O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Mendes Indio do Brasil
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/58345
Resumo: Tecnologias digitais estão transformando indústrias. Neste contexto de Transformação Digital, as startups têm gerado impactos na exploração de tecnologias, geração de empregos e desenvolvimento econômico. No entanto, setores regulados compostos por grandes empresas com baixa dinâmica de mudança apresentam maior cautela na adoção de inovações e viés de tomada de decisão baseada em experiências passadas para evitar incertezas e riscos. Com isso, mesmo apresentando notórias vantagens, algumas inovações vindas de startups enfrentam barreiras para acelerar sua taxa de adoção em relações business-to-business (B2B). Este estudo tem como objetivo auxiliar uma startup inserida em um setor retardatário a acelerar sua taxa de adoção, superando desafios de difusão. O trabalho se apoia na perspectiva da Teoria da Difusão da Inovação para propor alternativas para uma startup digital para acelerar a taxa de adoção de seu serviço neste contexto. Após profundo estudo longitudinal ao longo de dezoito meses, em que um dos autores participou ativamente nas atividades da startup estudada, foi possível identificar fatores detratores para a adoção da inovação e conduzir mudanças à luz de práticas consolidadas na literatura em contexto novo e relevante. Ainda, este estudo propõe uma ferramenta gerencial com objetivo de sistematizar e expandir conhecimentos advindos desta pesquisa para além do caso estudado.
id UFMG_b420658accc4073a6cb2377bc23a1e09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58345
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Raoni Barros Bagnohttp://lattes.cnpq.br/8945414898196842Matheus Luiz Pontelo de SouzaLeonel Del Rey de Melo Filhohttp://lattes.cnpq.br/2052751924793482Lucas Mendes Indio do Brasil2023-08-30T15:24:33Z2023-08-30T15:24:33Z2023-07-14http://hdl.handle.net/1843/58345Tecnologias digitais estão transformando indústrias. Neste contexto de Transformação Digital, as startups têm gerado impactos na exploração de tecnologias, geração de empregos e desenvolvimento econômico. No entanto, setores regulados compostos por grandes empresas com baixa dinâmica de mudança apresentam maior cautela na adoção de inovações e viés de tomada de decisão baseada em experiências passadas para evitar incertezas e riscos. Com isso, mesmo apresentando notórias vantagens, algumas inovações vindas de startups enfrentam barreiras para acelerar sua taxa de adoção em relações business-to-business (B2B). Este estudo tem como objetivo auxiliar uma startup inserida em um setor retardatário a acelerar sua taxa de adoção, superando desafios de difusão. O trabalho se apoia na perspectiva da Teoria da Difusão da Inovação para propor alternativas para uma startup digital para acelerar a taxa de adoção de seu serviço neste contexto. Após profundo estudo longitudinal ao longo de dezoito meses, em que um dos autores participou ativamente nas atividades da startup estudada, foi possível identificar fatores detratores para a adoção da inovação e conduzir mudanças à luz de práticas consolidadas na literatura em contexto novo e relevante. Ainda, este estudo propõe uma ferramenta gerencial com objetivo de sistematizar e expandir conhecimentos advindos desta pesquisa para além do caso estudado.Digital technologies are transforming industries. In this context of Digital Transformation, startups companies have generated impacts on technology exploration, job creation, and economic development. However, regulated sectors composed of large companies with low dynamics of change are more cautious in the adoption of innovations and have decision-making biases based on past experiences to avoid uncertainties and risks. With this, even presenting notorious advantages, some innovations coming from startups face barriers to accelerate their adoption rate in business-to-business (B2B) relationships. This study aims to help a startup company inserted in a lagging industry to accelerate its adoption rate, overcoming diffusion challenges. The paper draws on the perspective of Innovation Diffusion Theory to propose alternatives for a digital startup to accelerate the adoption rate of its service in this context. After a deep longitudinal study over eighteen months, in which one of the authors actively participated in the activities of the startup studied, it was possible to identify factors that hinder the adoption of innovation and to conduct changes in the light of practices consolidated in the literature in a new and relevant context. Furthermore, this study proposes a managerial tool with the objective of systematizing and expanding knowledge arising from this research beyond the case studied.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade IntelectualUFMGBrasilICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICAInovaçãoStart upEmpreendedorismoDifusão da InovaçãoEmpreendedorismo DigitalEmpreendedorismo TecnológicoStartupsO desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO DESAFIO DA ADOÇÃO DE UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA STARTUP NO MERCADO.pdfO DESAFIO DA ADOÇÃO DE UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA STARTUP NO MERCADO.pdfapplication/pdf3002435https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58345/1/O%20DESAFIO%20DA%20ADO%c3%87%c3%83O%20DE%20UMA%20INOVA%c3%87%c3%83O%20TECNOL%c3%93GICA%20DE%20UMA%20STARTUP%20NO%20MERCADO.pdfe3cd9a216172aea1b5b4b46a43d738e4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58345/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/583452023-08-30 12:24:34.008oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-08-30T15:24:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
title O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
spellingShingle O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
Lucas Mendes Indio do Brasil
Difusão da Inovação
Empreendedorismo Digital
Empreendedorismo Tecnológico
Startups
Inovação
Start up
Empreendedorismo
title_short O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
title_full O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
title_fullStr O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
title_full_unstemmed O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
title_sort O desafio da adoção de uma inovação tecnológica de uma startup no mercado: uma abordagem baseada na teoria da difusão da inovação
author Lucas Mendes Indio do Brasil
author_facet Lucas Mendes Indio do Brasil
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raoni Barros Bagno
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8945414898196842
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Matheus Luiz Pontelo de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leonel Del Rey de Melo Filho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2052751924793482
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas Mendes Indio do Brasil
contributor_str_mv Raoni Barros Bagno
Matheus Luiz Pontelo de Souza
Leonel Del Rey de Melo Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão da Inovação
Empreendedorismo Digital
Empreendedorismo Tecnológico
Startups
topic Difusão da Inovação
Empreendedorismo Digital
Empreendedorismo Tecnológico
Startups
Inovação
Start up
Empreendedorismo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inovação
Start up
Empreendedorismo
description Tecnologias digitais estão transformando indústrias. Neste contexto de Transformação Digital, as startups têm gerado impactos na exploração de tecnologias, geração de empregos e desenvolvimento econômico. No entanto, setores regulados compostos por grandes empresas com baixa dinâmica de mudança apresentam maior cautela na adoção de inovações e viés de tomada de decisão baseada em experiências passadas para evitar incertezas e riscos. Com isso, mesmo apresentando notórias vantagens, algumas inovações vindas de startups enfrentam barreiras para acelerar sua taxa de adoção em relações business-to-business (B2B). Este estudo tem como objetivo auxiliar uma startup inserida em um setor retardatário a acelerar sua taxa de adoção, superando desafios de difusão. O trabalho se apoia na perspectiva da Teoria da Difusão da Inovação para propor alternativas para uma startup digital para acelerar a taxa de adoção de seu serviço neste contexto. Após profundo estudo longitudinal ao longo de dezoito meses, em que um dos autores participou ativamente nas atividades da startup estudada, foi possível identificar fatores detratores para a adoção da inovação e conduzir mudanças à luz de práticas consolidadas na literatura em contexto novo e relevante. Ainda, este estudo propõe uma ferramenta gerencial com objetivo de sistematizar e expandir conhecimentos advindos desta pesquisa para além do caso estudado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-30T15:24:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-30T15:24:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58345
url http://hdl.handle.net/1843/58345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58345/1/O%20DESAFIO%20DA%20ADO%c3%87%c3%83O%20DE%20UMA%20INOVA%c3%87%c3%83O%20TECNOL%c3%93GICA%20DE%20UMA%20STARTUP%20NO%20MERCADO.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58345/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3cd9a216172aea1b5b4b46a43d738e4
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589484427608064