UFMG_b11a813c04a762908d12120e142ae232
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JLJQ7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto Avila AraujoDulcinéa Sarmento RosembergMarco Antonio de AzevedoAdriana Bogliolo Sirihal DuarteMaria Guiomar da Cunha FrotaJose Alimateia de Aquino Ramos2019-08-09T12:23:46Z2019-08-09T12:23:46Z2013-12-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLJQ7Focaliza a busca de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação tendo como campo de estudo a experiência de núcleo comum de disciplinas e atividades acadêmicas proposta pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem como objetivo analisar a percepção dos docentes dessa escola sobre essa experiência com o intuito de contribuir para conhecer os limites e possibilidades de aproximação entre as áreas. Entender as dificuldades de se colocar em prática essa proposta é importante para se repensar a relação entre as três áreas e a Ciência da Informação no Brasil. Os docentes da Escola de Ciência da Informação da UFMG constituíram o grupo de informantes. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 16 docentes que definimos por amostra intencional, o referencial teórico abordou a trajetória de constituição histórica das áreas envolvidas; o processo de institucionalização dessas áreas no Brasil; a ciência da Informação como possível base para aproximação entre as áreas; e, por fim, algumas experiências de aproximação entre as áreas com destaque para a proposta da Unesco e das escolas de criaram recentemente os cursos de Arquivologia e Museologia via Reuni. Os resultados destacaram em primeiro lugar, a dificuldade dos docentes em aceitar a concepção inicial da ECI-UFMG de que a Ciência da Informação seria a estrutura comum de formação para a três áreas. Em sua maioria, os entrevistados entenderam que estas áreas têm como base conceitual as Ciências Sociais Aplicadas. A Ciência da Informação seria uma quarta área no mesmo patamar hierárquico. O entrevistados enfatizaram a autonomia das áreas em suas relações com a Ciência da informação. Por fim, o trabalho apresenta a visão dos docentes sobre os pontos convergentes entre as áreas, com destaque para a questão do objeto de trabalho e os temas memória e patrimônio. Apresenta os pontos de divergência entre as áreas com destaque para a especificidade e singularidade de cada área. Por fim discute a proposta de núcleo comum da ECI-UFMG destacando os principais problemas enfrentados pelos docentes dos três cursos no momento de implementação da proposta.Focuses the search approach and dialogue between Archival , Library Science , Museology and Information Science field of study as having the experience of common core subjects and academic activities proposed by the School of Information Science , UFMG . Aims to analyze the perception of teachers at this school about this experience in order to contribute to know the limits and possibilities of rapprochement between the areas . Understand the difficulties of putting this proposal into practice is important to rethink the relationship between the three areas and Information Science in Brazil . The faculty of the School of Information Science , UFMG constituted group of informants . Data were collected through semi - structured interviews with 16 teachers who define a purposive sample , the theoretical framework addressed the trajectory of historical development of the areas involved , the process of institutionalization of these areas in Brazil , the science of information as a possible basis for rapprochement between areas , and finally some experiments approach among the areas highlighted by the proposal of UNESCO and schools newly created courses in Museology and Archival via Gather . The results highlighted in the first place , the difficulty of teachers to accept the initial design of the ECI- UFMG that information science would be the common structure of training for the three areas . Most of the respondents felt that these areas have the conceptual basis Applied Social Sciences . Information Science would be a fourth area at the same hierarchical level . The interviewees emphasized the autonomy of areas in their relations with the Information Science . Finally , the paper presents the vision of teachers about the convergence between areas , with emphasis on the question of the object of work and themes memory and heritage. Presents the points of divergence between the areas with emphasis on the specificity and uniqueness of each area . Finally discusses the proposed common core of ICE - UFMG highlighting the main problems faced by the teachers of the three courses at the time of implementation of the proposal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquivologiaCiência da informaçãoBiblioteconomiaMuseologiaArquivologiaBiblioteconomiaCiência da Informação base conceitualMuseologia núcleo comumMuseologia AproximaçãoAs possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_atual.pdfapplication/pdf2537445https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JLJQ7/1/tese_atual.pdf0db95b86a3251c1c28a3530d21fd3216MD51TEXTtese_atual.pdf.txttese_atual.pdf.txtExtracted texttext/plain433137https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JLJQ7/2/tese_atual.pdf.txte9ea13a93c8b77afa15b45ac45227fd7MD521843/BUOS-9JLJQ72019-11-14 09:13:21.977oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JLJQ7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:13:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
title As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
spellingShingle As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
Jose Alimateia de Aquino Ramos
Arquivologia
Biblioteconomia
Ciência da Informação base conceitual
Museologia núcleo comum
Museologia Aproximação
Arquivologia
Ciência da informação
Biblioteconomia
Museologia
title_short As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
title_full As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
title_fullStr As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
title_full_unstemmed As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
title_sort As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI-UFMG
author Jose Alimateia de Aquino Ramos
author_facet Jose Alimateia de Aquino Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dulcinéa Sarmento Rosemberg
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marco Antonio de Azevedo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Guiomar da Cunha Frota
dc.contributor.author.fl_str_mv Jose Alimateia de Aquino Ramos
contributor_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
Dulcinéa Sarmento Rosemberg
Marco Antonio de Azevedo
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Maria Guiomar da Cunha Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivologia
Biblioteconomia
Ciência da Informação base conceitual
Museologia núcleo comum
Museologia Aproximação
topic Arquivologia
Biblioteconomia
Ciência da Informação base conceitual
Museologia núcleo comum
Museologia Aproximação
Arquivologia
Ciência da informação
Biblioteconomia
Museologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquivologia
Ciência da informação
Biblioteconomia
Museologia
description Focaliza a busca de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação tendo como campo de estudo a experiência de núcleo comum de disciplinas e atividades acadêmicas proposta pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem como objetivo analisar a percepção dos docentes dessa escola sobre essa experiência com o intuito de contribuir para conhecer os limites e possibilidades de aproximação entre as áreas. Entender as dificuldades de se colocar em prática essa proposta é importante para se repensar a relação entre as três áreas e a Ciência da Informação no Brasil. Os docentes da Escola de Ciência da Informação da UFMG constituíram o grupo de informantes. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 16 docentes que definimos por amostra intencional, o referencial teórico abordou a trajetória de constituição histórica das áreas envolvidas; o processo de institucionalização dessas áreas no Brasil; a ciência da Informação como possível base para aproximação entre as áreas; e, por fim, algumas experiências de aproximação entre as áreas com destaque para a proposta da Unesco e das escolas de criaram recentemente os cursos de Arquivologia e Museologia via Reuni. Os resultados destacaram em primeiro lugar, a dificuldade dos docentes em aceitar a concepção inicial da ECI-UFMG de que a Ciência da Informação seria a estrutura comum de formação para a três áreas. Em sua maioria, os entrevistados entenderam que estas áreas têm como base conceitual as Ciências Sociais Aplicadas. A Ciência da Informação seria uma quarta área no mesmo patamar hierárquico. O entrevistados enfatizaram a autonomia das áreas em suas relações com a Ciência da informação. Por fim, o trabalho apresenta a visão dos docentes sobre os pontos convergentes entre as áreas, com destaque para a questão do objeto de trabalho e os temas memória e patrimônio. Apresenta os pontos de divergência entre as áreas com destaque para a especificidade e singularidade de cada área. Por fim discute a proposta de núcleo comum da ECI-UFMG destacando os principais problemas enfrentados pelos docentes dos três cursos no momento de implementação da proposta.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:23:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLJQ7
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLJQ7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JLJQ7/1/tese_atual.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JLJQ7/2/tese_atual.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0db95b86a3251c1c28a3530d21fd3216
e9ea13a93c8b77afa15b45ac45227fd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589486969356288