Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_b523c256c33b77216dfd9056ebad20e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFFN6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria de Fatima Almeida MartinsMaria Isabel Antunes RochaValeria Barbosa de ResendeNayara Silva de CarieMarlandes de Fátima Evaristo2019-08-11T20:14:41Z2019-08-11T20:14:41Z2017-02-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFFN6Este estudo objetiva analisar o emprego e a importância dos jogos de alfabetização como estratégia alternativa apresentada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para alfabetização de crianças até os 8 anos de idade. De natureza qualitativa, constitui-se em uma pesquisa realizada nos anos letivos de 2014 e 2015 em uma escola do campo, Escola Municipal Joaquim Galvão, localizada no Município de São Gonçalo do ParáMG. Participaram da pesquisa 16 alunos do 3º ano/1º ciclo e a professora regente dessa turma. O método utilizado constituiu-se de três etapas a partir dos seguintes procedimentos: (i) entrevista com a professora; (ii) observações nas coordenações coletivas e individuais da professora nas atividades ligadas ao processo de alfabetização e letramento, a fim de verificar se as mesmas ocorreriam conforme orientações do PNAIC/CAMPO, observando, de forma enfática, se os jogos eram utilizados como instrumento para alfabetizar; (iii) criação e aplicação do produto técnico desta pesquisa, a Caixa Lúdica para Alfabetizar. Entre os resultados obtidos, destacam-se: (i) o desenvolvimento pedagógico dos alunos matriculados no 3º ano no que tange à alfabetização e ao letramento por meio da mediação da professora em formação continuada no PNAIC; (ii) a utilização dos jogos neste processo e a mudança no que diz respeito ao material didático utilizado pela professora e ao referencial do PNAIC, cujas orientações são pensadas a partir do que preconiza as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Os resultados abrem caminho para um importante debate sobre alfabetização e letramento nas escolas do campo no sentido de repensar ações educativas cada vez mais significativas e que levem em consideração os agentes protagonistas de sua construção, os alunos.This study aims to analyze the employment and importance of games for initial reading instruction as an alternative strategy presented by the National Pact for Initial Reading Instruction at the Right Age (PNAIC) for the initial reading instruction of children up to 8 years of age. Of qualitative nature, it is a research carried out in the school years of 2014 and 2015 in a rural school, Municipal School Joaquim Galvão, located in the city of São Gonçalo do Pará-MG. Participated in the research 16 students of the 3rd year/1st cycle and the regent teacher of this class. The method used consisted of three steps from the following procedures: (i) interview with the teacher; (ii) observations on the collective and individual coordinations of the teacher in the activities related to initial reading instruction and literacy process, in order to verify if they would occur according to the guidelines of the PNAIC/RURAL, emphatically observing if the games were used as a tool for initial learning of reading and writing; (iii) creation and application of the technical product of this research, Ludic Box for Initial Reading Instruction. Among the results obtained, the following stand out: (i) the pedagogical development of the students enrolled in the 3rd year in relation to initial reading instruction and literacy through the mediation of the teacher in continuing formation in the PNAIC; (ii) the use of the games in this process and the change with respect to the didactic material used by the teacher and to the PNAIC reference, whose guidelines are based on what is recommended in the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools. The results open the way to an important debate on initial reading instruction and literacy in rural schools in order to rethink educational actions that are increasingly significant and that take into account the protagonists of their construction, the students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJogos educativosEducaçãoLetramentoAlfabetizaçãoEducação ruralEducação de criançasEscolas ruraisJogosLetramentoAlfabetizaçãoEducação do CampoOs jogos como ferramenta de aprendizagem na alfabetização em uma escola do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_versao_final_capa_dura__1___1_.pdfapplication/pdf1371138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFFN6/1/dissertacao_versao_final_capa_dura__1___1_.pdfdae101e9fdb67e783e270f489c04fa02MD51TEXTdissertacao_versao_final_capa_dura__1___1_.pdf.txtdissertacao_versao_final_capa_dura__1___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain274806https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFFN6/2/dissertacao_versao_final_capa_dura__1___1_.pdf.txt03e0fb5ae48ec18e9439724d6c2befcdMD521843/BUBD-AWFFN62019-11-14 09:12:35.7oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFFN6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547951524413440