A condição juvenil dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira no campus Pampulha da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Symaira Poliana Nonato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8JKWE
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com jovens da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) que trabalham na Universidade Federal de Minas Gerias (Campus Pampulha). O presente estudo buscou analisar a condição juvenil dos jovens trabalhadores tentando compreender especificamente as possíveis repercussões do trabalho nas suas vivências escolares e a construção de projetos de futuro dos jovens trabalhadores. O referencial teórico usado nesta pesquisa pautou-se em reflexões da sociologia da juventude e da sociologia da educação. A investigação baseou-se numa abordagem quantitativa mesclando-a com técnicas próprias da pesquisa qualitativa, tendo em vista o objetivo de compreender como é a condição juvenil dos jovens da CVB, especialmente atravessada pela realidade do trabalho. Para tanto, utilizamos diferentes instrumentos de coletas de dados. Inicialmente realizamos uma sistematização dos cadastros para localizarmos os jovens e seus locais de trabalho dentro do campus. Já a observação ocorreu no período de um ano, uma vez por semana, durante a realização de um projeto desenvolvido com 40 jovens, mas também realizamos paralelamente observações do cotidiano dos jovens nas diferentes unidades que trabalhavam. O questionário foi aplicado pela pesquisadora para 149 jovens trabalhadores, o que potencializou o uso do instrumento, pois foi possível coletar dados que ultrapassaram as questões e/ou complementavam as mesmas. Dentre os apontamentos da pesquisa, evidenciamos que a condição juvenil é marcada pela ambiguidade que o espaço de trabalho apresenta. O perfil do jovem trabalhador é marcado por situações de trabalho, geralmente de rotina, incertezas diante dos projetos de futuro e a condição juvenil e de estudante é circunscrita pela condição de trabalhador. A escola configurou-se como um local para se ter melhores empregos, ou seja, garantia de um futuro melhor. Assim a valorização da escolarização remete ao que a maioria traduz como possibilidade de melhorar de vida. Quanto aos projetos de futuro, podemos ressaltar que estes dialogam ora com a continuidade de estudos, ora com a busca de melhores inserções no mercado de trabalho, ambos vistos como possibilidades de retribuição à família. Por fim, podemos dizer que o trabalho no Brasil, assim como a escola, faz juventudes, trazendo marcas ambíguas para a vivência da condição juvenil
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A investigação baseou-se numa abordagem quantitativa mesclando-a com técnicas próprias da pesquisa qualitativa, tendo em vista o objetivo de compreender como é a condição juvenil dos jovens da CVB, especialmente atravessada pela realidade do trabalho. Para tanto, utilizamos diferentes instrumentos de coletas de dados. Inicialmente realizamos uma sistematização dos cadastros para localizarmos os jovens e seus locais de trabalho dentro do campus. Já a observação ocorreu no período de um ano, uma vez por semana, durante a realização de um projeto desenvolvido com 40 jovens, mas também realizamos paralelamente observações do cotidiano dos jovens nas diferentes unidades que trabalhavam. O questionário foi aplicado pela pesquisadora para 149 jovens trabalhadores, o que potencializou o uso do instrumento, pois foi possível coletar dados que ultrapassaram as questões e/ou complementavam as mesmas. Dentre os apontamentos da pesquisa, evidenciamos que a condição juvenil é marcada pela ambiguidade que o espaço de trabalho apresenta. O perfil do jovem trabalhador é marcado por situações de trabalho, geralmente de rotina, incertezas diante dos projetos de futuro e a condição juvenil e de estudante é circunscrita pela condição de trabalhador. A escola configurou-se como um local para se ter melhores empregos, ou seja, garantia de um futuro melhor. Assim a valorização da escolarização remete ao que a maioria traduz como possibilidade de melhorar de vida. Quanto aos projetos de futuro, podemos ressaltar que estes dialogam ora com a continuidade de estudos, ora com a busca de melhores inserções no mercado de trabalho, ambos vistos como possibilidades de retribuição à família. Por fim, podemos dizer que o trabalho no Brasil, assim como a escola, faz juventudes, trazendo marcas ambíguas para a vivência da condição juvenilThis paper is the result of a research realized with young people from Cruz Vermelha Brasileira (CVB) that work at Universidade Federal de Minas Gerais (Campus Pampulha). The present research focus was related with analyses regarding young workers, trying to comprehend specifically possible repercussions came from works on their school experiences and also the construction of projects involving young workers future. Theoretical bases used to develop this research came from reflections upon sociology of youth and sociology of education. The investigation was based on a quantitative approach, mixing it with personal techniques with quantitative research, considering the aim: to comprehend how is the condition of young people from CVB, specially facing their reality as workers. In order to achieve this goal we have used different instruments for data collecting. First, we have worked on localization of young people and their place of work inside campus. The observation lasted one year, once a week, during the course of a project developed with 40 young people, but we also realized, at the same time, observations regarding the everyday routine in all of the places they worked in. The questionnaire has been administrated by the researcher reaching 149 young people, what has optimized the study, since it has provided extra information. With all this we could perceive that the young people condition is marched by ambiguity that the study presents. The profile of young worker includes: routine, uncertainty regarding future projects and the condition of young people and also as student, is limited by worker condition. The school has built itself the image of a place for helping conquering better jobs warranty of a better future. Then, this concept of schooling is connected with the idea of improving life, prosperity. As per future projects, we can highlight that they do dialog sometimes with furthering studies, sometimes with the search for better insertions in labor marketing, both seen as possibilities of acting in favor of the family financial support. Finally we can say that the study in Brazil, as the school announces, make youths, bringing brands ambiguous to the experience of the juvenile conditionUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação para o trabalhoAssistencia a menoresTrabalho  Aspectos sociaisJuventude EmpregoTrabalhoCondição juvenilProjeto de futuroEscolaA condição juvenil dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira no campus Pampulha da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALnonato__symaira___disserta__o.pdfapplication/pdf2067587https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8JKWE/1/nonato__symaira___disserta__o.pdf8588576f7726892ad7cac88829877dafMD51TEXTnonato__symaira___disserta__o.pdf.txtnonato__symaira___disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain618684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B8JKWE/2/nonato__symaira___disserta__o.pdf.txtc08b559e6528112ecd8c928d2ff49c02MD521843/BUOS-B8JKWE2019-11-14 09:46:02.873oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B8JKWERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:46:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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