Análise de desempenho de protocolos de roteamento Ad hoc DTN em redes de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgil Del Duca Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-8GQQJT
Resumo: Redes móveis sem fio são redes de computadores autônomas e auto organizáveis, cuja a mobilidade dos nós altera suas topologias. Essas redes são compostas por dispositivos móveis que possuem alguma tecnologia de comunicação sem fio tal, como WiFi ou WiMax, e são utilizadas para criar uma rede ad hoc. Nessas redes, a topologiapode ser muito dinâmica, podendo ocorrer partições, o que faz com que dispositivos não sejam capazes de comunicarem uns com outros ou com um servidor central. Os protocolos de roteamento para redes móveis devem ser capazes de tolerar interrupções e manter a comunicação com o menor consumo de recursos possível. Paratal, os protocolos de roteamento devem incorporar características tanto do roteamento para DTN (Delay/ Disruption Tolerant Networks) quanto para MANETs (Mobile Ad hoc NETworks). Neste trabalho, apresentaremos um estudo do desempenho dos principais algoritmosMANET e DTN apresentados na literatura, avaliando não apenas métricas de entrega e atraso, mas também consumo de energia e descarte de mensagens. Os principais protocolos de roteamento DTN e MANET foram implementados no simulador NS-2.3 (Network Simulator Version 2.3) e o desempenho de cada um foi analisado. Com isso, não só identificamos as principais características das classes de roteamento DTN ou MANET que maximizam o desempenho geral da rede em diversos cenários, mas também apresentamos uma base de comparação para futuras propostas para integração entre as classes MANET e DTN. Identificamos que a comunicação baseada em protocolos DTN entregam significativamente mais mensagens do que os protocolos MANET quando a densidade de nós é baixa e a mobilidade é elevada. No entanto, com alta densidade e baixa mobilidade, o roteamento DTN sofre com elevado consumo de energia e longos atrasos.
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