A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio Thiago Moura Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKE3
Resumo: A prática da Educação Ambiental em contextos locais aprofunda os conhecimentos do indivíduo com relação a suas ações no ambiente e constrói uma visão abrangente de cidadania. Diante da argumentação, abordar a situação ambiental das lagoas urbanas no Ensino de Ciências é uma alternativa para o estudo e a preservação dos recursos hídricos situados no espaço urbano. Dessa forma, elaboramos e desenvolvemos uma sequência de ensino investigativa objetivando promover a aprendizagem dos processos ecológicos presentes nas lagoas urbanas, tomando como objeto de estudo o ecossistema aquático lagoa Paulino situado no município de Sete Lagoas, Minas Gerais. As sequências de ensino são importantes instrumentos de promoção da aprendizagem por construir-se em uma perspectiva construtivista e social. As etapas são baseadas em atividades intencionais, estruturadas e intensivas adaptadas às necessidades particulares dos sujeitos e do ambiente socioambiental que será objeto de estudo. Dessa forma, buscamos em suas etapas (a) determinar a percepção ambiental por meio de fotografias da lagoa Paulino capturadas pelos sujeitos da pesquisa, (b) identificar os conhecimentos prévios afim de possibilitar a indução de hipóteses sobre as causas e efeitos da degradação ambiental, (c) utilizar procedimentos de pesquisa para o desenvolvimento dos conceitos, (d) analisar evidências e aplicar os conhecimentos em visita orientada à lagoa Paulino e (e) permitir a reflexão por meio da produção final que culminou na construção de reportagens referentes a situação atual da lagoa Paulino. A análise dos dados coletados auxiliou a desvendar, por trás do discurso aparente, quais conhecimentos prévios os educandos possuem a respeito do ecossistema aquático lagoa Paulino e, a apropriação de atitudes ambientais e conceitos ecológicos durante o desenvolvimento da sequência. Consideramos que apesar do enfoque dado aos ecossistemas aquáticos urbanos, a estrutura base da sequência de ensino pode ser empregada em uma infinidade de problemas ambientais.
id UFMG_ba3cdd55e1b94a1a0e529949a6d9aab0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YKE3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carmen Maria De Caro MartinsNilma Soares da SilvaAlexandre Benvindo de SouzaFabricio Thiago Moura Oliveira2019-08-11T11:43:47Z2019-08-11T11:43:47Z2018-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKE3A prática da Educação Ambiental em contextos locais aprofunda os conhecimentos do indivíduo com relação a suas ações no ambiente e constrói uma visão abrangente de cidadania. Diante da argumentação, abordar a situação ambiental das lagoas urbanas no Ensino de Ciências é uma alternativa para o estudo e a preservação dos recursos hídricos situados no espaço urbano. Dessa forma, elaboramos e desenvolvemos uma sequência de ensino investigativa objetivando promover a aprendizagem dos processos ecológicos presentes nas lagoas urbanas, tomando como objeto de estudo o ecossistema aquático lagoa Paulino situado no município de Sete Lagoas, Minas Gerais. As sequências de ensino são importantes instrumentos de promoção da aprendizagem por construir-se em uma perspectiva construtivista e social. As etapas são baseadas em atividades intencionais, estruturadas e intensivas adaptadas às necessidades particulares dos sujeitos e do ambiente socioambiental que será objeto de estudo. Dessa forma, buscamos em suas etapas (a) determinar a percepção ambiental por meio de fotografias da lagoa Paulino capturadas pelos sujeitos da pesquisa, (b) identificar os conhecimentos prévios afim de possibilitar a indução de hipóteses sobre as causas e efeitos da degradação ambiental, (c) utilizar procedimentos de pesquisa para o desenvolvimento dos conceitos, (d) analisar evidências e aplicar os conhecimentos em visita orientada à lagoa Paulino e (e) permitir a reflexão por meio da produção final que culminou na construção de reportagens referentes a situação atual da lagoa Paulino. A análise dos dados coletados auxiliou a desvendar, por trás do discurso aparente, quais conhecimentos prévios os educandos possuem a respeito do ecossistema aquático lagoa Paulino e, a apropriação de atitudes ambientais e conceitos ecológicos durante o desenvolvimento da sequência. Consideramos que apesar do enfoque dado aos ecossistemas aquáticos urbanos, a estrutura base da sequência de ensino pode ser empregada em uma infinidade de problemas ambientais.The practice of Environmental Education in local contexts deepens the individual's knowledge of their actions in the environment and builds a comprehensive view of citizenship. Given the argument, addressing the environmental situation of urban lakes in Science Teaching is an alternative for the study and preservation of water resources located in urban space. Thus, we elaborate and developed a research teaching sequence to promote the learning of the ecological processes present in the urban lakes, taking as object of study the aquatic ecosystem Paulino lake located in the municipality of Sete Lagoas, Minas Gerais. Teaching sequences are important tools for promoting learning by building up in a constructivist and social perspective. The stages are based on intentional, structured and intensive activities adapted to the particular needs of the subjects and the social and environmental environment that will be the object of study. In this way, we seek in its steps (a) to determine the environmental perception by means of photographs of the Pauline lake captured by the research subjects, (b) to identify the previous knowledge in order to allow the induction of hypotheses about the causes and effects of environmental degradation, (c) to use research procedures for the development of concepts, (d) to analyze data and apply knowledge with evidence collection during a guided visit to the Pauline lake, and (e) to allow reflection through final production that culminated in construction of reports on the current situation of the Pauline lake. The analysis of the collected data helped to uncover, behind the apparent discourse, what previous knowledge the learners have regarding the aquatic ecosystem Paulino lake and the appropriation of environmental attitudes and ecological concepts during the development of the sequence. We believe that despite the focus on urban aquatic ecosystems, the basic structure of the teaching sequence can be employed in a multitude of environmental problems.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalEducaçãoAgua PoluiçãoCiências Estudo e ensinoLagoasEnsino de Ciências por InvestigaçãoEducação AmbientalSequência de EnsinoA percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdfapplication/pdf2892879https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YKE3/1/disserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf95af33a052430ad2481faf0c7e85eefdMD51TEXTdisserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtdisserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain235579https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YKE3/2/disserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txt832d96db242b66b519f1398ccc9aa31fMD521843/BUOS-B2YKE32019-11-14 10:53:25.967oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YKE3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:53:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
title A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
spellingShingle A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
Fabricio Thiago Moura Oliveira
Ensino de Ciências por Investigação
Educação Ambiental
Sequência de Ensino
Educação ambiental
Educação
Agua Poluição
Ciências Estudo e ensino
Lagoas
title_short A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
title_full A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
title_fullStr A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
title_full_unstemmed A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
title_sort A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
author Fabricio Thiago Moura Oliveira
author_facet Fabricio Thiago Moura Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmen Maria De Caro Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alexandre Benvindo de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio Thiago Moura Oliveira
contributor_str_mv Carmen Maria De Caro Martins
Nilma Soares da Silva
Alexandre Benvindo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências por Investigação
Educação Ambiental
Sequência de Ensino
topic Ensino de Ciências por Investigação
Educação Ambiental
Sequência de Ensino
Educação ambiental
Educação
Agua Poluição
Ciências Estudo e ensino
Lagoas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental
Educação
Agua Poluição
Ciências Estudo e ensino
Lagoas
description A prática da Educação Ambiental em contextos locais aprofunda os conhecimentos do indivíduo com relação a suas ações no ambiente e constrói uma visão abrangente de cidadania. Diante da argumentação, abordar a situação ambiental das lagoas urbanas no Ensino de Ciências é uma alternativa para o estudo e a preservação dos recursos hídricos situados no espaço urbano. Dessa forma, elaboramos e desenvolvemos uma sequência de ensino investigativa objetivando promover a aprendizagem dos processos ecológicos presentes nas lagoas urbanas, tomando como objeto de estudo o ecossistema aquático lagoa Paulino situado no município de Sete Lagoas, Minas Gerais. As sequências de ensino são importantes instrumentos de promoção da aprendizagem por construir-se em uma perspectiva construtivista e social. As etapas são baseadas em atividades intencionais, estruturadas e intensivas adaptadas às necessidades particulares dos sujeitos e do ambiente socioambiental que será objeto de estudo. Dessa forma, buscamos em suas etapas (a) determinar a percepção ambiental por meio de fotografias da lagoa Paulino capturadas pelos sujeitos da pesquisa, (b) identificar os conhecimentos prévios afim de possibilitar a indução de hipóteses sobre as causas e efeitos da degradação ambiental, (c) utilizar procedimentos de pesquisa para o desenvolvimento dos conceitos, (d) analisar evidências e aplicar os conhecimentos em visita orientada à lagoa Paulino e (e) permitir a reflexão por meio da produção final que culminou na construção de reportagens referentes a situação atual da lagoa Paulino. A análise dos dados coletados auxiliou a desvendar, por trás do discurso aparente, quais conhecimentos prévios os educandos possuem a respeito do ecossistema aquático lagoa Paulino e, a apropriação de atitudes ambientais e conceitos ecológicos durante o desenvolvimento da sequência. Consideramos que apesar do enfoque dado aos ecossistemas aquáticos urbanos, a estrutura base da sequência de ensino pode ser empregada em uma infinidade de problemas ambientais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T11:43:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T11:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKE3
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKE3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YKE3/1/disserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YKE3/2/disserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 95af33a052430ad2481faf0c7e85eefd
832d96db242b66b519f1398ccc9aa31f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589366160818176