Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hely Rodrigues Vieira de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8WGPM7
Resumo: A formação de cidadãos críticos e criativos está intimamente ligada ao direito à cultura e à cidade, com seus espaços de integração. Entender a Cultura como uma realidade plural permite a compreensão de que a diversidade cultural é a sua principal potência. Assim, os processos de homogeneização cultural, por serem processos de alienação, como apontou Lefebvre, e de isolamento dos indivíduos, segundo Arendt, também podem desconstruir os laços afetivos construídos pela Cultura. Afinal, a Cultura possui a pluralidade em sua essência e, ao mesmo tempo, também forma vínculos, pertencimentos e identidades coletivas. Desse modo, o direito à cultura seria o direito de fazer parte dessa diversidade, como também de dela usufruir. A Cultura como direito é uma possibilidade para se abrir profundamente a participação democrática no Brasil e para se alcançar uma sociedade justa e plural, que respeite a diversidade que a Cultura oferece, na idealização e na construção de espaços públicos. Os espaços públicosculturais e as políticas públicas culturais poderiam operar, por excelência, como mecanismos que garantissem a formação de qualidade, principalmente para os jovens. Para abrir um caminho que viabilize efetivamente esta formação, é preciso estudar os significados das expressões espaço público e espaço cultural, aprofundando discussões.Em Belo Horizonte, há três espaços importantes, com potencial para a realização deste estudo (estudo teórico, reflexivo e prático, com entrevistas e trabalho de campo), são eles: Palácio das Artes, Centro Cultural Lagoa do Nado e Centro Cultural UFMG. O estudo desses espaços pode ser vinculado às relações de poder, às políticas públicas culturais, à política, à economia, aos interesses do Estado e da sociedade civil. Dessa forma, é também possível articular a teoria com a prática, na busca pelo entendimento acerca do espaço público, concretizado na forma de espaço cultural.
id UFMG_b3d53b74927a2eac3f57bbbf4b7a1674
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-8WGPM7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Antonio Souza de DeusSergio Manuel Merencio MartinsMaria Luiza Grossi AraujoJuarez Tarcisio DayrellRegina Maria de Fátima CamargosHely Rodrigues Vieira de Souza2019-08-13T03:44:45Z2019-08-13T03:44:45Z2012-04-25http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8WGPM7A formação de cidadãos críticos e criativos está intimamente ligada ao direito à cultura e à cidade, com seus espaços de integração. Entender a Cultura como uma realidade plural permite a compreensão de que a diversidade cultural é a sua principal potência. Assim, os processos de homogeneização cultural, por serem processos de alienação, como apontou Lefebvre, e de isolamento dos indivíduos, segundo Arendt, também podem desconstruir os laços afetivos construídos pela Cultura. Afinal, a Cultura possui a pluralidade em sua essência e, ao mesmo tempo, também forma vínculos, pertencimentos e identidades coletivas. Desse modo, o direito à cultura seria o direito de fazer parte dessa diversidade, como também de dela usufruir. A Cultura como direito é uma possibilidade para se abrir profundamente a participação democrática no Brasil e para se alcançar uma sociedade justa e plural, que respeite a diversidade que a Cultura oferece, na idealização e na construção de espaços públicos. Os espaços públicosculturais e as políticas públicas culturais poderiam operar, por excelência, como mecanismos que garantissem a formação de qualidade, principalmente para os jovens. Para abrir um caminho que viabilize efetivamente esta formação, é preciso estudar os significados das expressões espaço público e espaço cultural, aprofundando discussões.Em Belo Horizonte, há três espaços importantes, com potencial para a realização deste estudo (estudo teórico, reflexivo e prático, com entrevistas e trabalho de campo), são eles: Palácio das Artes, Centro Cultural Lagoa do Nado e Centro Cultural UFMG. O estudo desses espaços pode ser vinculado às relações de poder, às políticas públicas culturais, à política, à economia, aos interesses do Estado e da sociedade civil. Dessa forma, é também possível articular a teoria com a prática, na busca pelo entendimento acerca do espaço público, concretizado na forma de espaço cultural.The formation of creative and critical citizens is closely linked to the right to culture and to the city, with its integration spaces. Understanding culture as a plural reality allows the understanding that cultural diversity is its main power. Thus, the processes of cultural homogenization, since they are processes of alienation, as pointed by Lefebvre, and of isolation of individuals, according to Arendt, can also deconstruct the emotionalties built by Culture. After all, at the same time that culture has a plurality in its essence, it also forms links, affiliations and collective identities. Therefore, the right to culture would be entitled to be part of this diversity, and also to enjoy it. Culture as a right is a possibility to profoundly open democratic participation in Brazil and to achieve a just and pluralistic society that respects the diversity that culture provides, in the design andconstruction of public spaces. The cultural public spaces and cultural public policies could operate, by excellence, as a mechanism to guarantee the quality training, especially for young people. To make this training possible, it is necessary to study the meanings of the expressions public space and cultural space, in a deepen discussion. InBelo Horizonte city there are three important areas that have the making for the implementation of this study (theoretical, reflective and practical study, with interviews and field work), which are: Palácio das Artes, Centro Cultural Lagoa do Nado and Centro Cultural UFMG. The study of these spaces can be linked to power relations, to cultural public policies, to politics, to economy, to the interests of the State and civil society. Thus, it is also possible to link theory to practice in the pursuit of understandingthe public space, embodied in the form of cultural space.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEspaço urbanoPolíticas públicas BrasilPoder administrativoCulturaEspaçoPolíticas públicasEspaço culturalCulturaEspaço públicoEspaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdfapplication/pdf8489877https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/1/hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf63aa13448a094b5523d72f9671fea21eMD51pgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdfapplication/pdf286483https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/2/pgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf82c74cdc19b6493c198ad98bec3edb2eMD52TEXThely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txthely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain677753https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/3/hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txt0761dc06f74f95bae1e35348ec9ccaf0MD53pgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txtpgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain9783https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/4/pgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txtb0bacb9fc1757bb9dd68cdf240e0e0d3MD541843/MPBB-8WGPM72019-11-14 21:02:38.725oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-8WGPM7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:02:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
title Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
spellingShingle Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
Hely Rodrigues Vieira de Souza
Espaço
Políticas públicas
Espaço cultural
Cultura
Espaço público
Espaço urbano
Políticas públicas Brasil
Poder administrativo
Cultura
title_short Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
title_full Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
title_fullStr Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
title_full_unstemmed Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
title_sort Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes
author Hely Rodrigues Vieira de Souza
author_facet Hely Rodrigues Vieira de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Antonio Souza de Deus
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sergio Manuel Merencio Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Luiza Grossi Araujo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Regina Maria de Fátima Camargos
dc.contributor.author.fl_str_mv Hely Rodrigues Vieira de Souza
contributor_str_mv Jose Antonio Souza de Deus
Sergio Manuel Merencio Martins
Maria Luiza Grossi Araujo
Juarez Tarcisio Dayrell
Regina Maria de Fátima Camargos
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Políticas públicas
Espaço cultural
Cultura
Espaço público
topic Espaço
Políticas públicas
Espaço cultural
Cultura
Espaço público
Espaço urbano
Políticas públicas Brasil
Poder administrativo
Cultura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Espaço urbano
Políticas públicas Brasil
Poder administrativo
Cultura
description A formação de cidadãos críticos e criativos está intimamente ligada ao direito à cultura e à cidade, com seus espaços de integração. Entender a Cultura como uma realidade plural permite a compreensão de que a diversidade cultural é a sua principal potência. Assim, os processos de homogeneização cultural, por serem processos de alienação, como apontou Lefebvre, e de isolamento dos indivíduos, segundo Arendt, também podem desconstruir os laços afetivos construídos pela Cultura. Afinal, a Cultura possui a pluralidade em sua essência e, ao mesmo tempo, também forma vínculos, pertencimentos e identidades coletivas. Desse modo, o direito à cultura seria o direito de fazer parte dessa diversidade, como também de dela usufruir. A Cultura como direito é uma possibilidade para se abrir profundamente a participação democrática no Brasil e para se alcançar uma sociedade justa e plural, que respeite a diversidade que a Cultura oferece, na idealização e na construção de espaços públicos. Os espaços públicosculturais e as políticas públicas culturais poderiam operar, por excelência, como mecanismos que garantissem a formação de qualidade, principalmente para os jovens. Para abrir um caminho que viabilize efetivamente esta formação, é preciso estudar os significados das expressões espaço público e espaço cultural, aprofundando discussões.Em Belo Horizonte, há três espaços importantes, com potencial para a realização deste estudo (estudo teórico, reflexivo e prático, com entrevistas e trabalho de campo), são eles: Palácio das Artes, Centro Cultural Lagoa do Nado e Centro Cultural UFMG. O estudo desses espaços pode ser vinculado às relações de poder, às políticas públicas culturais, à política, à economia, aos interesses do Estado e da sociedade civil. Dessa forma, é também possível articular a teoria com a prática, na busca pelo entendimento acerca do espaço público, concretizado na forma de espaço cultural.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:44:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8WGPM7
url http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8WGPM7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/1/hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/2/pgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/3/hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8WGPM7/4/pgs_iniciais___hely_rvs_disserta__o__igc_mestrado_geografia_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63aa13448a094b5523d72f9671fea21e
82c74cdc19b6493c198ad98bec3edb2e
0761dc06f74f95bae1e35348ec9ccaf0
b0bacb9fc1757bb9dd68cdf240e0e0d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589327369797632