Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9 |
Resumo: | De acordo com a organização das nações unidas (ONU), a cultura de paz baseia-se nos princípios do respeito pelos direitos humanos, tolerância, promoção do desenvolvimento e democracia mais substantiva e emancipadoras, educação para a paz e uma maior participação da sociedade para uma abordagem integral na prevenção da violência e dos conflitos. As diversas manifestações de violência vêm modificando as formas de sociabilidade no cotidiano das pessoas e, por isso, é preciso entender a construção da cultura de paz ancorada à vida cotidiana, no contexto das relações sociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar a cultura de paz na vida cotidiana, considerando os aspectos da micro e macro estrutura social. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da dialética marxista. O estudo foi desenvolvido em duas fases: mapeamento e análise em profundidade. A primeira fase do estudo analisou os documentos referentes a sete programas de cultura de paz em Minas Gerais e orientou a definição doprograma Fica Vivo como cenário da pesquisa. A segunda fase permitiu analisar em profundidade a cultura de paz na vida cotidiana para os participantes do Fica Vivo. Os dados foram obtidos de observações e entrevistas, oficineiros e jovens do Programa. Os jovens escreveram ainda um diário que foi incluído como material empírico. Os dados foramorientados pela Análise de Discurso Crítica (ADC), baseado nos legados da teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Os resultados revelam que o programa Fica Vivo é permeado por discursos que indicam a expansão dos direitos sociais e associam essas garantias à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. A mediação de conflitos foi considerada uma importante estratégia de fortalecimento e promoção da cultura de paz, pois revela um processo que valoriza a condição humana, que por sua vez, é capaz de impulsionar mudançasno cotidiano das pessoas. A liberdade dos sujeitos também foi relacionada como uma forma de alcançar a cultura de paz. O Fica Vivo foi apresentado nos discursos como uma estratégia que possibilitou o ir e vir dos jovens nos seus territórios. Os participantes compreendem acultura de paz na sua vida como algo distante, porém necessário. Nesse campo, os achados nos revelam elementos como o preconceito racial e geracional, o estigma social, a naturalização da violência e a desigualdade social como aspectos que atravessam o cotidianodos jovens. Assim, por se tratar de um programa que opera em territórios de violência, a tendência da construção da cultura de paz ainda é marcada pela ideologia e hegemonia que orientam as políticas focalizadas, as práticas discursivas midiáticas e o modo de agir dos8 jovens. Conclui-se que o Fica Vivo representa uma importante estratégia com potencial para modificar o cotidiano na busca da cultura de paz. |
id |
UFMG_b684ca6c15ae8d723032a7188b9174cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AKWPK9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Kenia Lara da SilvaMarco AkermanElza Machado de MeloStephanie Marques Moura Franco Belga2019-08-12T21:19:09Z2019-08-12T21:19:09Z2017-01-23http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9De acordo com a organização das nações unidas (ONU), a cultura de paz baseia-se nos princípios do respeito pelos direitos humanos, tolerância, promoção do desenvolvimento e democracia mais substantiva e emancipadoras, educação para a paz e uma maior participação da sociedade para uma abordagem integral na prevenção da violência e dos conflitos. As diversas manifestações de violência vêm modificando as formas de sociabilidade no cotidiano das pessoas e, por isso, é preciso entender a construção da cultura de paz ancorada à vida cotidiana, no contexto das relações sociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar a cultura de paz na vida cotidiana, considerando os aspectos da micro e macro estrutura social. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da dialética marxista. O estudo foi desenvolvido em duas fases: mapeamento e análise em profundidade. A primeira fase do estudo analisou os documentos referentes a sete programas de cultura de paz em Minas Gerais e orientou a definição doprograma Fica Vivo como cenário da pesquisa. A segunda fase permitiu analisar em profundidade a cultura de paz na vida cotidiana para os participantes do Fica Vivo. Os dados foram obtidos de observações e entrevistas, oficineiros e jovens do Programa. Os jovens escreveram ainda um diário que foi incluído como material empírico. Os dados foramorientados pela Análise de Discurso Crítica (ADC), baseado nos legados da teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Os resultados revelam que o programa Fica Vivo é permeado por discursos que indicam a expansão dos direitos sociais e associam essas garantias à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. A mediação de conflitos foi considerada uma importante estratégia de fortalecimento e promoção da cultura de paz, pois revela um processo que valoriza a condição humana, que por sua vez, é capaz de impulsionar mudançasno cotidiano das pessoas. A liberdade dos sujeitos também foi relacionada como uma forma de alcançar a cultura de paz. O Fica Vivo foi apresentado nos discursos como uma estratégia que possibilitou o ir e vir dos jovens nos seus territórios. Os participantes compreendem acultura de paz na sua vida como algo distante, porém necessário. Nesse campo, os achados nos revelam elementos como o preconceito racial e geracional, o estigma social, a naturalização da violência e a desigualdade social como aspectos que atravessam o cotidianodos jovens. Assim, por se tratar de um programa que opera em territórios de violência, a tendência da construção da cultura de paz ainda é marcada pela ideologia e hegemonia que orientam as políticas focalizadas, as práticas discursivas midiáticas e o modo de agir dos8 jovens. Conclui-se que o Fica Vivo representa uma importante estratégia com potencial para modificar o cotidiano na busca da cultura de paz.According to the ONU (1999). The culture of peace is based on the principles of respect for human rights, tolerance, promotion of development and more substantive and emancipatory democracy, education for peace and greater participation in society. A comprehensiveapproach to preventing violence and conflict. The debate on violence has reached a scale that has provoked a multiplicity of concerns and demonstrations in favor of a social change that promotes a culture of peace. The various manifestations of violence have significantlymodified the forms of sociability in the daily life of people, so it is necessary to understand the construction of a culture of peace anchored to everyday life in the context of social relations. Faced with this challenge, the present work aims to discuss how the culture of peace develops in daily life, considering the aspects of the micro and macro social structure. It is believed that the relevance of this research is configured to the extent that the principles of the Culture of Peace challenge society for social change. In this study, he proposed as a general objective to analyze the culture of peace in everyday life. This is a descriptive-exploratorystudy of a qualitative approach, anchored in the methodological framework of the Marxist dialectic. The study was developed in two phases: mapping and in-depth analysis. The first phase of the study guided the definition of the Fica Vivo program as the research scenario.The second phase allowed us to analyze in depth the culture of peace in everyday life for Fica Vivo participants. Data were obtained from interviews with 04 managers and 05 program clerks, as well as from 03 young people participating in the activities. The youths also wrote a diary that was included as empirical material. The data were guided by Critical Discourse Analysis (ADC), based on the legacies of Agnes Heller's Theory of everyday Life. The results show that the Fica Vivo program is permeated by discourses that indicate the expansion of social rights and associate these guarantees with the promotion of a culture of peace andhuman rights. The mediation of conflicts was considered an important strategy to strengthen and promote the culture of peace, since it reveals a process that values the human condition, which in turn, is capable of driving changes in the daily life of social relations. The freedom of the subjects was also related as a way to reach the culture of peace. Fica Vivo was presented in the speeches as a strategy that made it possible for young people to come and go in their territories. The adolescents attended by Fica Vivo understand a culture of peace in their life as something distant, but necessary. In this field, the findings reveal elements such as racial and generational prejudice, social stigma, naturalization of violence and social inequality as aspects that justify the perspective of a culture of peace among these young 10 people. Therefore, because it is a program that operates in territories of violence, the practical tendency of the construction of a culture of peace is still marked by the daily life that this phenomenon imposes on the subjects and society. It is concluded that Fica Vivo represents an important strategy with the potential to modify daily life in the search for a culture of peace.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConflitos CivisEnfermagemPesquisa QualitativaPreconceitoDireitos HumanosQuestionáriosViolações dos Direitos HumanosViolência/prevenção & controleAssistência SocialPromoção da SaúdeCultura de PazVida CotidianaCultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALstephanie_marques_moura_franco_belga.pdfapplication/pdf2600382https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/1/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf63c692139052b1d7816c1eb4a2bc640aMD51TEXTstephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txtstephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txtExtracted texttext/plain228193https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/2/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txt337a30741437d7aa56012de538112650MD521843/ANDO-AKWPK92019-11-14 19:55:51.337oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AKWPK9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:55:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
title |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
spellingShingle |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo Stephanie Marques Moura Franco Belga Promoção da Saúde Cultura de Paz Vida Cotidiana Conflitos Civis Enfermagem Pesquisa Qualitativa Preconceito Direitos Humanos Questionários Violações dos Direitos Humanos Violência/prevenção & controle Assistência Social |
title_short |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
title_full |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
title_fullStr |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
title_full_unstemmed |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
title_sort |
Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo |
author |
Stephanie Marques Moura Franco Belga |
author_facet |
Stephanie Marques Moura Franco Belga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kenia Lara da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marco Akerman |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elza Machado de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stephanie Marques Moura Franco Belga |
contributor_str_mv |
Kenia Lara da Silva Marco Akerman Elza Machado de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da Saúde Cultura de Paz Vida Cotidiana |
topic |
Promoção da Saúde Cultura de Paz Vida Cotidiana Conflitos Civis Enfermagem Pesquisa Qualitativa Preconceito Direitos Humanos Questionários Violações dos Direitos Humanos Violência/prevenção & controle Assistência Social |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Conflitos Civis Enfermagem Pesquisa Qualitativa Preconceito Direitos Humanos Questionários Violações dos Direitos Humanos Violência/prevenção & controle Assistência Social |
description |
De acordo com a organização das nações unidas (ONU), a cultura de paz baseia-se nos princípios do respeito pelos direitos humanos, tolerância, promoção do desenvolvimento e democracia mais substantiva e emancipadoras, educação para a paz e uma maior participação da sociedade para uma abordagem integral na prevenção da violência e dos conflitos. As diversas manifestações de violência vêm modificando as formas de sociabilidade no cotidiano das pessoas e, por isso, é preciso entender a construção da cultura de paz ancorada à vida cotidiana, no contexto das relações sociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar a cultura de paz na vida cotidiana, considerando os aspectos da micro e macro estrutura social. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da dialética marxista. O estudo foi desenvolvido em duas fases: mapeamento e análise em profundidade. A primeira fase do estudo analisou os documentos referentes a sete programas de cultura de paz em Minas Gerais e orientou a definição doprograma Fica Vivo como cenário da pesquisa. A segunda fase permitiu analisar em profundidade a cultura de paz na vida cotidiana para os participantes do Fica Vivo. Os dados foram obtidos de observações e entrevistas, oficineiros e jovens do Programa. Os jovens escreveram ainda um diário que foi incluído como material empírico. Os dados foramorientados pela Análise de Discurso Crítica (ADC), baseado nos legados da teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Os resultados revelam que o programa Fica Vivo é permeado por discursos que indicam a expansão dos direitos sociais e associam essas garantias à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. A mediação de conflitos foi considerada uma importante estratégia de fortalecimento e promoção da cultura de paz, pois revela um processo que valoriza a condição humana, que por sua vez, é capaz de impulsionar mudançasno cotidiano das pessoas. A liberdade dos sujeitos também foi relacionada como uma forma de alcançar a cultura de paz. O Fica Vivo foi apresentado nos discursos como uma estratégia que possibilitou o ir e vir dos jovens nos seus territórios. Os participantes compreendem acultura de paz na sua vida como algo distante, porém necessário. Nesse campo, os achados nos revelam elementos como o preconceito racial e geracional, o estigma social, a naturalização da violência e a desigualdade social como aspectos que atravessam o cotidianodos jovens. Assim, por se tratar de um programa que opera em territórios de violência, a tendência da construção da cultura de paz ainda é marcada pela ideologia e hegemonia que orientam as políticas focalizadas, as práticas discursivas midiáticas e o modo de agir dos8 jovens. Conclui-se que o Fica Vivo representa uma importante estratégia com potencial para modificar o cotidiano na busca da cultura de paz. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T21:19:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T21:19:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/1/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/2/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63c692139052b1d7816c1eb4a2bc640a 337a30741437d7aa56012de538112650 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589385467199488 |