A retórica da performatividade a partir do documentário "Estamira"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fábio Ávila Arcanjo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNFG4
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar, à luz da Análise Argumentativa do Discurso, o documentário brasileiro "Estamira", dirigido por Marcos Prado em 2004. Pensamos que nosso objeto de problematização se insere na tendência contemporânea, adotada pordocumentaristas brasileiros, que consiste em elencar como personagens de suas produções os chamados "sujeitos singulares". Essa terminologia, presente em diversos momentos ao longo do texto, faz menção àquelas pessoas que se encontram, de certa forma, marginalizadas pelos grandes veículos de comunicação. Para construir a nossa análise, utilizaremos aportes teóricos de áreas como cinema, comunicação e filosofia. Os eixos temáticos a serem contemplados, além da supramencionada Análise Argumentativa do Discurso, giram em torno da releitura a respeito da Retórica, operada pelo filósofo belga Michel Meyer, das teorias da performance, da tratativa concedida por Eni Orlandi à noção de silêncio e, por fim, fechamos a nossa dissertação discutindo, de forma dirimida, a questão do ressentimento.
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