Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valeria Augusta Rocha de Assis Santos
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39787
Resumo: A criação de material didático para o ensino de língua inglesa é uma área desafiadora e essencial no campo de ensino e aprendizagem de segunda língua. Há evidências consideráveis que indicam que materias didáticos bem desenvolvidos, com objetivos claros e relevantes, podem ser a base para a prática da língua em sala de aula, permitir que o professor ensine de forma mais eficiente e, consequentemente, facilitar a aprendizagem. Este trabalho concentra-se em elementos cruciais envolvidos na criação de materiais didáticos para a aprendizagem de língua inglesa, e enfatiza a importância da criação de materiais autênticos, impactantes e significativos que poderão reduzir a ansiedade dos aprendizes, fomentar a confiança, considerando os seus diferentes perfis afetivos, estilos de aprendizagens, níveis de proficiência, e os efeitos tardios do ensino. Esse estudo também examinará como os materiais didáticos para ensino de língua inglesa devem encorajar o auto-investimento dos aprendizes, o foco consciente e sub-consciente em aspectos linguísticos, e como tais materiais podem promover uma avaliação formativa e favorecer a aprendizagem. Além disso, essa pesquisa destaca o papel significativo do escritor de materiais didáticos no processo de aprendizagem, especialmente a necessidade de que seja embasado nos princípios e aspectos envolvidos na aquisição de segunda-língua – teorias e resultados de pesquisas atuais – e aplicar tais conhecimentos no desenvolvimento de materiais didáticos criativos, interativos, que contenham um conteúdo que desperte o engajamento e promova a aprendizagem. Finalmente, embora o termo material de ensino e aprendizagem frequentemente se refira ao livro didático, nesse estudo, será usado para referir-se a qualquer mídia que facilite a aprendizagem tais como CDROMs, livros didáticos, aúdios e vídeos.
id UFMG_b9893db3914f6eb3f98f2f3bcafaa837
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39787
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Second language acquisition principles relevant to the development of language learning materialSecond language learningSecond language teachingMaterial writingSecond language acquisition principlesMaterial writers’ roleLíngua inglesa – Estudo e ensinoAquisição da segunda linguagemA criação de material didático para o ensino de língua inglesa é uma área desafiadora e essencial no campo de ensino e aprendizagem de segunda língua. Há evidências consideráveis que indicam que materias didáticos bem desenvolvidos, com objetivos claros e relevantes, podem ser a base para a prática da língua em sala de aula, permitir que o professor ensine de forma mais eficiente e, consequentemente, facilitar a aprendizagem. Este trabalho concentra-se em elementos cruciais envolvidos na criação de materiais didáticos para a aprendizagem de língua inglesa, e enfatiza a importância da criação de materiais autênticos, impactantes e significativos que poderão reduzir a ansiedade dos aprendizes, fomentar a confiança, considerando os seus diferentes perfis afetivos, estilos de aprendizagens, níveis de proficiência, e os efeitos tardios do ensino. Esse estudo também examinará como os materiais didáticos para ensino de língua inglesa devem encorajar o auto-investimento dos aprendizes, o foco consciente e sub-consciente em aspectos linguísticos, e como tais materiais podem promover uma avaliação formativa e favorecer a aprendizagem. Além disso, essa pesquisa destaca o papel significativo do escritor de materiais didáticos no processo de aprendizagem, especialmente a necessidade de que seja embasado nos princípios e aspectos envolvidos na aquisição de segunda-língua – teorias e resultados de pesquisas atuais – e aplicar tais conhecimentos no desenvolvimento de materiais didáticos criativos, interativos, que contenham um conteúdo que desperte o engajamento e promova a aprendizagem. Finalmente, embora o termo material de ensino e aprendizagem frequentemente se refira ao livro didático, nesse estudo, será usado para referir-se a qualquer mídia que facilite a aprendizagem tais como CDROMs, livros didáticos, aúdios e vídeos.English Language learning material creation is a challenging and invaluable field within the area of second language learning and teaching. There is considerable evidence to suggest that well-developed language learning materials developed with clear and relevant objectives should enable teachers to perform more efficiently, providing the basis for the bulk of language practice in class and consequently facilitating learning. This paper will concentrate on crucial elements involved in the creation of English language learning materials including the importance of creating impacting, meaningful and authentic materials which will both foster confidence and reduce learners’ anxiety and which consider individual learners’ affective profiles, learning styles, proficiency levels, and delayed effects of instruction. This study will examine how language learning materials should encourage learners’ self-investment, their conscious or subconscious focus on linguistic features and how such materials should promote formative feedback and maximize learning. Furthermore, this study will highlight the significant role of material writers in the learning process, particularly the requirement on such individuals to gather and retain knowledge of the principles and aspects involved in second language acquisition (including developments in theory and research findings) and to apply such knowledge in developing principled language learning materials which remain creative, interactive, and comprise engaging content that will promote learning. Finally, while the term language-learning material often relate solely to textbooks, in this paper the term will be used to refer to anything which may facilitate language learning including CD ROMs, books, audio and videos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCurso de Especialização em Ensino em InglêsUFMGVera Lúcia Menezes de Oliveira e Paivahttp://lattes.cnpq.br/1912870988082045Valeria Augusta Rocha de Assis Santos2022-03-03T20:46:47Z2022-03-03T20:46:47Z2005-10-13Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/39787porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-03T20:46:47Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/39787Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-03T20:46:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
title Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
spellingShingle Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
Valeria Augusta Rocha de Assis Santos
Second language learning
Second language teaching
Material writing
Second language acquisition principles
Material writers’ role
Língua inglesa – Estudo e ensino
Aquisição da segunda linguagem
title_short Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
title_full Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
title_fullStr Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
title_full_unstemmed Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
title_sort Second language acquisition principles relevant to the development of language learning material
author Valeria Augusta Rocha de Assis Santos
author_facet Valeria Augusta Rocha de Assis Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
http://lattes.cnpq.br/1912870988082045
dc.contributor.author.fl_str_mv Valeria Augusta Rocha de Assis Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Second language learning
Second language teaching
Material writing
Second language acquisition principles
Material writers’ role
Língua inglesa – Estudo e ensino
Aquisição da segunda linguagem
topic Second language learning
Second language teaching
Material writing
Second language acquisition principles
Material writers’ role
Língua inglesa – Estudo e ensino
Aquisição da segunda linguagem
description A criação de material didático para o ensino de língua inglesa é uma área desafiadora e essencial no campo de ensino e aprendizagem de segunda língua. Há evidências consideráveis que indicam que materias didáticos bem desenvolvidos, com objetivos claros e relevantes, podem ser a base para a prática da língua em sala de aula, permitir que o professor ensine de forma mais eficiente e, consequentemente, facilitar a aprendizagem. Este trabalho concentra-se em elementos cruciais envolvidos na criação de materiais didáticos para a aprendizagem de língua inglesa, e enfatiza a importância da criação de materiais autênticos, impactantes e significativos que poderão reduzir a ansiedade dos aprendizes, fomentar a confiança, considerando os seus diferentes perfis afetivos, estilos de aprendizagens, níveis de proficiência, e os efeitos tardios do ensino. Esse estudo também examinará como os materiais didáticos para ensino de língua inglesa devem encorajar o auto-investimento dos aprendizes, o foco consciente e sub-consciente em aspectos linguísticos, e como tais materiais podem promover uma avaliação formativa e favorecer a aprendizagem. Além disso, essa pesquisa destaca o papel significativo do escritor de materiais didáticos no processo de aprendizagem, especialmente a necessidade de que seja embasado nos princípios e aspectos envolvidos na aquisição de segunda-língua – teorias e resultados de pesquisas atuais – e aplicar tais conhecimentos no desenvolvimento de materiais didáticos criativos, interativos, que contenham um conteúdo que desperte o engajamento e promova a aprendizagem. Finalmente, embora o termo material de ensino e aprendizagem frequentemente se refira ao livro didático, nesse estudo, será usado para referir-se a qualquer mídia que facilite a aprendizagem tais como CDROMs, livros didáticos, aúdios e vídeos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-13
2022-03-03T20:46:47Z
2022-03-03T20:46:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39787
url http://hdl.handle.net/1843/39787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Curso de Especialização em Ensino em Inglês
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Curso de Especialização em Ensino em Inglês
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829746672041984