Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Machado Reis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35759
http://hdl.handle.net/1843/58739
https://orcid.org/0000-0002-9157-9614
https://orcid.org/0000-0003-3178-2458
Resumo: A dira libido ocorre em Fedra como um recurso que Sêneca utiliza para amalgamar os afetos e mitos à sua maneira. Além do nefas, do furor e do dolor (DUPONT, 1995) a libido também faz parte dos recursos dramáticos, pois transborda das obras filosóficas de Sêneca e invade a tragédia de Fedra de forma peculiar. Traduzimos a peça do latim para o português e mostramos seu mecanismo dramático através de excertos da obra filosófica de Sêneca, com o objetivo de debater o vocábulo e mostrar a mecânica em sua dramaturgia. O presente trabalho visou contribuir com o crescente estudo da dramaturgia de Sêneca e reforça a ideia de que ele, dentre outras coisas, também foi dramaturgo.
id UFMG_b4a98435eac167bbc3470fe62813750c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58739
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-09-15T20:29:50Z2023-09-15T20:29:50Z2020-12-2315294364https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.357592525-9105http://hdl.handle.net/1843/58739https://orcid.org/0000-0002-9157-9614https://orcid.org/0000-0003-3178-2458A dira libido ocorre em Fedra como um recurso que Sêneca utiliza para amalgamar os afetos e mitos à sua maneira. Além do nefas, do furor e do dolor (DUPONT, 1995) a libido também faz parte dos recursos dramáticos, pois transborda das obras filosóficas de Sêneca e invade a tragédia de Fedra de forma peculiar. Traduzimos a peça do latim para o português e mostramos seu mecanismo dramático através de excertos da obra filosófica de Sêneca, com o objetivo de debater o vocábulo e mostrar a mecânica em sua dramaturgia. O presente trabalho visou contribuir com o crescente estudo da dramaturgia de Sêneca e reforça a ideia de que ele, dentre outras coisas, também foi dramaturgo.Dira Libido occurs in Phaedra as a resource that Seneca uses to gather affections and myths in his own way. In addition to nefas, furor and dolor (DUPONT, 1995), libido is also part of the dramatic resources, as it overflows Seneca’s philosophical works and invades the tragedy of Phaedra in a peculiar way. We have translated the latin play into Portuguese and we show its dramatic mechanism through excerpts from Seneca’s philosophical work, with the aim of debating the word and exhibiting its mechanic in his dramaturgy. The present work aimed to contribute to the growing study of Seneca’s dramaturgy and to reinforce the idea that he, among other things, was also a playwrite.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASDramaturgiasTragédiaTeatro (Literatura) - TécnicaTeatro latinoSêneca, ca.4a.C.-ca.65d.C.PhaedraSênecaTragédia latinaDramaturgiasSêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de FedraSeneca playwright: questions from Phaedra’s studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCamila Machado ReisSandra Maria Gualberto Braga Bianchetapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58739/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALSêneca Dramaturgo Questões a partir do estudo de Fedra.pdfSêneca Dramaturgo Questões a partir do estudo de Fedra.pdfapplication/pdf469228https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58739/2/S%c3%aaneca%20Dramaturgo%20Quest%c3%b5es%20a%20partir%20do%20estudo%20de%20Fedra.pdf40035b727a6f99143c706847508682a2MD521843/587392023-09-15 17:29:50.663oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-15T20:29:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Seneca playwright: questions from Phaedra’s study
title Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
spellingShingle Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
Camila Machado Reis
Phaedra
Sêneca
Tragédia latina
Dramaturgias
Tragédia
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro latino
Sêneca, ca.4a.C.-ca.65d.C.
title_short Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
title_full Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
title_fullStr Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
title_full_unstemmed Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
title_sort Sêneca dramaturgo: questões a partir do estudo de Fedra
author Camila Machado Reis
author_facet Camila Machado Reis
Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
author_role author
author2 Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Machado Reis
Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet
dc.subject.por.fl_str_mv Phaedra
Sêneca
Tragédia latina
Dramaturgias
topic Phaedra
Sêneca
Tragédia latina
Dramaturgias
Tragédia
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro latino
Sêneca, ca.4a.C.-ca.65d.C.
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Tragédia
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro latino
Sêneca, ca.4a.C.-ca.65d.C.
description A dira libido ocorre em Fedra como um recurso que Sêneca utiliza para amalgamar os afetos e mitos à sua maneira. Além do nefas, do furor e do dolor (DUPONT, 1995) a libido também faz parte dos recursos dramáticos, pois transborda das obras filosóficas de Sêneca e invade a tragédia de Fedra de forma peculiar. Traduzimos a peça do latim para o português e mostramos seu mecanismo dramático através de excertos da obra filosófica de Sêneca, com o objetivo de debater o vocábulo e mostrar a mecânica em sua dramaturgia. O presente trabalho visou contribuir com o crescente estudo da dramaturgia de Sêneca e reforça a ideia de que ele, dentre outras coisas, também foi dramaturgo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-15T20:29:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-15T20:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58739
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35759
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-9105
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9157-9614
https://orcid.org/0000-0003-3178-2458
url https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35759
http://hdl.handle.net/1843/58739
https://orcid.org/0000-0002-9157-9614
https://orcid.org/0000-0003-3178-2458
identifier_str_mv 2525-9105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Dramaturgias
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58739/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58739/2/S%c3%aaneca%20Dramaturgo%20Quest%c3%b5es%20a%20partir%20do%20estudo%20de%20Fedra.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
40035b727a6f99143c706847508682a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676886327164928