Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/68774 |
Resumo: | Com a intenção de despertar alguns questionamentos sobre os silêncios no audiovisual, essa pesquisa pretende considerar o termo silêncios diegéticos como sendo os ruídos presentes nas cenas com papel fundamental para a construção narrativa. Iniciaremos essa jornada com uma investigação dos estudos sobre os silêncios. Desse modo, a partir das definições do termo e trabalhos de autores como John Cage, abordaremos os silêncios compostos por ruídos, pois o mundo – assim como nós – é repleto deles. Transferindo essa percepção para o universo audiovisual, essa categoria será interpretada aos olhos das teorias de Som-Imagem de Michel Chion e Claudia Gorbman que trazem a ideia de que o silêncio pode ser criado de diferentes modos. Ao relacionar os conceitos apresentados com exemplos fílmicos, o texto discorre reforçando a ideia de que, enquanto no mundo real as sonoridades intrínsecas aos silêncios já estão prontas, no audiovisual os silêncios são criados através da fabricação dos ruídos. Esses ruídos, que na pesquisa englobam todos os efeitos sonoros, possuem diferentes papéis na história e quando projetados especificamente para a cena com sentido narrativo dão origem aos silêncios diegéticos – silêncios presentes na diegese. Portanto, compreendemos que os silêncios diegéticos ao se comunicarem com os demais elementos sonoros presentes na trilha, como a música, criam a imersão na história. E para exemplificar essa investigação a pesquisa propõe cinco categorias de silêncios diegéticos que se relacionam de diversas maneiras com a trilha musical: silêncio como personagem, silêncio como elemento musical, silêncio como marcação narrativa, silêncio híbrido e silêncio criando música eletroacústica. Por fim, com a intenção de realizar testes composicionais em que os silêncios diegéticos interagem com a música em diferentes níveis, o capítulo final apresenta quatro estudos e detalhes de suas produções. |
id |
UFMG_b825fe52f1ccd7e84215fd18583f2d9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/68774 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rogério Vasconcelos Barbosahttp://lattes.cnpq.br/4255986646659146Débora Regina OpolskiEduardo Campolina Vianna LoureiroOiliam José LannaUlisses Quadros Galetto de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/0736558180156584Marina Marcon Moreira2024-06-03T19:52:20Z2024-06-03T19:52:20Z2024-03-21http://hdl.handle.net/1843/68774Com a intenção de despertar alguns questionamentos sobre os silêncios no audiovisual, essa pesquisa pretende considerar o termo silêncios diegéticos como sendo os ruídos presentes nas cenas com papel fundamental para a construção narrativa. Iniciaremos essa jornada com uma investigação dos estudos sobre os silêncios. Desse modo, a partir das definições do termo e trabalhos de autores como John Cage, abordaremos os silêncios compostos por ruídos, pois o mundo – assim como nós – é repleto deles. Transferindo essa percepção para o universo audiovisual, essa categoria será interpretada aos olhos das teorias de Som-Imagem de Michel Chion e Claudia Gorbman que trazem a ideia de que o silêncio pode ser criado de diferentes modos. Ao relacionar os conceitos apresentados com exemplos fílmicos, o texto discorre reforçando a ideia de que, enquanto no mundo real as sonoridades intrínsecas aos silêncios já estão prontas, no audiovisual os silêncios são criados através da fabricação dos ruídos. Esses ruídos, que na pesquisa englobam todos os efeitos sonoros, possuem diferentes papéis na história e quando projetados especificamente para a cena com sentido narrativo dão origem aos silêncios diegéticos – silêncios presentes na diegese. Portanto, compreendemos que os silêncios diegéticos ao se comunicarem com os demais elementos sonoros presentes na trilha, como a música, criam a imersão na história. E para exemplificar essa investigação a pesquisa propõe cinco categorias de silêncios diegéticos que se relacionam de diversas maneiras com a trilha musical: silêncio como personagem, silêncio como elemento musical, silêncio como marcação narrativa, silêncio híbrido e silêncio criando música eletroacústica. Por fim, com a intenção de realizar testes composicionais em que os silêncios diegéticos interagem com a música em diferentes níveis, o capítulo final apresenta quatro estudos e detalhes de suas produções.In an attempt to raise questions about silences in audiovisual media, this research considers the concept of diegetic silences as noises present in scenes with a fundamental role in narrative construction. We will begin this journey with an investigation of studies about silences. Based on definitions of the term and works by authors such as John Cage, we will address silences composed of noises, as the world – just like us – is full of them. Transferring this perception to the audiovisual universe, we will interpret this category through the lenses of Michel Chion and Claudia Gorbman's Sound-Image theories, which bring the idea that silence can be created in various ways. By relating the concepts presented with filmic examples, the text reinforces the idea that, while in the real world the sounds intrinsic to silences are already ready, in the audiovisual world silences are created through the manufacture of noises. These noises, which in the research encompass all sound effects, have different roles in the story. When designed specifically for the scene with narrative intent, they give rise to diegetic silences – silences within the diegesis. Therefore, we understand that diegetic silences, when interacting with other sound elements present in the track, such as music, create immersion in the story. The study proposes five categories of diegetic silences that connect to music in various ways to illustrate this interaction: silence as a character, silence as a musical element, silence as a narrative marker, hybrid silence, and silence creating electroacoustic music. Finally, to apply these definitions of diegetic silence in practice, the last chapter concludes with four studies and production details, all of which are intended as compositional tests in which diegetic silences interact with music at various levels.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessSilêncioComposição (Música)Cinema e músicaMúsica eletroacústicaSilêncios DiegéticosComposição MusicalMúsica EletroacústicaAudiovisualSilêncios diegéticos e a composição musical audiovisualDiegetic silences and audiovisual musical compositioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese - Silêncios Diegéticos e a Composição Musical Audiovisual.pdfTese - Silêncios Diegéticos e a Composição Musical Audiovisual.pdfapplication/pdf3711678https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68774/1/Tese%20-%20Sil%c3%aancios%20Dieg%c3%a9ticos%20e%20a%20Composi%c3%a7%c3%a3o%20Musical%20Audiovisual.pdf93b2448d0e398b92f3a82b96346a45fdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68774/4/license_rdfd434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68774/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/687742024-06-03 16:52:21.308oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-06-03T19:52:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Diegetic silences and audiovisual musical composition |
title |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
spellingShingle |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual Marina Marcon Moreira Silêncios Diegéticos Composição Musical Música Eletroacústica Audiovisual Silêncio Composição (Música) Cinema e música Música eletroacústica |
title_short |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
title_full |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
title_fullStr |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
title_full_unstemmed |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
title_sort |
Silêncios diegéticos e a composição musical audiovisual |
author |
Marina Marcon Moreira |
author_facet |
Marina Marcon Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogério Vasconcelos Barbosa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4255986646659146 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Débora Regina Opolski |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oiliam José Lanna |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ulisses Quadros Galetto de Moraes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0736558180156584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marina Marcon Moreira |
contributor_str_mv |
Rogério Vasconcelos Barbosa Débora Regina Opolski Eduardo Campolina Vianna Loureiro Oiliam José Lanna Ulisses Quadros Galetto de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silêncios Diegéticos Composição Musical Música Eletroacústica Audiovisual |
topic |
Silêncios Diegéticos Composição Musical Música Eletroacústica Audiovisual Silêncio Composição (Música) Cinema e música Música eletroacústica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silêncio Composição (Música) Cinema e música Música eletroacústica |
description |
Com a intenção de despertar alguns questionamentos sobre os silêncios no audiovisual, essa pesquisa pretende considerar o termo silêncios diegéticos como sendo os ruídos presentes nas cenas com papel fundamental para a construção narrativa. Iniciaremos essa jornada com uma investigação dos estudos sobre os silêncios. Desse modo, a partir das definições do termo e trabalhos de autores como John Cage, abordaremos os silêncios compostos por ruídos, pois o mundo – assim como nós – é repleto deles. Transferindo essa percepção para o universo audiovisual, essa categoria será interpretada aos olhos das teorias de Som-Imagem de Michel Chion e Claudia Gorbman que trazem a ideia de que o silêncio pode ser criado de diferentes modos. Ao relacionar os conceitos apresentados com exemplos fílmicos, o texto discorre reforçando a ideia de que, enquanto no mundo real as sonoridades intrínsecas aos silêncios já estão prontas, no audiovisual os silêncios são criados através da fabricação dos ruídos. Esses ruídos, que na pesquisa englobam todos os efeitos sonoros, possuem diferentes papéis na história e quando projetados especificamente para a cena com sentido narrativo dão origem aos silêncios diegéticos – silêncios presentes na diegese. Portanto, compreendemos que os silêncios diegéticos ao se comunicarem com os demais elementos sonoros presentes na trilha, como a música, criam a imersão na história. E para exemplificar essa investigação a pesquisa propõe cinco categorias de silêncios diegéticos que se relacionam de diversas maneiras com a trilha musical: silêncio como personagem, silêncio como elemento musical, silêncio como marcação narrativa, silêncio híbrido e silêncio criando música eletroacústica. Por fim, com a intenção de realizar testes composicionais em que os silêncios diegéticos interagem com a música em diferentes níveis, o capítulo final apresenta quatro estudos e detalhes de suas produções. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-03T19:52:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-03T19:52:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/68774 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/68774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68774/1/Tese%20-%20Sil%c3%aancios%20Dieg%c3%a9ticos%20e%20a%20Composi%c3%a7%c3%a3o%20Musical%20Audiovisual.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68774/4/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68774/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93b2448d0e398b92f3a82b96346a45fd d434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4e cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589182761730048 |