Concreto com armadura de fibra de vidro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Carvalho Cateb
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Adriano de Paula e Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAFPY
Resumo: Este trabalho constitui de uma pesquisa bibliográfica com a intensão de esclarecer a viabilidade de se utilizar fibras de vidro na construção civil como material substituto ao aço. Foram pesquisadas diversas fontes nacionais e internacionais para agrupar informações confiáveis e despertar o interesse do leitor para o tema. As fibras de vidro são fornecidas em diversas formas e para a construção civil já existem perfis específicos para a substituição das armaduras metálicas. A utilização destes perfis é, hoje, indicada somente para meios de agressividade severa porém com a difusão de sua aplicação poderemos ter um novo período de desenvolvimentos na engenharia civil baseado em materiais compósitos não metálicos. O fato de excluirmos o aço das construções nos permite explorar um horizonte de vida útil em nossos projetos nunca antes imagináveis. As matrizes cimentícias não sofrem grande degradação ao longo do tempo sendo portanto o aço estrutural o limitador em praticamente todas as construções. Também é da utilização do aço que surgem a maioria das patologias em edificações e eleva seu custo de manutenção. As construções em concreto aparente não poderiam ter uma melhor alternativa do que a utilização de armaduras não metálicas.
id UFMG_b3a100b189cf50a2d68d87f8408ea613
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9CAFPY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriano de Paula e SilvaLucas Carvalho CatebAdriano de Paula e Silva2019-08-10T05:03:45Z2019-08-10T05:03:45Z2011-03-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAFPYEste trabalho constitui de uma pesquisa bibliográfica com a intensão de esclarecer a viabilidade de se utilizar fibras de vidro na construção civil como material substituto ao aço. Foram pesquisadas diversas fontes nacionais e internacionais para agrupar informações confiáveis e despertar o interesse do leitor para o tema. As fibras de vidro são fornecidas em diversas formas e para a construção civil já existem perfis específicos para a substituição das armaduras metálicas. A utilização destes perfis é, hoje, indicada somente para meios de agressividade severa porém com a difusão de sua aplicação poderemos ter um novo período de desenvolvimentos na engenharia civil baseado em materiais compósitos não metálicos. O fato de excluirmos o aço das construções nos permite explorar um horizonte de vida útil em nossos projetos nunca antes imagináveis. As matrizes cimentícias não sofrem grande degradação ao longo do tempo sendo portanto o aço estrutural o limitador em praticamente todas as construções. Também é da utilização do aço que surgem a maioria das patologias em edificações e eleva seu custo de manutenção. As construções em concreto aparente não poderiam ter uma melhor alternativa do que a utilização de armaduras não metálicas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCompósitosConcreto armadoEngenharia civilConstrução civilFibras de vidroConstrução civilConcreto com armadura de fibra de vidroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___lucas_cateb_rev.1.pdfapplication/pdf600128https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CAFPY/1/monografia___lucas_cateb_rev.1.pdf3f4f356e12a7f661b194d72207e91336MD51TEXTmonografia___lucas_cateb_rev.1.pdf.txtmonografia___lucas_cateb_rev.1.pdf.txtExtracted texttext/plain35560https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CAFPY/2/monografia___lucas_cateb_rev.1.pdf.txt0803bf7db93107493487d2ac1272de1cMD521843/BUOS-9CAFPY2019-11-14 09:51:13.971oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9CAFPYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:51:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concreto com armadura de fibra de vidro
title Concreto com armadura de fibra de vidro
spellingShingle Concreto com armadura de fibra de vidro
Lucas Carvalho Cateb
Construção civil
Compósitos
Concreto armado
Engenharia civil
Construção civil
Fibras de vidro
title_short Concreto com armadura de fibra de vidro
title_full Concreto com armadura de fibra de vidro
title_fullStr Concreto com armadura de fibra de vidro
title_full_unstemmed Concreto com armadura de fibra de vidro
title_sort Concreto com armadura de fibra de vidro
author Lucas Carvalho Cateb
author_facet Lucas Carvalho Cateb
Adriano de Paula e Silva
author_role author
author2 Adriano de Paula e Silva
author2_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriano de Paula e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas Carvalho Cateb
Adriano de Paula e Silva
contributor_str_mv Adriano de Paula e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Construção civil
topic Construção civil
Compósitos
Concreto armado
Engenharia civil
Construção civil
Fibras de vidro
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Compósitos
Concreto armado
Engenharia civil
Construção civil
Fibras de vidro
description Este trabalho constitui de uma pesquisa bibliográfica com a intensão de esclarecer a viabilidade de se utilizar fibras de vidro na construção civil como material substituto ao aço. Foram pesquisadas diversas fontes nacionais e internacionais para agrupar informações confiáveis e despertar o interesse do leitor para o tema. As fibras de vidro são fornecidas em diversas formas e para a construção civil já existem perfis específicos para a substituição das armaduras metálicas. A utilização destes perfis é, hoje, indicada somente para meios de agressividade severa porém com a difusão de sua aplicação poderemos ter um novo período de desenvolvimentos na engenharia civil baseado em materiais compósitos não metálicos. O fato de excluirmos o aço das construções nos permite explorar um horizonte de vida útil em nossos projetos nunca antes imagináveis. As matrizes cimentícias não sofrem grande degradação ao longo do tempo sendo portanto o aço estrutural o limitador em praticamente todas as construções. Também é da utilização do aço que surgem a maioria das patologias em edificações e eleva seu custo de manutenção. As construções em concreto aparente não poderiam ter uma melhor alternativa do que a utilização de armaduras não metálicas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:03:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAFPY
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAFPY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CAFPY/1/monografia___lucas_cateb_rev.1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CAFPY/2/monografia___lucas_cateb_rev.1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f4f356e12a7f661b194d72207e91336
0803bf7db93107493487d2ac1272de1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589226390880256