Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avani Avelar Xavier Lanza
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87DNCJ
Resumo: A intenção deste trabalho é suscitar uma reflexão mais profunda sobre a tradicional fase de preparação para a alfabetização existente nas escolas. Partindo-se de uma retomada teórica de problemática da evasão e da repetência na primeira série do 1º grau, que tem como pano de fundo e alfabetização e suas múltiplas facetas, popõe-se um estudo sobre o período preparatório para a aprendizagem da leitura e da escrita, procurando-se detectar que papel ele teria na relação entre o fracasso escolar e a alfabetização. Apresenta-se, assim, uma crítica à prática pedagógica desenvolvida num período preparatório de uma escola pública, seguindo-se uma avaliação de um grupo de crianças quanto a determinadas habilidades linguísticas e psicolinguísticas vinculadas à alfabetização. O estudo crítico e a comparação entre o desempenho desse grupo de crianças em três situações, no período preparatório, ao final do ano letivo e nas habilidades selecionadas permitiram constatar certos aspectos que levaram à conclusão de que há necessidade de se processar um redirecionamneto na prática do período prepara tório para a alfabetização, para que ele deixe de ser fator de discriminação, seleção e predição do sucesso ou do fracasso do aluno.
id UFMG_b3d4fb9e655b48c3f8fc5eb1f4c47f5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87DNCJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Magdah Becker SoaresLea Pinheiro PaixaoMaria Auxiliadora Mattos PimentelAvani Avelar Xavier Lanza2019-08-09T14:31:46Z2019-08-09T14:31:46Z1988-12-16http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87DNCJA intenção deste trabalho é suscitar uma reflexão mais profunda sobre a tradicional fase de preparação para a alfabetização existente nas escolas. Partindo-se de uma retomada teórica de problemática da evasão e da repetência na primeira série do 1º grau, que tem como pano de fundo e alfabetização e suas múltiplas facetas, popõe-se um estudo sobre o período preparatório para a aprendizagem da leitura e da escrita, procurando-se detectar que papel ele teria na relação entre o fracasso escolar e a alfabetização. Apresenta-se, assim, uma crítica à prática pedagógica desenvolvida num período preparatório de uma escola pública, seguindo-se uma avaliação de um grupo de crianças quanto a determinadas habilidades linguísticas e psicolinguísticas vinculadas à alfabetização. O estudo crítico e a comparação entre o desempenho desse grupo de crianças em três situações, no período preparatório, ao final do ano letivo e nas habilidades selecionadas permitiram constatar certos aspectos que levaram à conclusão de que há necessidade de se processar um redirecionamneto na prática do período prepara tório para a alfabetização, para que ele deixe de ser fator de discriminação, seleção e predição do sucesso ou do fracasso do aluno.The intention of this work is to raise a deeper reflection on the traditional fase os preparing for the teaching of reding already existing in schools. Starting from a theorical retaken of the question on evsion and repeating os students attending the first grade of an elementary school which has as a basis the teaching of reading and its multiple features, a study about the preparatory period for reading and writing learning is proposed, trying to detect the role it would play as to the relation between scholar failure and the teaching of reading. So a critics on pedagogical practicing developed a preparatory period of a public school is presented followed by a valuation of a group of children as to determined linguistic and psycholinguistic abilities concerning the teaching of reading. A critical study and the comparison among the development of thies group of children in three situations in the preparatory period, at the end of the school year, and in the selected abilities made it possible to achieve certain aspects which led us to a conclusion that there is a necesity of proceeding to a return into the practice of the preparatory period for the teaching of reading so that it fails to be a factor of discrimination, selection and predictio either of the suces of the failure of the studentUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGRepetência Ensino de primeiro grauEvasão escolar no ensino de primeiro grauFracasso escolar Ensino de primeiro grauAlfabetizaçãoFracasso escolar e alfabetizaçãoFracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000109.pdfapplication/pdf4447270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87DNCJ/1/1000000109.pdf0220e36f11ccf5709e0c3f667df56981MD51TEXT1000000109.pdf.txt1000000109.pdf.txtExtracted texttext/plain104https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87DNCJ/2/1000000109.pdf.txt7206f5b0d2ef61fedeaa5c282656dc29MD521843/FAEC-87DNCJ2019-11-14 05:40:21.794oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87DNCJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:40:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
title Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
spellingShingle Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
Avani Avelar Xavier Lanza
Fracasso escolar e alfabetização
Repetência Ensino de primeiro grau
Evasão escolar no ensino de primeiro grau
Fracasso escolar Ensino de primeiro grau
Alfabetização
title_short Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
title_full Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
title_fullStr Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
title_full_unstemmed Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
title_sort Fracasso escolar e alfabetização: uma crítica ao período preparatório
author Avani Avelar Xavier Lanza
author_facet Avani Avelar Xavier Lanza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lea Pinheiro Paixao
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Auxiliadora Mattos Pimentel
dc.contributor.author.fl_str_mv Avani Avelar Xavier Lanza
contributor_str_mv Magdah Becker Soares
Lea Pinheiro Paixao
Maria Auxiliadora Mattos Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar e alfabetização
topic Fracasso escolar e alfabetização
Repetência Ensino de primeiro grau
Evasão escolar no ensino de primeiro grau
Fracasso escolar Ensino de primeiro grau
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Repetência Ensino de primeiro grau
Evasão escolar no ensino de primeiro grau
Fracasso escolar Ensino de primeiro grau
Alfabetização
description A intenção deste trabalho é suscitar uma reflexão mais profunda sobre a tradicional fase de preparação para a alfabetização existente nas escolas. Partindo-se de uma retomada teórica de problemática da evasão e da repetência na primeira série do 1º grau, que tem como pano de fundo e alfabetização e suas múltiplas facetas, popõe-se um estudo sobre o período preparatório para a aprendizagem da leitura e da escrita, procurando-se detectar que papel ele teria na relação entre o fracasso escolar e a alfabetização. Apresenta-se, assim, uma crítica à prática pedagógica desenvolvida num período preparatório de uma escola pública, seguindo-se uma avaliação de um grupo de crianças quanto a determinadas habilidades linguísticas e psicolinguísticas vinculadas à alfabetização. O estudo crítico e a comparação entre o desempenho desse grupo de crianças em três situações, no período preparatório, ao final do ano letivo e nas habilidades selecionadas permitiram constatar certos aspectos que levaram à conclusão de que há necessidade de se processar um redirecionamneto na prática do período prepara tório para a alfabetização, para que ele deixe de ser fator de discriminação, seleção e predição do sucesso ou do fracasso do aluno.
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:31:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87DNCJ
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87DNCJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87DNCJ/1/1000000109.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87DNCJ/2/1000000109.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0220e36f11ccf5709e0c3f667df56981
7206f5b0d2ef61fedeaa5c282656dc29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589415711277056