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Ana Cristina Borges de OliveiraSimone Dutra LucasSimone Amorim Machado2019-08-09T14:06:02Z2019-08-09T14:06:02Z2010-09-11http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9U3RN8Objetivo: Analisar a organização e a integração entre a ESF e a ESB nas atividades educativas de saúde bucal direcionadas às crianças na faixa etária de seis a 10 anos de idade. Método: A coleta de dados aconteceu no período de março a abril de 2009. O evento foi realizado em maio e junho de 2009 e recebeu o nome de Sábado da Saúde, já que se tratava de uma atividade educativa e classificatória voltada para a higiene bucal e corporal. A execução do projeto constituiu na realização de atividades de orientação para higiene corporal e bucal seguida de prática de lavagem das mãos, lanche, escovação dental e codificação dos dentes. Resultados: A somatória dos códigos de comprometimento foi de 39,0%. A maioria das crianças do estudo não apresentou a doença cárie, mas o restante, apesar de não ter um grau de comprometimento grave, apresenta uma importante parcela de doentes. O grau de comprometimento zero apresentou percentual de 61,0% do total de crianças examinadas. Conclusão: Os resultados indicam que o diagnóstico precoce permite uma intervenção rápida, evitando a piora do caso e mesmo orientando a necessidade do trabalho educativo. A necessidade de organizar um fluxo de aproximação da equipe permitiu interação, diagnóstico e intervenção da saúde bucal das crianças.Objective: To analyze the organization and integration between the ESF and the ESB in oral health educational activities aimed at children aged 06-10 years old. Method: Data were collection during March-April 2009. The event happened in May and June 2009 and was named the "Saturday of Health," since it was an educational and qualifying activity focused on and the oral hygiene and body. The implementation of the project consisted in conducting orientation activities for oral hygiene and followed by practice of washing hands, snack, tooth brushing and codification of the teeth. Results: The sum of codes of involvement was 39.0%. Most children in the study showed no caries, but the remainder, despite not having a degree of impairment, presents a significant portion of patients. The degree of impairment zero showed percentage of 61.0% of children examined. Conclusion: The results indicate that early diagnosis allows prompt intervention to avoid the worsening of the case and even guiding the necessity of educational work. The need to organize a flow of team approach allowed interaction, diagnosis and intervention of oral health of children.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia saúde da famíliaEquipe de Saúde da FamíliaSaúde BucalSaúde PúblicaCriançaA organização e a integração entre a ESF e ESB nas atividades educativas de saúde bucal em crianças de seis a 10 anos de idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsimone_amorim_machado.pdfapplication/pdf283353https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9U3RN8/1/simone_amorim_machado.pdf7e1682f493836af80378ab3b4d6c8801MD51TEXTsimone_amorim_machado.pdf.txtsimone_amorim_machado.pdf.txtExtracted texttext/plain52209https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9U3RN8/2/simone_amorim_machado.pdf.txtbdc9c69c689f342a2e40172868b60a42MD521843/VRNS-9U3RN82019-11-14 10:09:46.21oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9U3RN8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:09:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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