Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38752 |
Resumo: | A pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção de trabalhos artísticos caracterizados pelo estranho, aspecto que demarca uma familiaridade incompreensível no primeiro momento do contato. Não se trata de uma busca por definições de tal aspecto nas variadas áreas do saber, mas de seus desdobramentos dentro das artes visuais. Além do estranho, outros dois pilares fundamentam essa investida: a relação entre conhecido e desconhecido e a interação do nível verbal com o visual, culminando nas produções poéticas de interesse aqui como Unheimlich (2015) e Natureza Perversa (2003) de Walmor Corrêa, e Contos de Lugares Distantes (2012) de Shaun Tan, bem como Sementeira do oceano (2020), conjunto de imagens por mim produzido que se constrói lado a lado com essa investigação, dando a esta seu nome. Desenvolvidos por diferentes abordagens, técnicas e materiais, cada um desses casos refere-se ao estranho, permeando-o por fantasias, personagens, cenários e situações ficcionais, além de animais hibridizados ou antropomorfos fornecendo uma desconstrução da realidade. Desta forma, é estabelecida a aproximação entre diferentes áreas como palavra e imagem que aqui formam o todo de um conteúdo, e arte e ciência, possibilitando uma discussão acerca de possibilidades poéticas que se apropriam de meios e métodos científicos para questionar a construção do conhecimento e a formação de imaginários, adentrando-se no âmbito da construção de monstros e lendas. A partir disso, questões se estendem, tangenciando as noções de realidade e sua multiplicidade, questões legitimadas por modos de representação e realidades construídas através da linguagem. Nessa busca, imagens se cruzam, tomando a metáfora do oceano como o ambiente da pesquisa teórica e da produção artística, no qual o pesquisador-artista navega em busca do desconhecido. |
id |
UFMG_b679902638ffcd8e6d3fa3fb5047cb72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38752 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731André Melo MendesAmir Brito Cadôrhttp://lattes.cnpq.br/5577234670306090Luíza Costa Manhães de Oliveira2021-11-30T00:19:58Z2021-11-30T00:19:58Z2020-09-11http://hdl.handle.net/1843/38752A pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção de trabalhos artísticos caracterizados pelo estranho, aspecto que demarca uma familiaridade incompreensível no primeiro momento do contato. Não se trata de uma busca por definições de tal aspecto nas variadas áreas do saber, mas de seus desdobramentos dentro das artes visuais. Além do estranho, outros dois pilares fundamentam essa investida: a relação entre conhecido e desconhecido e a interação do nível verbal com o visual, culminando nas produções poéticas de interesse aqui como Unheimlich (2015) e Natureza Perversa (2003) de Walmor Corrêa, e Contos de Lugares Distantes (2012) de Shaun Tan, bem como Sementeira do oceano (2020), conjunto de imagens por mim produzido que se constrói lado a lado com essa investigação, dando a esta seu nome. Desenvolvidos por diferentes abordagens, técnicas e materiais, cada um desses casos refere-se ao estranho, permeando-o por fantasias, personagens, cenários e situações ficcionais, além de animais hibridizados ou antropomorfos fornecendo uma desconstrução da realidade. Desta forma, é estabelecida a aproximação entre diferentes áreas como palavra e imagem que aqui formam o todo de um conteúdo, e arte e ciência, possibilitando uma discussão acerca de possibilidades poéticas que se apropriam de meios e métodos científicos para questionar a construção do conhecimento e a formação de imaginários, adentrando-se no âmbito da construção de monstros e lendas. A partir disso, questões se estendem, tangenciando as noções de realidade e sua multiplicidade, questões legitimadas por modos de representação e realidades construídas através da linguagem. Nessa busca, imagens se cruzam, tomando a metáfora do oceano como o ambiente da pesquisa teórica e da produção artística, no qual o pesquisador-artista navega em busca do desconhecido.The research proposes a reflection on the process of artistic works construction characterized by the uncanny, a notion that marks an incomprehensible familiarity at the first moment of contact. It is not a search for definitions of this aspect in the various areas of knowing , but of its unfolding within the visual arts. In addition to the uncanny, two other pillars underlie this onslaught: the relation between known and unknown and the interaction between the verbal with the visual level, culminating in poetic productions of interest such as Unheimlich (2015) and Natureza Perversa (2003) by Walmor Corrêa and Tales from Out Suburbia (2012) by Shaun Tan, as well as Sementeira do Oceano (2020), a group of images elaborated by myself that is built simultaneously to this quest, giving it its name. Developed by different approaches, techniques and materials, each of these cases refers to the uncanny permeating it with fantasies, characters, scenarios and fictional situations besides to hybridized or anthropomorphic animals providing a desconstruction of reality. In this way, it is established the approximation betwen different areas such as word and image, relation in the works showed in here that build a content in a whole way, and art and science, enabling a discussion about poetic possibilities that appropriate scientific means and methods to question the construction of knowledge and the imaginary shaping, entering into the construction of monsters and legends. Thus, questions are extended, tangent to notions of reality and its multiplicity, issues legitimized by modes of representation and realities constructed throught language. In this search, world of images are traversed, taking the metaphor of the ocean as the environment of theoretical research and artistic production, in which the researcher-artist navigates in the way of the uncanny.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCriação (Literária, artística, etc.)PercepçãoPercepção visualFantasia na arteImaginárioFicçãoArte e literaturaEstranhoImaginárioFantasiaFicçãoAnimalImagem-palavraSementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasiaSowing of the ocean: the uncanny that springs from fantasy images and wordsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluíza_costa_dissertação.pdfluíza_costa_dissertação.pdfdissertação de mestrado em artesapplication/pdf11379186https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/1/lu%c3%adza_costa_disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf6993823d4b4bcaebcabe70e8258e5a96MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/387522021-11-29 21:19:58.773oai:repositorio.ufmg.br:1843/38752TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-30T00:19:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sowing of the ocean: the uncanny that springs from fantasy images and words |
title |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
spellingShingle |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia Luíza Costa Manhães de Oliveira Estranho Imaginário Fantasia Ficção Animal Imagem-palavra Criação (Literária, artística, etc.) Percepção Percepção visual Fantasia na arte Imaginário Ficção Arte e literatura |
title_short |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
title_full |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
title_fullStr |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
title_full_unstemmed |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
title_sort |
Sementeira do oceano: o estranho que brota de palavras e imagens da fantasia |
author |
Luíza Costa Manhães de Oliveira |
author_facet |
Luíza Costa Manhães de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria do Carmo de Freitas Veneroso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1612365823765731 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
André Melo Mendes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Amir Brito Cadôr |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5577234670306090 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luíza Costa Manhães de Oliveira |
contributor_str_mv |
Maria do Carmo de Freitas Veneroso André Melo Mendes Amir Brito Cadôr |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estranho Imaginário Fantasia Ficção Animal Imagem-palavra |
topic |
Estranho Imaginário Fantasia Ficção Animal Imagem-palavra Criação (Literária, artística, etc.) Percepção Percepção visual Fantasia na arte Imaginário Ficção Arte e literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Criação (Literária, artística, etc.) Percepção Percepção visual Fantasia na arte Imaginário Ficção Arte e literatura |
description |
A pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção de trabalhos artísticos caracterizados pelo estranho, aspecto que demarca uma familiaridade incompreensível no primeiro momento do contato. Não se trata de uma busca por definições de tal aspecto nas variadas áreas do saber, mas de seus desdobramentos dentro das artes visuais. Além do estranho, outros dois pilares fundamentam essa investida: a relação entre conhecido e desconhecido e a interação do nível verbal com o visual, culminando nas produções poéticas de interesse aqui como Unheimlich (2015) e Natureza Perversa (2003) de Walmor Corrêa, e Contos de Lugares Distantes (2012) de Shaun Tan, bem como Sementeira do oceano (2020), conjunto de imagens por mim produzido que se constrói lado a lado com essa investigação, dando a esta seu nome. Desenvolvidos por diferentes abordagens, técnicas e materiais, cada um desses casos refere-se ao estranho, permeando-o por fantasias, personagens, cenários e situações ficcionais, além de animais hibridizados ou antropomorfos fornecendo uma desconstrução da realidade. Desta forma, é estabelecida a aproximação entre diferentes áreas como palavra e imagem que aqui formam o todo de um conteúdo, e arte e ciência, possibilitando uma discussão acerca de possibilidades poéticas que se apropriam de meios e métodos científicos para questionar a construção do conhecimento e a formação de imaginários, adentrando-se no âmbito da construção de monstros e lendas. A partir disso, questões se estendem, tangenciando as noções de realidade e sua multiplicidade, questões legitimadas por modos de representação e realidades construídas através da linguagem. Nessa busca, imagens se cruzam, tomando a metáfora do oceano como o ambiente da pesquisa teórica e da produção artística, no qual o pesquisador-artista navega em busca do desconhecido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-30T00:19:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-30T00:19:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38752 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/1/lu%c3%adza_costa_disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38752/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6993823d4b4bcaebcabe70e8258e5a96 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589381026480128 |