Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luíza Costa Manhães de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38752
Resumo: A pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção de trabalhos artísticos caracterizados pelo estranho, aspecto que demarca uma familiaridade incompreensível no primeiro momento do contato. Não se trata de uma busca por definições de tal aspecto nas variadas áreas do saber, mas de seus desdobramentos dentro das artes visuais. Além do estranho, outros dois pilares fundamentam essa investida: a relação entre conhecido e desconhecido e a interação do nível verbal com o visual, culminando nas produções poéticas de interesse aqui como Unheimlich (2015) e Natureza Perversa (2003) de Walmor Corrêa, e Contos de Lugares Distantes (2012) de Shaun Tan, bem como Sementeira do oceano (2020), conjunto de imagens por mim produzido que se constrói lado a lado com essa investigação, dando a esta seu nome. Desenvolvidos por diferentes abordagens, técnicas e materiais, cada um desses casos refere-se ao estranho, permeando-o por fantasias, personagens, cenários e situações ficcionais, além de animais hibridizados ou antropomorfos fornecendo uma desconstrução da realidade. Desta forma, é estabelecida a aproximação entre diferentes áreas como palavra e imagem que aqui formam o todo de um conteúdo, e arte e ciência, possibilitando uma discussão acerca de possibilidades poéticas que se apropriam de meios e métodos científicos para questionar a construção do conhecimento e a formação de imaginários, adentrando-se no âmbito da construção de monstros e lendas. A partir disso, questões se estendem, tangenciando as noções de realidade e sua multiplicidade, questões legitimadas por modos de representação e realidades construídas através da linguagem. Nessa busca, imagens se cruzam, tomando a metáfora do oceano como o ambiente da pesquisa teórica e da produção artística, no qual o pesquisador-artista navega em busca do desconhecido.
id UFMG_b679902638ffcd8e6d3fa3fb5047cb72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38752
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731André Melo MendesAmir Brito Cadôrhttp://lattes.cnpq.br/5577234670306090Luíza Costa Manhães de Oliveira2021-11-30T00:19:58Z2021-11-30T00:19:58Z2020-09-11http://hdl.handle.net/1843/38752A pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção de trabalhos artísticos caracterizados pelo estranho, aspecto que demarca uma familiaridade incompreensível no primeiro momento do contato. Não se trata de uma busca por definições de tal aspecto nas variadas áreas do saber, mas de seus desdobramentos dentro das artes visuais. Além do estranho, outros dois pilares fundamentam essa investida: a relação entre conhecido e desconhecido e a interação do nível verbal com o visual, culminando nas produções poéticas de interesse aqui como Unheimlich (2015) e Natureza Perversa (2003) de Walmor Corrêa, e Contos de Lugares Distantes (2012) de Shaun Tan, bem como Sementeira do oceano (2020), conjunto de imagens por mim produzido que se constrói lado a lado com essa investigação, dando a esta seu nome. Desenvolvidos por diferentes abordagens, técnicas e materiais, cada um desses casos refere-se ao estranho, permeando-o por fantasias, personagens, cenários e situações ficcionais, além de animais hibridizados ou antropomorfos fornecendo uma desconstrução da realidade. Desta forma, é estabelecida a aproximação entre diferentes áreas como palavra e imagem que aqui formam o todo de um conteúdo, e arte e ciência, possibilitando uma discussão acerca de possibilidades poéticas que se apropriam de meios e métodos científicos para questionar a construção do conhecimento e a formação de imaginários, adentrando-se no âmbito da construção de monstros e lendas. A partir disso, questões se estendem, tangenciando as noções de realidade e sua multiplicidade, questões legitimadas por modos de representação e realidades construídas através da linguagem. Nessa busca, imagens se cruzam, tomando a metáfora do oceano como o ambiente da pesquisa teórica e da produção artística, no qual o pesquisador-artista navega em busca do desconhecido.The research proposes a reflection on the process of artistic works construction characterized by the uncanny, a notion that marks an incomprehensible familiarity at the first moment of contact. It is not a search for definitions of this aspect in the various areas of knowing , but of its unfolding within the visual arts. In addition to the uncanny, two other pillars underlie this onslaught: the relation between known and unknown and the interaction between the verbal with the visual level, culminating in poetic productions of interest such as Unheimlich (2015) and Natureza Perversa (2003) by Walmor Corrêa and Tales from Out Suburbia (2012) by Shaun Tan, as well as Sementeira do Oceano (2020), a group of images elaborated by myself that is built simultaneously to this quest, giving it its name. Developed by different approaches, techniques and materials, each of these cases refers to the uncanny permeating it with fantasies, characters, scenarios and fictional situations besides to hybridized or anthropomorphic animals providing a desconstruction of reality. In this way, it is established the approximation betwen different areas such as word and image, relation in the works showed in here that build a content in a whole way, and art and science, enabling a discussion about poetic possibilities that appropriate scientific means and methods to question the construction of knowledge and the imaginary shaping, entering into the construction of monsters and legends. Thus, questions are extended, tangent to notions of reality and its multiplicity, issues legitimized by modes of representation and realities constructed throught language. In this search, world of images are traversed, taking the metaphor of the ocean as the environment of theoretical research and artistic production, in which the researcher-artist navigates in the way of the uncanny.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCriação (Literária, artística, etc.)PercepçãoPercepção visualFantasia na arteImaginárioFicçãoArte e literaturaEstranhoImaginárioFantasiaFicçãoAnimalImagem-palavraSementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasiaSowing of the ocean: the uncanny that springs from fantasy images and wordsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluíza_costa_dissertação.pdfluíza_costa_dissertação.pdfdissertação de mestrado em artesapplication/pdf11379186https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/1/lu%c3%adza_costa_disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf6993823d4b4bcaebcabe70e8258e5a96MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/387522021-11-29 21:19:58.773oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-30T00:19:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sowing of the ocean: the uncanny that springs from fantasy images and words
title Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
spellingShingle Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
Luíza Costa Manhães de Oliveira
Estranho
Imaginário
Fantasia
Ficção
Animal
Imagem-palavra
Criação (Literária, artística, etc.)
Percepção
Percepção visual
Fantasia na arte
Imaginário
Ficção
Arte e literatura
title_short Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
title_full Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
title_fullStr Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
title_full_unstemmed Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
title_sort Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
author Luíza Costa Manhães de Oliveira
author_facet Luíza Costa Manhães de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria do Carmo de Freitas Veneroso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1612365823765731
dc.contributor.referee1.fl_str_mv André Melo Mendes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amir Brito Cadôr
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5577234670306090
dc.contributor.author.fl_str_mv Luíza Costa Manhães de Oliveira
contributor_str_mv Maria do Carmo de Freitas Veneroso
André Melo Mendes
Amir Brito Cadôr
dc.subject.por.fl_str_mv Estranho
Imaginário
Fantasia
Ficção
Animal
Imagem-palavra
topic Estranho
Imaginário
Fantasia
Ficção
Animal
Imagem-palavra
Criação (Literária, artística, etc.)
Percepção
Percepção visual
Fantasia na arte
Imaginário
Ficção
Arte e literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Criação (Literária, artística, etc.)
Percepção
Percepção visual
Fantasia na arte
Imaginário
Ficção
Arte e literatura
description A pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção de trabalhos artísticos caracterizados pelo estranho, aspecto que demarca uma familiaridade incompreensível no primeiro momento do contato. Não se trata de uma busca por definições de tal aspecto nas variadas áreas do saber, mas de seus desdobramentos dentro das artes visuais. Além do estranho, outros dois pilares fundamentam essa investida: a relação entre conhecido e desconhecido e a interação do nível verbal com o visual, culminando nas produções poéticas de interesse aqui como Unheimlich (2015) e Natureza Perversa (2003) de Walmor Corrêa, e Contos de Lugares Distantes (2012) de Shaun Tan, bem como Sementeira do oceano (2020), conjunto de imagens por mim produzido que se constrói lado a lado com essa investigação, dando a esta seu nome. Desenvolvidos por diferentes abordagens, técnicas e materiais, cada um desses casos refere-se ao estranho, permeando-o por fantasias, personagens, cenários e situações ficcionais, além de animais hibridizados ou antropomorfos fornecendo uma desconstrução da realidade. Desta forma, é estabelecida a aproximação entre diferentes áreas como palavra e imagem que aqui formam o todo de um conteúdo, e arte e ciência, possibilitando uma discussão acerca de possibilidades poéticas que se apropriam de meios e métodos científicos para questionar a construção do conhecimento e a formação de imaginários, adentrando-se no âmbito da construção de monstros e lendas. A partir disso, questões se estendem, tangenciando as noções de realidade e sua multiplicidade, questões legitimadas por modos de representação e realidades construídas através da linguagem. Nessa busca, imagens se cruzam, tomando a metáfora do oceano como o ambiente da pesquisa teórica e da produção artística, no qual o pesquisador-artista navega em busca do desconhecido.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-30T00:19:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-30T00:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38752
url http://hdl.handle.net/1843/38752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/1/lu%c3%adza_costa_disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6993823d4b4bcaebcabe70e8258e5a96
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589381026480128