O uso da realidade virtual como ferramenta para prevenção e tratamento da instabilidade postural nos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Patrício de Lima Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKM8
Resumo: O envelhecimento da população é uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização. Dentre as modificações apresentadas no processo de envelhecimento está a instabilidade postural, que pode predispor o idoso a uma maior ocorrência do evento queda, e esta por sua vez pode levar à limitação funcional. Nos últimos anos tem crescido o interesse pelo uso da realidade virtual (RV), exergames, como um recurso não convencional de reabilitação pela fisioterapia. Pensando nisso, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica a fim de buscar evidências que abordam o uso da RV como ferramenta para prevenção e/ou tratamento da instabilidade postural na população idosa. Foram encontrados 19 estudos. Destes, a amostra variou entre 10 a 60 participantes, com uma maior proporção de mulheres. Dezesseis foram realizados com idosos residentes na comunidade. O tempo de intervenção variou de 10 a 60 minutos, com predomínio de terapias com tempo médio de 30 minutos. A duração total do tratamento variou de 3 a 20 semanas e a frequência das sessões foi de 1 a 3 vezes por semana. A maioria dos estudos apresentaram resultados favorecendo o exergame na melhora da marcha e controle postural, no equilíbrio, na mobilidade e auto eficácia para quedas. Assim, essa revisão comprovou que o uso da RV pode ser uma forma de treinamento do equilíbrio em idosos
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