Elementos de estímulo à exportação como alternativa estratégica de negócios: um estudo comparativo nos setores têxtil e de calçados.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A5HQN |
Resumo: | Diversos são os fatores que podem influir na decisão de uma empresa rumo à internacionalização de seus negócios. No Brasil, muitas organizações lançaram-se aos mercados externos motivadas pelos estímulos fiscais e creditícios oferecidos pelo governo, nas décadas de 70 e 80 do século passado. Esse aspecto histórico, associado a outros, de cunho cultural, contribuíram para delinear o perfil nem sempre favorável do exportador brasileiro. Nesse momento em que se intensifica o debate acerca da importância dos saldos positivos na balança comercial, ganha destaque a discussão sobre o papel dos mecanismos oficiais de estímulo à exportação. Este trabalho, realizado a partir de dados obtidos junto aos principais dirigentes de 62 empresas industriais dos setores têxtil e de calçados, em Minas Gerais, procura demonstrar como são percebidos hoje os estímulos à atividade exportadora. Para a elaboração da análise, foram realizadas comparações entre os diferentes setores pesquisados e entre os fatores externos de incentivo à exportação, com o auxílio dos testes deKruskal-Wallis e de Friedman, além da análise de correlação de Pearson. Uma abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevistas em profundidade, proporcionou não somente o pano de fundo para a elaboração do questionário aplicado, mas também o refinamento dasinformações proporcionadas pela análise quantitativa. Os resultados obtidos mostram que, na visão dos dirigentes, os estímulos oferecidos pelo governo constituem ainda um aspecto crucial para a internacionalização das empresas brasileiras. Por fim, além das limitações inerentes ao estudo, são apresentadas as implicações teóricas e gerenciais do trabalho. |
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Jose Edson LaraFlavio Jose Passos Coelho2019-08-14T18:38:12Z2019-08-14T18:38:12Z2003-12-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A5HQNDiversos são os fatores que podem influir na decisão de uma empresa rumo à internacionalização de seus negócios. No Brasil, muitas organizações lançaram-se aos mercados externos motivadas pelos estímulos fiscais e creditícios oferecidos pelo governo, nas décadas de 70 e 80 do século passado. Esse aspecto histórico, associado a outros, de cunho cultural, contribuíram para delinear o perfil nem sempre favorável do exportador brasileiro. Nesse momento em que se intensifica o debate acerca da importância dos saldos positivos na balança comercial, ganha destaque a discussão sobre o papel dos mecanismos oficiais de estímulo à exportação. Este trabalho, realizado a partir de dados obtidos junto aos principais dirigentes de 62 empresas industriais dos setores têxtil e de calçados, em Minas Gerais, procura demonstrar como são percebidos hoje os estímulos à atividade exportadora. Para a elaboração da análise, foram realizadas comparações entre os diferentes setores pesquisados e entre os fatores externos de incentivo à exportação, com o auxílio dos testes deKruskal-Wallis e de Friedman, além da análise de correlação de Pearson. Uma abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevistas em profundidade, proporcionou não somente o pano de fundo para a elaboração do questionário aplicado, mas também o refinamento dasinformações proporcionadas pela análise quantitativa. Os resultados obtidos mostram que, na visão dos dirigentes, os estímulos oferecidos pelo governo constituem ainda um aspecto crucial para a internacionalização das empresas brasileiras. Por fim, além das limitações inerentes ao estudo, são apresentadas as implicações teóricas e gerenciais do trabalho.There are numerous factors that can influence the decision-making process of turning a companys business international. In Brazil, many organizations entered the external market because they were motivated by tax incentives and credit facilities offered by the government during the 1970s and 1980s. This historical aspect, along with other culturalaspects, contributed to establishing a certain profile, not always favorable, of the Brazilian exporter. It is at the moment in which the debate regarding the importance of favorable trade balance intensifies, that the discussion about the role of official mechanisms of exportationincentives gains significance. This work, which relies upon data obtained from managers of 62 textile and shoe industries in Minas Gerais, attempts to demonstrate how the exportation incentives are perceived today. For the elaboration of the analysis, comparisons were madebetween different sectors and external factors of exportation incentives, by using the auxiliary tests of Kruskal-Wallis and Friedman, and the Pearsons correlation analysis. A qualitative approach, with the application of deep interviews, served as a means of elaborating theapplied questionnaire as well as highlighting information provided by the quantitative analysis. The results show that managers believe the incentives offered by the government are a crucial aspect for turning Brazilian businesses international. Furthermore, despite theinherent limitations of the study, theoretical and management implications can be drawn by this work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGExportação Minas GeraisAdministraçãoComercio exteriorComércio internacionalExportações Minas GeraisNegócios internacionaisInternacionalização deempresasComércio exteriorElementos de estímulo à exportação como alternativa estratégica de negócios: um estudo comparativo nos setores têxtil e de calçados.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_fl_vio_jos__passos_coelho.pdfapplication/pdf1612059https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9A5HQN/1/disserta__o_fl_vio_jos__passos_coelho.pdf4064443d65b3beaed52324953fe0ad86MD511843/BUBD-9A5HQN2019-08-14 15:38:12.201oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9A5HQNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T18:38:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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