Interação na clínica fonoaudiológica: momento de estratégias discursivas e desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Fátima Garrido Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VMMTJ
Resumo: O presente estudo tem como base teórica a Análise Crítica de Discurso anglo-saxônica, com base nos estudos de Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003), o aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional, com base nos estudos de Halliday (1978,1985,1995) e Halliday e Matthiessen (2004), mais especificamente da TRANSITIVIDADE e da AVALIATIVIDADE, de acordo com Martin (2000), Martin e Rose (2003) e Martin e White (2005). Nosso objetivo central foi saber quais os significados linguísticos e discursivosrealizados na fala dos fonoaudiólogos que revelam como é a interação com as mães na clínica fonoaudiológica. Para o alcance do objetivo central e dos específicos gerados, utilizamos o instrumento da entrevista gravada em áudio, a partir de uma questão norteadora: como vocêcaracteriza a interação com as mães na clínica fonoaudiológica?. Para analisar os dados, tomamos como base os Processos da TRANSITIVIDADE para investigar como osfonoaudiólogos representam a interação e saber se utilizam alguma estratégia para envolver as mães. Para explorar os significados interpessoais, nos amparamos nos recursos avaliativossistêmicos da AVALIATIVIDADE. A análise crítica dos discursos buscou compreender, pormeio dos significados acionais, representacionais e identificacionais, os valores manifestos e se os discursos produzem mudanças na relação entre profissional e mães. O corpus éconstituído de cinco textos transcritos de fonoaudiólogos, que realizam tratamento fonoaudiológico em crianças encaminhadas pelo sistema público e particular de saúde, na cidade de Belo Horizonte. A análise dos dados evidencia que os significados construídosmesclam representações ideacionais que remetem à atuação profissional; e significados avaliativos de valor social da interação e a sua relevância para o processo terapêutico comoum todo. A interação como acontece, consolida o papel social do grupo de fonoaudiólogos, como foi construído ao longo da sua história profissional. Os discursos exploram convençõesque legitimam as relações assimétricas e investidas de significados ideológicos. Concluímos também, que os discursos naturalizam uma rotina e regras implícitas, baseadas em sistemas de crenças e, que, no contexto de situação da clínica fonoaudiológica apresentado, são coerentes com a manutenção da assimetria de status e papéis; expressam e difundem valores tidos como éticos de práticas sedimentadas historicamente.
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Para o alcance do objetivo central e dos específicos gerados, utilizamos o instrumento da entrevista gravada em áudio, a partir de uma questão norteadora: como vocêcaracteriza a interação com as mães na clínica fonoaudiológica?. Para analisar os dados, tomamos como base os Processos da TRANSITIVIDADE para investigar como osfonoaudiólogos representam a interação e saber se utilizam alguma estratégia para envolver as mães. Para explorar os significados interpessoais, nos amparamos nos recursos avaliativossistêmicos da AVALIATIVIDADE. A análise crítica dos discursos buscou compreender, pormeio dos significados acionais, representacionais e identificacionais, os valores manifestos e se os discursos produzem mudanças na relação entre profissional e mães. O corpus éconstituído de cinco textos transcritos de fonoaudiólogos, que realizam tratamento fonoaudiológico em crianças encaminhadas pelo sistema público e particular de saúde, na cidade de Belo Horizonte. A análise dos dados evidencia que os significados construídosmesclam representações ideacionais que remetem à atuação profissional; e significados avaliativos de valor social da interação e a sua relevância para o processo terapêutico comoum todo. A interação como acontece, consolida o papel social do grupo de fonoaudiólogos, como foi construído ao longo da sua história profissional. Os discursos exploram convençõesque legitimam as relações assimétricas e investidas de significados ideológicos. Concluímos também, que os discursos naturalizam uma rotina e regras implícitas, baseadas em sistemas de crenças e, que, no contexto de situação da clínica fonoaudiológica apresentado, são coerentes com a manutenção da assimetria de status e papéis; expressam e difundem valores tidos como éticos de práticas sedimentadas historicamente.The present study has the theoretical basis of anglo-saxon Critical Discourse Analyses based on Faircloughs studies (1989, 1992, 2001, 2003), supported by Systemic Functional Linguistics, based on Hallidays studies (1978, 1985.1995), Halliday & Matthiessen (2004),more specifically of TRANSITIVITY and APPRAISAL, the discursive system according to Martin (2000), Martin and Rose (2003) and Martin and White (2005). Our central objective was to know what are the linguistics and discursive meanings realized on a speech language of speech therapists that reveals how is the interaction with mothers in the speech therapist clinic. To search this central objective and others more specific, we used the instrument of an audio recorded interview, questioning: how do you characterize the interaction with mothers in the speech therapist clinic? The data analyses involved the Processes of TRANSITIVITYto investigate how the speech therapists represent the interaction and to know if they use some strategy to involve the mothers. To explore the interpersonal meanings, we based on the systemic evaluative resources of APPRAISAL. The Critical Discourse Analyses had the aimto understand by actional, representational and identificational meanings, the values manifested and if the discourse expresses changes in the relation between professional and mothers. The corpus is constituted of five transcribed texts constructed by speech therapists who make speech treatment in children came from public and private health system in the city of Belo Horizonte. The data analyses make evident that the constructed meanings mixture representations related to professional actions; and evaluative meanings of social value of the interaction and its relevance for the therapeutic process. The way that the interaction happens, consolidate the social role of the speech therapists group constructed by their professional history. The discourses explore legitimated conventions of different relations invested of ideological meanings. We also conclude that the discourses naturalize routines and intrinsic rules, based on professional believes, related with the situational context and the status whichexpresses ethics values of traditional practices, consolidated by history.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaFonoaudiologiaAnálise do discursoFuncionalismo (Linguística)Interação discursivaEstratégias discursivasLinguística Sistêmico-FuncionalFonoaudiologiaAvaliatividadeInteraçãoAnálise Crítica de DiscursoTransitividadeInteração na clínica fonoaudiológica: momento de estratégias discursivas e desenvolvimento profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcd_tese_maria_de_f_tima_garrido_rodrigues.pdfapplication/pdf2790733https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VMMTJ/1/cd_tese_maria_de_f_tima_garrido_rodrigues.pdf476595e94ae622ccf9bf758bfaf6e442MD51TEXTcd_tese_maria_de_f_tima_garrido_rodrigues.pdf.txtcd_tese_maria_de_f_tima_garrido_rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain466865https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VMMTJ/2/cd_tese_maria_de_f_tima_garrido_rodrigues.pdf.txt39d9b38fbffd0384c2a1957e8a89efedMD521843/MGSS-9VMMTJ2019-11-14 05:43:45.593oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VMMTJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:43:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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