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Elzimar Goettenauer de Marins CostaCristiano Silva de BarrosDaniel Mazzaro Vilar de AlmeidaPatricia Silva de Moura2019-08-11T15:52:36Z2019-08-11T15:52:36Z2018-06-28http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5FLACEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar através do discurso de professores de língua espanhola os fatores que intervêm na escolha e uso de livros didáticos, previamente selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, realizou-se uma análise comparativa, de caráter quantitativo e qualitativo, de 56 questionários respondidos online, por professores de diversos estados brasileiros que utilizam livros didáticos, aprovados ou não, no PNLD. Buscou-se observar o(s) impacto(s) e efeito(s) no protagonismodo professor e na forma como representam sua relação com o livro didático. Para a análise qualitativa dos discursos dos docentes, adotou-se a concepção tridimensional do discurso de Norman Fairclough (2001[1992]) que está inserida nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC). Apesar de a maioria dos professores que adotam livro didático aprovado pelo PNLD afirmar que gostam do material; os resultados apontam para certo desconforto quanto à suautilização e contradições entre os critérios usados pelo professor para escolher o livro didático e a sua utilização em situações de seleção ou priorização de atividades e/ou seções.This master research aims to analyze the reasons that contribute to the choice and use oftextbooks, previously chosen during the Programa Nacional do LivroDidático PNLD,considering the Spanish teachers discourse. For this purpose, it was carried out a qualitativeand quantitative comparative analyses of 56 forms answered on line by teachers fromdifferent regions in Brazil, who were users of those books indicated or not by the program(PNLD). The impacts and effects on the teachers were observed as a representation of theirinterrelation with the books. Norman Faircloughs (2001[1992]) three-dimensionalconception,which is part of the studies of Análise de Discurso Crítica(ADC), was thereference to the qualitative analysis. Despite most of the teachers who use the PNLD textbooksay they like them, the results show a certain level of dissatisfaction and contradictions in thecriteria used by them to choose the book, besides the selection and prioritization of theactivities and section on it.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoLingüística aplicadaLivros didáticos AvaliaçãoProfessores de espanhol FormaçãoLíngua espanhola Estudo e ensinoADClivro didáticoprofessorPNLDlíngua espanholaAfinal,o que dizem professores de língua espanhola sobre o livro didático que utilizam?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1863m.pdfapplication/pdf3925501https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5FLAC/1/1863m.pdfbe367e5ece05a7dbb71741c97999c9b1MD51TEXT1863m.pdf.txt1863m.pdf.txtExtracted texttext/plain377638https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5FLAC/2/1863m.pdf.txt19c48b9f697bf1cc63e1d7f4f5d044f8MD521843/LETR-B5FLAC2019-11-14 11:48:00.898oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B5FLACRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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