Habilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlon Bruno Nunes Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Patrícia Cotta Mancini, Maria Aparecida Camargos Bicalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e55278
http://hdl.handle.net/1843/60522
https://orcid.org/0000-0002-3519-5771
https://orcid.org/0000-0002-6535-1413
https://orcid.org/0000-0001-6298-9377
Resumo: Introdução: a literatura relata a associação entre o desequilíbrio e o comprometimento cogntivo, porém não é clara sobre quais habilidades cognitivas estão envolvidas com o sistema vestibular. Objetivo: avaliar quais habilidades cognitivas então envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular em indivíduos jovens adultos e idosos. Estratégia de pesquisa: trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada entre julho e outubro de 2020, os artigos foram selecionados por meio das principais bases de dados da saúde MEDLINE via PubMed, LILACS via Portal Regional da BVS; Cochrane, Scopus, Web of Science, e CINAHL acesso via Portal CAPES, utilizando os descritores “Cognition” OR “Cognitive Dysfunction” AND “Vestibular Function Tests” AND “Vertigo” AND “Vestibular Rehabilitation” e seus correlatos em português e espanhol. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos publicados até 2020 que investigaram a cognição com avaliação e reabilitação vestibular (tradicional e/ou com tecnologias) em indivíduos acima de 18 anos. Foram excluídos artigos que não possuíam texto completo disponível ou que utilizaram outra forma de tratamento. Resultados: dos 6965 artigos resultantes da busca inicial, 16 foram incluídos na presente revisão por satisfazerem os critérios de inclusão. Destes, 12 são estudos transversais, e quatro, estudos longitudinais. Conclusão: observou-se relação entre disfunção vestibular uni e bilateral com a memória de trabalho, funções executivas, navegação espacial e atenção. Nos estudos que realizaram a reabilitação vestibular encontrou-se melhora das habilidades cognitivas em geral, capacidade visuoespacial, atenção, funções executivas, memória de trabalho espacial, aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, do controle postural e uma diminuição do sofrimento psicológico.
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Estratégia de pesquisa: trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada entre julho e outubro de 2020, os artigos foram selecionados por meio das principais bases de dados da saúde MEDLINE via PubMed, LILACS via Portal Regional da BVS; Cochrane, Scopus, Web of Science, e CINAHL acesso via Portal CAPES, utilizando os descritores “Cognition” OR “Cognitive Dysfunction” AND “Vestibular Function Tests” AND “Vertigo” AND “Vestibular Rehabilitation” e seus correlatos em português e espanhol. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos publicados até 2020 que investigaram a cognição com avaliação e reabilitação vestibular (tradicional e/ou com tecnologias) em indivíduos acima de 18 anos. Foram excluídos artigos que não possuíam texto completo disponível ou que utilizaram outra forma de tratamento. Resultados: dos 6965 artigos resultantes da busca inicial, 16 foram incluídos na presente revisão por satisfazerem os critérios de inclusão. Destes, 12 são estudos transversais, e quatro, estudos longitudinais. Conclusão: observou-se relação entre disfunção vestibular uni e bilateral com a memória de trabalho, funções executivas, navegação espacial e atenção. Nos estudos que realizaram a reabilitação vestibular encontrou-se melhora das habilidades cognitivas em geral, capacidade visuoespacial, atenção, funções executivas, memória de trabalho espacial, aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, do controle postural e uma diminuição do sofrimento psicológico.Introduction: The literature reports an association between imbalance and cognitive impairment. However, it is not yet clear which cognitive skills are involved with the vestibular system. Objective:To evaluate which cognitive skills are involved in vestibular assessment and rehabilitation in young and older adults. Research strategy: This is an integrative review of the literature, conducted between July and October 2020. The articles were selected through search in the main health databases – MEDLINE via PubMed, LILACS via Regional Portal of VHL, Cochrane, Scopus, Web of Science, and CINAHL, accessed via Portal CAPES, using the following descriptors “Cognition” OR “Cognitive Dysfunction” AND “Vestibular Function Tests” AND “Vertigo” AND “Vestibular Rehabilitation”, and their equivalent terms in Portuguese and Spanish. Selection criteria: Articles published until 2020, investigating cognition with vestibular assessment or traditional and/or technology rehabilitation in subjects aged 18 years or older were included. Articles not available in full text or that used other types of treatment were excluded. Results: 16 out of the 6,965 articles initially retrieved met the inclusion criteria and were included in this review; 12 of them are cross-sectional, and four longitudinal studies. Conclusion: There was a relationship between uni- and bilateral vestibular dysfunction and working memory, executive functions, spatial navigation, and attention. The studies that conducted vestibular rehabilitation found improved overall cognitive skills, visuospatial capacity, attention, executive functions, spatial working memory, increased vestibulo-ocular reflex, postural control gains, and diminished psychological suffering.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIAMED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIADistúrbios da comunicaçãoCogniçãoDisfunção cognitivaTestes de função vestibularVertigemReabilitaçãoCogniçãoDisfunção cognitivaTestes de função vestibularVertigemReabilitaçãoHabilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibularCognitive skills involved in vestibular assessment and rehabilitation: an integrative reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/55278Marlon Bruno Nunes RibeiroPatrícia Cotta ManciniMaria Aparecida Camargos Bicalhoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60522/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALHabilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular_ revisão integrativa.pdfHabilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular_ revisão integrativa.pdfapplication/pdf333103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60522/2/Habilidades%20cognitivas%20envolvidas%20na%20avalia%c3%a7%c3%a3o%20e%20reabilita%c3%a7%c3%a3o%20vestibular_%20revis%c3%a3o%20integrativa.pdf9ed90a20c786b01f7f2e19b3e95d7c65MD521843/605222023-11-06 17:41:41.49oai:repositorio.ufmg.br:1843/60522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-06T20:41:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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