Repositórios institucionais e redes sociais acadêmicas: potencialidades e contribuições para a divulgação da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41118 |
Resumo: | Com o movimento de acesso livre à informação, a comunicação científica altera-se significativamente e surgem novos canais de comunicação, entre eles estão os repositórios institucionais e as redes sociais acadêmicas, como ResearchGate, Academia.edu e Mendeley. Essa variedade de plataformas de divulgação para o compartilhamento do savoir-faire acadêmico causa dúvidas aos autores com relação à confiabilidade da informação disponível, à preservação da informação e à sua contribuição para a política de acesso aberto ao conhecimento. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise contrastiva dos aspectos principais sobre os repositórios institucionais e as redes sociais acadêmicas no que se refere aos processos de democratização do acesso aos resultados das pesquisas científicas, às fontes de financiamento, à preservação da informação, à confiabilidade, à preservação da memória e à visibilidade institucional. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa que utiliza como método de investigação a análise documental, de conteúdo e de discurso. Conclui-se que cada plataforma possui valores científicos importantes e de distintos interesses nacionais e padrões éticos de acesso e compartilhamento da informação, que devem ser compreendidos pelos pesquisadores. Ressalta-se ainda a importância dos repositórios institucionais pelo potencial que apresentam como ferramenta de acesso aberto que permite organizar, disseminar e preservar a memória institucional. |
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