Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stephanie Marques Moura Franco Belga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9
Resumo: De acordo com a organização das nações unidas (ONU), a cultura de paz baseia-se nos princípios do respeito pelos direitos humanos, tolerância, promoção do desenvolvimento e democracia mais substantiva e emancipadoras, educação para a paz e uma maior participação da sociedade para uma abordagem integral na prevenção da violência e dos conflitos. As diversas manifestações de violência vêm modificando as formas de sociabilidade no cotidiano das pessoas e, por isso, é preciso entender a construção da cultura de paz ancorada à vida cotidiana, no contexto das relações sociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar a cultura de paz na vida cotidiana, considerando os aspectos da micro e macro estrutura social. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da dialética marxista. O estudo foi desenvolvido em duas fases: mapeamento e análise em profundidade. A primeira fase do estudo analisou os documentos referentes a sete programas de cultura de paz em Minas Gerais e orientou a definição doprograma Fica Vivo como cenário da pesquisa. A segunda fase permitiu analisar em profundidade a cultura de paz na vida cotidiana para os participantes do Fica Vivo. Os dados foram obtidos de observações e entrevistas, oficineiros e jovens do Programa. Os jovens escreveram ainda um diário que foi incluído como material empírico. Os dados foramorientados pela Análise de Discurso Crítica (ADC), baseado nos legados da teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Os resultados revelam que o programa Fica Vivo é permeado por discursos que indicam a expansão dos direitos sociais e associam essas garantias à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. A mediação de conflitos foi considerada uma importante estratégia de fortalecimento e promoção da cultura de paz, pois revela um processo que valoriza a condição humana, que por sua vez, é capaz de impulsionar mudançasno cotidiano das pessoas. A liberdade dos sujeitos também foi relacionada como uma forma de alcançar a cultura de paz. O Fica Vivo foi apresentado nos discursos como uma estratégia que possibilitou o ir e vir dos jovens nos seus territórios. Os participantes compreendem acultura de paz na sua vida como algo distante, porém necessário. Nesse campo, os achados nos revelam elementos como o preconceito racial e geracional, o estigma social, a naturalização da violência e a desigualdade social como aspectos que atravessam o cotidianodos jovens. Assim, por se tratar de um programa que opera em territórios de violência, a tendência da construção da cultura de paz ainda é marcada pela ideologia e hegemonia que orientam as políticas focalizadas, as práticas discursivas midiáticas e o modo de agir dos8 jovens. Conclui-se que o Fica Vivo representa uma importante estratégia com potencial para modificar o cotidiano na busca da cultura de paz.
id UFMG_b684ca6c15ae8d723032a7188b9174cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AKWPK9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Kenia Lara da SilvaMarco AkermanElza Machado de MeloStephanie Marques Moura Franco Belga2019-08-12T21:19:09Z2019-08-12T21:19:09Z2017-01-23http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9De acordo com a organização das nações unidas (ONU), a cultura de paz baseia-se nos princípios do respeito pelos direitos humanos, tolerância, promoção do desenvolvimento e democracia mais substantiva e emancipadoras, educação para a paz e uma maior participação da sociedade para uma abordagem integral na prevenção da violência e dos conflitos. As diversas manifestações de violência vêm modificando as formas de sociabilidade no cotidiano das pessoas e, por isso, é preciso entender a construção da cultura de paz ancorada à vida cotidiana, no contexto das relações sociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar a cultura de paz na vida cotidiana, considerando os aspectos da micro e macro estrutura social. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da dialética marxista. O estudo foi desenvolvido em duas fases: mapeamento e análise em profundidade. A primeira fase do estudo analisou os documentos referentes a sete programas de cultura de paz em Minas Gerais e orientou a definição doprograma Fica Vivo como cenário da pesquisa. A segunda fase permitiu analisar em profundidade a cultura de paz na vida cotidiana para os participantes do Fica Vivo. Os dados foram obtidos de observações e entrevistas, oficineiros e jovens do Programa. Os jovens escreveram ainda um diário que foi incluído como material empírico. Os dados foramorientados pela Análise de Discurso Crítica (ADC), baseado nos legados da teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Os resultados revelam que o programa Fica Vivo é permeado por discursos que indicam a expansão dos direitos sociais e associam essas garantias à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. A mediação de conflitos foi considerada uma importante estratégia de fortalecimento e promoção da cultura de paz, pois revela um processo que valoriza a condição humana, que por sua vez, é capaz de impulsionar mudançasno cotidiano das pessoas. A liberdade dos sujeitos também foi relacionada como uma forma de alcançar a cultura de paz. O Fica Vivo foi apresentado nos discursos como uma estratégia que possibilitou o ir e vir dos jovens nos seus territórios. Os participantes compreendem acultura de paz na sua vida como algo distante, porém necessário. Nesse campo, os achados nos revelam elementos como o preconceito racial e geracional, o estigma social, a naturalização da violência e a desigualdade social como aspectos que atravessam o cotidianodos jovens. Assim, por se tratar de um programa que opera em territórios de violência, a tendência da construção da cultura de paz ainda é marcada pela ideologia e hegemonia que orientam as políticas focalizadas, as práticas discursivas midiáticas e o modo de agir dos8 jovens. Conclui-se que o Fica Vivo representa uma importante estratégia com potencial para modificar o cotidiano na busca da cultura de paz.According to the ONU (1999). The culture of peace is based on the principles of respect for human rights, tolerance, promotion of development and more substantive and emancipatory democracy, education for peace and greater participation in society. A comprehensiveapproach to preventing violence and conflict. The debate on violence has reached a scale that has provoked a multiplicity of concerns and demonstrations in favor of a social change that promotes a culture of peace. The various manifestations of violence have significantlymodified the forms of sociability in the daily life of people, so it is necessary to understand the construction of a culture of peace anchored to everyday life in the context of social relations. Faced with this challenge, the present work aims to discuss how the culture of peace develops in daily life, considering the aspects of the micro and macro social structure. It is believed that the relevance of this research is configured to the extent that the principles of the Culture of Peace challenge society for social change. In this study, he proposed as a general objective to analyze the culture of peace in everyday life. This is a descriptive-exploratorystudy of a qualitative approach, anchored in the methodological framework of the Marxist dialectic. The study was developed in two phases: mapping and in-depth analysis. The first phase of the study guided the definition of the Fica Vivo program as the research scenario.The second phase allowed us to analyze in depth the culture of peace in everyday life for Fica Vivo participants. Data were obtained from interviews with 04 managers and 05 program clerks, as well as from 03 young people participating in the activities. The youths also wrote a diary that was included as empirical material. The data were guided by Critical Discourse Analysis (ADC), based on the legacies of Agnes Heller's Theory of everyday Life. The results show that the Fica Vivo program is permeated by discourses that indicate the expansion of social rights and associate these guarantees with the promotion of a culture of peace andhuman rights. The mediation of conflicts was considered an important strategy to strengthen and promote the culture of peace, since it reveals a process that values the human condition, which in turn, is capable of driving changes in the daily life of social relations. The freedom of the subjects was also related as a way to reach the culture of peace. Fica Vivo was presented in the speeches as a strategy that made it possible for young people to come and go in their territories. The adolescents attended by Fica Vivo understand a culture of peace in their life as something distant, but necessary. In this field, the findings reveal elements such as racial and generational prejudice, social stigma, naturalization of violence and social inequality as aspects that justify the perspective of a culture of peace among these young 10 people. Therefore, because it is a program that operates in territories of violence, the practical tendency of the construction of a culture of peace is still marked by the daily life that this phenomenon imposes on the subjects and society. It is concluded that Fica Vivo represents an important strategy with the potential to modify daily life in the search for a culture of peace.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConflitos CivisEnfermagemPesquisa QualitativaPreconceitoDireitos HumanosQuestionáriosViolações dos Direitos HumanosViolência/prevenção & controleAssistência SocialPromoção da SaúdeCultura de PazVida CotidianaCultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALstephanie_marques_moura_franco_belga.pdfapplication/pdf2600382https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/1/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf63c692139052b1d7816c1eb4a2bc640aMD51TEXTstephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txtstephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txtExtracted texttext/plain228193https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/2/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txt337a30741437d7aa56012de538112650MD521843/ANDO-AKWPK92019-11-14 19:55:51.337oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AKWPK9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:55:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
title Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
spellingShingle Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
Stephanie Marques Moura Franco Belga
Promoção da Saúde
Cultura de Paz
Vida Cotidiana
Conflitos Civis
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Preconceito
Direitos Humanos
Questionários
Violações dos Direitos Humanos
Violência/prevenção & controle
Assistência Social
title_short Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
title_full Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
title_fullStr Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
title_full_unstemmed Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
title_sort Cultura de paz na vida cotidiana: desafios e possibilidades do Programa Fica Vivo
author Stephanie Marques Moura Franco Belga
author_facet Stephanie Marques Moura Franco Belga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kenia Lara da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marco Akerman
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elza Machado de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Stephanie Marques Moura Franco Belga
contributor_str_mv Kenia Lara da Silva
Marco Akerman
Elza Machado de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da Saúde
Cultura de Paz
Vida Cotidiana
topic Promoção da Saúde
Cultura de Paz
Vida Cotidiana
Conflitos Civis
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Preconceito
Direitos Humanos
Questionários
Violações dos Direitos Humanos
Violência/prevenção & controle
Assistência Social
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Conflitos Civis
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Preconceito
Direitos Humanos
Questionários
Violações dos Direitos Humanos
Violência/prevenção & controle
Assistência Social
description De acordo com a organização das nações unidas (ONU), a cultura de paz baseia-se nos princípios do respeito pelos direitos humanos, tolerância, promoção do desenvolvimento e democracia mais substantiva e emancipadoras, educação para a paz e uma maior participação da sociedade para uma abordagem integral na prevenção da violência e dos conflitos. As diversas manifestações de violência vêm modificando as formas de sociabilidade no cotidiano das pessoas e, por isso, é preciso entender a construção da cultura de paz ancorada à vida cotidiana, no contexto das relações sociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar a cultura de paz na vida cotidiana, considerando os aspectos da micro e macro estrutura social. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da dialética marxista. O estudo foi desenvolvido em duas fases: mapeamento e análise em profundidade. A primeira fase do estudo analisou os documentos referentes a sete programas de cultura de paz em Minas Gerais e orientou a definição doprograma Fica Vivo como cenário da pesquisa. A segunda fase permitiu analisar em profundidade a cultura de paz na vida cotidiana para os participantes do Fica Vivo. Os dados foram obtidos de observações e entrevistas, oficineiros e jovens do Programa. Os jovens escreveram ainda um diário que foi incluído como material empírico. Os dados foramorientados pela Análise de Discurso Crítica (ADC), baseado nos legados da teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Os resultados revelam que o programa Fica Vivo é permeado por discursos que indicam a expansão dos direitos sociais e associam essas garantias à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. A mediação de conflitos foi considerada uma importante estratégia de fortalecimento e promoção da cultura de paz, pois revela um processo que valoriza a condição humana, que por sua vez, é capaz de impulsionar mudançasno cotidiano das pessoas. A liberdade dos sujeitos também foi relacionada como uma forma de alcançar a cultura de paz. O Fica Vivo foi apresentado nos discursos como uma estratégia que possibilitou o ir e vir dos jovens nos seus territórios. Os participantes compreendem acultura de paz na sua vida como algo distante, porém necessário. Nesse campo, os achados nos revelam elementos como o preconceito racial e geracional, o estigma social, a naturalização da violência e a desigualdade social como aspectos que atravessam o cotidianodos jovens. Assim, por se tratar de um programa que opera em territórios de violência, a tendência da construção da cultura de paz ainda é marcada pela ideologia e hegemonia que orientam as políticas focalizadas, as práticas discursivas midiáticas e o modo de agir dos8 jovens. Conclui-se que o Fica Vivo representa uma importante estratégia com potencial para modificar o cotidiano na busca da cultura de paz.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T21:19:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T21:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9
url http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AKWPK9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/1/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AKWPK9/2/stephanie_marques_moura_franco_belga.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63c692139052b1d7816c1eb4a2bc640a
337a30741437d7aa56012de538112650
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589385467199488