Criação de um instrumento embasado na abordagem por competência para avaliação do processo ensino aprendizagem do Curso Técnico em Radiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josonilton Costa Moraes Rêgo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSHZ5
Resumo: Acredita-se que uma das maneiras que a educação encontrou para suprir as necessidades do mundo do trabalho foi idealizar um ensino com base em competências, organizando currículos de acordo com as demandas do mercado e em consonância com o modelo de formação por competências. Partindo desse pressuposto e tendo ciência de que o processo de avaliação deve ser coerente com as concepções que norteiam a proposta pedagógica da instituição formadora, a ESP/CE vem, ao longo de sua existência, trabalhando no sentido de realizar uma avaliação que desempenhe um papel significativo no ensino efetivo. Contudo, ao acompanhar os processos avaliativos aplicados na Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), inicialmente, como professor e atualmente como coordenador de curso técnico, o que se tem percebido é que, ainda que os currículos dos cursos desenvolvidos na instituição sejam baseados em competências, os instrumentos de avaliação não são desenvolvidos no sentido de avaliar o grau de desenvolvimento das competências propostas pelo curso. Essa percepção nos instigou a trabalhar uma proposta de intervenção no sentido de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de avaliar as três dimensões da competência, em outras palavras, instrumentos que se iniciem com a identificação dos objetivos de aprendizagem e termine com um julgamento acerca da extensão em que essesobjetivos foram atingidos e que competências foras adquiridas pelo educando. Nesse sentido, nossa proposta de intervenção tem como objetivo geral desenvolver instrumentos de avaliação por competências, para o Curso Técnico em Radiologia. Mesmo cientes da importância desse processo ser extensivo a todos os cursos técnicos cujo currículo é baseado em competências, optou-se nesse momento por trabalhar, considerando a matriz curricular do Curso Técnico de Radiologia, não só por ser esse o curso que coordenamos, mas, sobretudo, pela nossa formação acadêmica na área.
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spelling Adriane VieiraSonia Maria Nunes VianaJosonilton Costa Moraes Rêgo2019-08-14T13:10:14Z2019-08-14T13:10:14Z2013-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSHZ5Acredita-se que uma das maneiras que a educação encontrou para suprir as necessidades do mundo do trabalho foi idealizar um ensino com base em competências, organizando currículos de acordo com as demandas do mercado e em consonância com o modelo de formação por competências. Partindo desse pressuposto e tendo ciência de que o processo de avaliação deve ser coerente com as concepções que norteiam a proposta pedagógica da instituição formadora, a ESP/CE vem, ao longo de sua existência, trabalhando no sentido de realizar uma avaliação que desempenhe um papel significativo no ensino efetivo. Contudo, ao acompanhar os processos avaliativos aplicados na Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), inicialmente, como professor e atualmente como coordenador de curso técnico, o que se tem percebido é que, ainda que os currículos dos cursos desenvolvidos na instituição sejam baseados em competências, os instrumentos de avaliação não são desenvolvidos no sentido de avaliar o grau de desenvolvimento das competências propostas pelo curso. Essa percepção nos instigou a trabalhar uma proposta de intervenção no sentido de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de avaliar as três dimensões da competência, em outras palavras, instrumentos que se iniciem com a identificação dos objetivos de aprendizagem e termine com um julgamento acerca da extensão em que essesobjetivos foram atingidos e que competências foras adquiridas pelo educando. Nesse sentido, nossa proposta de intervenção tem como objetivo geral desenvolver instrumentos de avaliação por competências, para o Curso Técnico em Radiologia. Mesmo cientes da importância desse processo ser extensivo a todos os cursos técnicos cujo currículo é baseado em competências, optou-se nesse momento por trabalhar, considerando a matriz curricular do Curso Técnico de Radiologia, não só por ser esse o curso que coordenamos, mas, sobretudo, pela nossa formação acadêmica na área.It is believed that one of the ways that education found to meet the needs of the labor was design an education based on skills, organizing curricula according to the market demands and in line with the model of training for skills. Based on this assumption, and being aware that the evaluation process should be consistent with the concepts that guide the pedagogical educational institution, the ESP / EC has, throughout its existence, working towards an assessment that play a role significant in effective teaching. However, to monitor the evaluation processes applied in the Directorate of Health Professional Education (Dieps), initially as a teacher and now as coordinator technical course, what we have realized is that, although the curricula of the courses offered at the institution are based competency, assessment tools are not designed to assess the degree of development of the skills offered by the course. This realization prompted us to work an intervention proposal to develop assessment instruments able to assess the three dimensions of competence, in other words, instruments that begin with the identification of learning objectives and ends with a judgment about the extent to that these objectives have been met and that skills acquired by educating forces. In this sense, our proposed intervention aims to develop general skills assessment instruments for Technical Course in Radiology. Even aware of the importance of this process to be extended to all technical courses whose curriculum is competency-based, it was decided at that time to work, considering the curriculum Radiology Technician Course, not onlybecause this is the course that coordinate, but especially by our academic area.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemAvaliação por CompetênciasEducação ProfissionalCompetênciaCriação de um instrumento embasado na abordagem por competência para avaliação do processo ensino aprendizagem do Curso Técnico em Radiologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjosonilton_costa_moraes_rego.pdfapplication/pdf415826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSHZ5/1/josonilton_costa_moraes_rego.pdf36d6c777e4a97362462e30141f93d23bMD51TEXTjosonilton_costa_moraes_rego.pdf.txtjosonilton_costa_moraes_rego.pdf.txtExtracted texttext/plain58686https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSHZ5/2/josonilton_costa_moraes_rego.pdf.txt6c444c7c4d30aea6a368d9af3961086eMD521843/BUBD-9KSHZ52019-11-14 14:17:05.318oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSHZ5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:17:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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