Contribuição de um modelo LUTI para o planejamento integrado em transportes e uso do solo na região metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Furquim Werneck
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A44FY4
Resumo: As disciplinas de planejamento de transporte e planejamento urbano são comumente abordadas de forma independente, a partir de metodologias e marcos teóricos distintos. A presente pesquisa parte do pressuposto de que, na verdade, esta distinção é não somente indesejável, como inadequada, na medida em que pode estar na raiz da configuração territorial segregadora e individualista que caracteriza as grandes cidades contemporâneas, sobretudo na América Latina. O planejamento integrado do uso do solo e dos sistemas de circulação e transporte deu seus primeiros passos nos primeiros anos da década de 1960, com as primeiras crises urbanas, e ganhou força a partir dos anos 1990, com o auxílio de ferramentas computacionais, como os sistemas de georreferenciamento, e com a consolidação de um marco teórico mais consistente. Muitos foram os softwares de planejamento integrado - os chamados LUTI - desenvolvidos nos últimos anos em todo o mundo, e alguns deles têm sido aplicados no contexto da América Latina. As últimas famílias dos modelos LUTI vêm se desenvolvendo no sentido da desagregação e das análises microscópicas, o que tem contribuído para a manutenção de um ambiente de desconfiança sobre sua aplicação prática, fora do ambiente acadêmico, em função da reconhecida deficiência que a modelagem de forma geral apresenta, principalmente no que se refere à sua capacidade prospectiva. A presente pesquisa teve por objetivo principal analisar criticamente a utilização da modelagem LUTI (software TRANUS) em um ambiente de planejamento, isto é, avaliando sua aplicabilidade dentro do contexto de estudos e planos de desenvolvimento urbano. Assim, mais do que a análise dos resultados quantitativos da modelagem, desenvolvida para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a pesquisa procurou indícios de aplicabilidade no contexto do desenvolvimento de políticas públicas setoriais, a partir de critérios como coerência e comunicabilidade dos resultados, diversidade de indicadores de análise e tempo necessário à montagem e calibração do modelo. Os resultados apresentados revelaram que as ferramentas LUTI podem ser bastante úteis no planejamento territorial, representando oportunidade efetiva de integração de políticas multidisciplinares, inerentes ao planejamento urbano contemporâneo.
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O planejamento integrado do uso do solo e dos sistemas de circulação e transporte deu seus primeiros passos nos primeiros anos da década de 1960, com as primeiras crises urbanas, e ganhou força a partir dos anos 1990, com o auxílio de ferramentas computacionais, como os sistemas de georreferenciamento, e com a consolidação de um marco teórico mais consistente. Muitos foram os softwares de planejamento integrado - os chamados LUTI - desenvolvidos nos últimos anos em todo o mundo, e alguns deles têm sido aplicados no contexto da América Latina. As últimas famílias dos modelos LUTI vêm se desenvolvendo no sentido da desagregação e das análises microscópicas, o que tem contribuído para a manutenção de um ambiente de desconfiança sobre sua aplicação prática, fora do ambiente acadêmico, em função da reconhecida deficiência que a modelagem de forma geral apresenta, principalmente no que se refere à sua capacidade prospectiva. A presente pesquisa teve por objetivo principal analisar criticamente a utilização da modelagem LUTI (software TRANUS) em um ambiente de planejamento, isto é, avaliando sua aplicabilidade dentro do contexto de estudos e planos de desenvolvimento urbano. Assim, mais do que a análise dos resultados quantitativos da modelagem, desenvolvida para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a pesquisa procurou indícios de aplicabilidade no contexto do desenvolvimento de políticas públicas setoriais, a partir de critérios como coerência e comunicabilidade dos resultados, diversidade de indicadores de análise e tempo necessário à montagem e calibração do modelo. Os resultados apresentados revelaram que as ferramentas LUTI podem ser bastante úteis no planejamento territorial, representando oportunidade efetiva de integração de políticas multidisciplinares, inerentes ao planejamento urbano contemporâneo.Transportation planning and the urban planning are commonly addressed as independent disciplines, from different methodologies and theoretical frameworks. This research assumes that, in fact, this distinction is not only undesirable, as inadequate, in that it may be the baseline of segregating and individualistic territorial configuration featuring large contemporary cities, particularly in Latin America. Integrated planning of land use and circulation and transportation systems took his first steps in the early years of the 1960s, with the first urban crises, and gained strength from the 1990s, with the aid of computational tools, such as GIS systems, and with the consolidation of a more consistent theoretical framework. Many were the integrated planning software - the so-called LUTI - developed in recent years around the world, and some of them have been applied in the context of Latin America. The latest LUTI families have been developing towards breakdown and microscopic analysis, which has contributed to the maintenance of an environment of mistrust about its practical application outside the research world, according to the recognized deficiency that modeling features in general, especially with regard to its prospective capacity. This research was aimed to critically analyze the use of a LUTI model (TRANUS software) in a planning environment, that is, evaluating its applicability in the context of studies and urban development plans. Thus, more than the analysis of the quantitative results of the modeling, developed for the Metropolitan Area of Belo Horizonte, in Brazil, the study sought applicability evidences in the development of sectoral public policies based on criteria such as consistency and responsiveness of results, diversity of the indicators and time required for assembly and calibration of the model. The results presented showed that LUTI tools can be very useful in territorial planning, representing effective opportunity for integration of multidisciplinary policies, an inherent issue in contemporary urban planning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura e deficientesSolo Uso Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)Transportes Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)Planejamento urbano Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)TRANUSPlanejamentoUso do soloAcessibilidadeTransportesLUTIContribuição de um modelo LUTI para o planejamento integrado em transportes e uso do solo na região metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_150922.pdfapplication/pdf15161613https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A44FY4/1/disserta__o_150922.pdfb590a4d1665c1edd3908f2060471ac0fMD51TEXTdisserta__o_150922.pdf.txtdisserta__o_150922.pdf.txtExtracted texttext/plain276540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A44FY4/2/disserta__o_150922.pdf.txt7318f80cf8fc52b24e1d671a7dbd9ecdMD521843/BUOS-A44FY42019-11-14 03:08:13.777oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A44FY4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:08:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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