O N400 como medida de avaliação do grau de relacionamento entre estímulos equivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ryan Ríguel Barbosa do Espirito Santo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BCWP8P
Resumo: O presente estudo teve como objetivo utilizar a medida do componente N400 para avaliar o efeito do overtraining no grau de relacionamento entre estímulos em classes de equivalência. Para tanto, dois grupos de participantes, denominados Overtraining e Regular, foram submetidos a um procedimento de Matching to Sample no qual foram ensinadas relações condicionais entre conjuntos de estímulos compostos por figuras abstratas. O procedimento para ambos os grupos diferiu apenas com relação ao número de tentativas de linha de base, de forma que os participantes no Grupo de Overtraining foram expostos ao dobro de tentativas de linha de base quando comparados com os participantes do Grupo Regular. Quinze participantes de cada grupo atingiram, pelo menos, 83% de acertos nos testes de equivalência e foram considerados aptos para realizar a tarefa de priming semântico. Na referida tarefa, pares compostos por estímulos da mesma classe e compostos por estímulos de classes diferentes eram apresentados de maneira sucessiva enquanto eletrodos captavam e registravam a atividade neural do participante. Com base na literatura, apenas pares compostos por estímulos de classes diferentes deveriam produzir um componente N400 mais amplo do que pares de estímulos da mesma classe. Além disso, também se investigou um possível efeito modulador da ocorrência do componente N400 relacionado a quantidade de tentativas de treino de linha base. A partir de análises feitas com testes de permutação, não foram encontradas diferenças significativas entre as amplitudes de onda de pares de estímulos da mesma classe e de classes diferentes em ambos os grupos. No entanto, por meio de inspeção visual, as amplitudes de onda para os participantes do Grupo Regular parecem apresentar maior diferença entre pares de estímulos da mesma classe e pares de estímulos de classes diferentes quando comparados com as amplitudes de onda para os participantes do Grupo Overtraining. Tais resultados foram discutidos em termos das variáveis potencialmente envolvidas na modulação do N400, tais como, a quantidade de apresentação dos estímulos durante o treino, a utilização de estímulos com conteúdo semântico pré-experimental e, também, a ocorrência do controle por rejeição.
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Quinze participantes de cada grupo atingiram, pelo menos, 83% de acertos nos testes de equivalência e foram considerados aptos para realizar a tarefa de priming semântico. Na referida tarefa, pares compostos por estímulos da mesma classe e compostos por estímulos de classes diferentes eram apresentados de maneira sucessiva enquanto eletrodos captavam e registravam a atividade neural do participante. Com base na literatura, apenas pares compostos por estímulos de classes diferentes deveriam produzir um componente N400 mais amplo do que pares de estímulos da mesma classe. Além disso, também se investigou um possível efeito modulador da ocorrência do componente N400 relacionado a quantidade de tentativas de treino de linha base. A partir de análises feitas com testes de permutação, não foram encontradas diferenças significativas entre as amplitudes de onda de pares de estímulos da mesma classe e de classes diferentes em ambos os grupos. No entanto, por meio de inspeção visual, as amplitudes de onda para os participantes do Grupo Regular parecem apresentar maior diferença entre pares de estímulos da mesma classe e pares de estímulos de classes diferentes quando comparados com as amplitudes de onda para os participantes do Grupo Overtraining. Tais resultados foram discutidos em termos das variáveis potencialmente envolvidas na modulação do N400, tais como, a quantidade de apresentação dos estímulos durante o treino, a utilização de estímulos com conteúdo semântico pré-experimental e, também, a ocorrência do controle por rejeição.The present study aimed to use a measure of the N400 component to evaluate the overtraining effect on the degree of relationship between stimuli in equivalence class. Two groups of participants, named Overtraining and Regular, were submitted to a Matching to Sample procedure in which conditional relations were taught between stimuli sets composed by abstract figures. The training procedure for both groups was different only related to the number of the baseline trials, in a way that participants in the Overtraining Group were exposed to twice the number of baseline trials when compared to participants in the Regular Group. Fifteen participants from each group achieved at least 83% of correct responses in the equivalence test trials and were considered eligible to perform the priming semantic task. In this task, pairs of stimuli from same class and pairs of stimuli from different classes were presented in sequence way while electrodes captured and recorded the participant's neural activity. Based on the literature, only pairs of stimuli of the different class should produce a larger N400 component than pairs of stimuli of the same class. In addition, we also investigate a possible modulatory effect in the occurrence of N400 component related to the number of baseline trials. Based on permutation test results, significant differences were not find comparing the wave amplitudes of pairs of stimuli of the same class and pairs of stimuli of the different class for both groups. However, visual inspection of the wave amplitudes for participants in Regular Group allows to detect greater difference between pairs of stimuli of the same class and pairs of stimuli of the different class when compared to the wave amplitudes for participants in Overtraining Group. These results were discussed in terms of variables potentially involved in N400 modulation, such as the amount baseline trials, the use of stimuli with pre-experimental meaning and, also, the occurrence of control by rejection.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstimulos sensoriaisPsicologiaOvertrainingGrau de relacionamento entre estímulosN400Potencial relacionado a eventos (ERP)Equivalência de estímulosO N400 como medida de avaliação do grau de relacionamento entre estímulos equivalentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_n400_como_medida_de_avalia__o_do_grau_de_relacionamento_entre_est_mulos__equivalentes.pdfapplication/pdf1627303https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-BCWP8P/1/o_n400_como_medida_de_avalia__o_do_grau_de_relacionamento_entre_est_mulos__equivalentes.pdfad8940f15fa61947ac649a97fae7c295MD51TEXTo_n400_como_medida_de_avalia__o_do_grau_de_relacionamento_entre_est_mulos__equivalentes.pdf.txto_n400_como_medida_de_avalia__o_do_grau_de_relacionamento_entre_est_mulos__equivalentes.pdf.txtExtracted texttext/plain105950https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-BCWP8P/2/o_n400_como_medida_de_avalia__o_do_grau_de_relacionamento_entre_est_mulos__equivalentes.pdf.txt5c5c2d7a4a9bd49c364113ee43c3fb28MD521843/BUBD-BCWP8P2019-11-14 13:32:10.749oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-BCWP8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:32:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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