Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Arnaldo de Albuquerque AraujoMilton Terumitsu SogabeClaudio Marcio MagalhaesLuiz Antonio Cruz SouzaLucia Gouvea PimentelJoao Victor Boechat Gomide2019-08-10T23:51:07Z2019-08-10T23:51:07Z2011-08-12http://hdl.handle.net/1843/JSSS-94EN2UEsta tese descreve o desenvolvimento de um sistema de captura demovimento em tempo real e de código aberto OpenMoCap e suasaplicações e seu impacto no audiovisual, dentro da produção de efeitos visuais e da imagem digital. As várias etapas para produzir, do início, dados de captura de movimento para animar personagens para o cinema, a televisão e os jogos digitais são apresentadas. O aplicativo realiza todo o fluxo de trabalho para a aquisição dos dados de movimento e a sua saída em formatos apropriados para os softwares de modelagem e animação. A expertise para se trabalhar com a captura de movimento e os efeitos visuais é discutida, passo a passo, com exemplos de produções apresentadas em rede nacional de televisão aberta. Um portal da web foi construído, centrado na animação de personagens e na realidade aumentada com a captura de movimento, para difundir o seu uso e para atrair contribuições de desenvolvedores para melhorar o seu código-fonte. A captura de movimento é uma técnica valiosa para a animação de personagens nas imagens em movimento, nos jogos e na realidade aumentada. Infelizmente, a maioria dos sistemas de captura de movimento é muito caro e de propriedade de empresas. Diante desta realidade, uma aplicação de código aberto para captura óptica de movimento foi desenvolvida, baseada em técnicas de análise de imagens digitais. A arquitetura foi desenhada para análise do movimento de marcadores em tempo real, sendo modular e flexível. Ela permite a adição de novos módulos otimizados para funções específicas, como o uso de diferentes conjuntos de câmeras e a captura sem marcadores, utilizando os já existentes. Três aplicações de animação de personagens com a captura de movimento estão sendo desenvolvidas no presente momento, para demonstrar a viabilidade do aplicativo.This thesis describes the development of an open source real time motion capture system - the OpenMoCap - and its applications and impact to audiovisual, inside visual effects and digital image production. The various steps to produce, from scratch, motion capture data to animate characters for cinema, television and games are related. The software carries out the entire pipeline for acquisition of motion data and its output in appropriate formats to modeling and animation software. The expertise to work with motion capture and visual effects is presented, step by step, with examples from mainstream production. A web portal has being constructed, centered in character animation and augmentedreality with motion capture, to disseminate its use and to attract contributions from developers to improve its source code. Motion capture is a valuable technique for character animation in motion pictures, games and augmented reality. Unfortunately, most of the motion capture systems currently available are expensive and proprietary. In face of this reality, an open source application for optical motion capture was developed based on digital image analysis techniques. The defined architecture is designed for real time motion analysis of markers, being flexible and modular. It allows the addition of new optimized modules for specific functions, as different cameras sets and marker-less motion capture, taking advantage of the existing ones. Three applications in character animation with motion capture and OpenMoCap are being done at the present moment to show the feasibility of the software to different types of uses. The first one is a short movie with the theatrical company Galpão, the second is for character animation in Dango Balango, a telecast from Rede Minas de Televisão, and the latter is a digital game.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnimação por computadorAnimação (Cinematografia)ArtesCinematografia Efeitos especiaisProcessamento de imagens Técnicas digitaisSoftware livreArtes visuaisCaptura de movimentoEfeitos visuaisImagem digitalAnimação de personagensEfeitos visuais, da trucagem óptica à captura digital de movimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_jvbg.pdfapplication/pdf11546577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-94EN2U/1/tese_doutorado_jvbg.pdf1e1cf666174c1a1f05edbec0569332baMD51tese_doutorado_jvbg.pdfapplication/pdf11546577https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-94EN2U/2/tese_doutorado_jvbg.pdf1e1cf666174c1a1f05edbec0569332baMD52TEXTtese_doutorado_jvbg.pdf.txttese_doutorado_jvbg.pdf.txtExtracted texttext/plain320400https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-94EN2U/3/tese_doutorado_jvbg.pdf.txt97537f21444b806263a80bd0c6a39bc2MD531843/JSSS-94EN2U2019-11-14 05:36:57.421oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-94EN2URepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:36:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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