Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Claudia Starling BoscoVera Lucia da Conceição Silva Gonçalves2019-08-14T03:32:59Z2019-08-14T03:32:59Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDQ4NEste projeto consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2012, na Escola Municipal Cornélio Vaz de Melo, nas turmas de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. O foco desta proposta está relacionado às estratégias para desenvolver nas crianças o interesse e o gosto pela literatura infantil, buscando a formação de bons leitores. Ler é perceber, apreender e transformar informações dando significado aos textos. O leitor, ao apreender o conteúdo do texto, transforma-o a partir de sua experiência e de seus conhecimentos. Nesse sentido, a função do professor é ser mediador na relação texto-leitor. Em turmas de educação infantil, em que os pequenos ainda não leem de forma convencional, a leitura e a contação de histórias tornam-se um importante instrumento para a formação de comportamentos e propósitos do bom leitor. Para realizar esse trabalho foi necessário o apoio nos estudos de Soares (1999), Abramovich (1995), Solé (1998), Vygotsky (1991), dentre outros. Este Plano de Ação Pedagógica teve como objetivo reconhecer a importância da literatura infantil no desenvolvimento infantil e no processo de apropriação da leitura e da escrita pelas crianças. Propôs incentivar a formação do hábito de leitura nas mesmas, a partir de uma ação coletiva Atelier de Leitores, envolvendo todos os profissionais e apostando na parceria com as famílias. Os resultados apontam que, ao serem proporcionadas diariamente às crianças da primeira infância experiências de qualidade com a literatura, em situações como a leitura em voz alta, o professor valoriza a capacidade criativa e inventiva destas crianças, estimulando-as a explorar de forma simultânea a fantasia e o mundo real, além de permitir o acesso a textos que ainda não leem sozinhas e favorecer que conheçam uma variedade de padrões da língua bem como vocabulários e conceitos novosUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLiteratura infanto-juvenilAlfabetizaçãoFormação de LeitoresEducação InfantilLiteratura InfantilContos e encantos: a literatura infantil na formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_laseb.pdfapplication/pdf1225516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDQ4N/1/monografia_laseb.pdfc3bad3fd1723c88ad15c4e83dca89710MD51TEXTmonografia_laseb.pdf.txtmonografia_laseb.pdf.txtExtracted texttext/plain64693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDQ4N/2/monografia_laseb.pdf.txt315ce4b173628754c51635f7286ead7fMD521843/VRNS-9NDQ4N2019-11-14 15:05:22.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDQ4NRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:05:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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