Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível?
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Data de Publicação: | 2016 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43166 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão embasada na psicanálise sobre o saber e sua transmissão na experiência dos adolescentes com a internet. Considerando a importância da transmissão geracional e da assimilação de saberes, bem como o lugar que os movimentos e as vivências virtuais ocupam na vida de grande parte dos jovens, intentamos compreender o estatuto da transmissão que é efetuada nesse âmbito. O que buscam os adolescentes na internet hoje? Em que medida o acesso ilimitado à informação e ao conhecimento, propiciado pelo ciberespaço, contribui para a apreensão do saber? De que ordem é o endereçamento dos jovens aos conteúdos virtuais? Como se dá a transmissão de saber no contexto da cultura digital? Em vista dessas questões, levantadas a partir do que escutamos de alguns adolescentes num contexto de pesquisa e extensão, propomos discutir as relações dos sujeitos adolescentes com o saber em um mundo em que prevalece a comunicação virtual. |
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Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível?PsicanáliseAdolescênciaSaberCultura digitalConversaçãoEste artigo apresenta uma reflexão embasada na psicanálise sobre o saber e sua transmissão na experiência dos adolescentes com a internet. Considerando a importância da transmissão geracional e da assimilação de saberes, bem como o lugar que os movimentos e as vivências virtuais ocupam na vida de grande parte dos jovens, intentamos compreender o estatuto da transmissão que é efetuada nesse âmbito. O que buscam os adolescentes na internet hoje? Em que medida o acesso ilimitado à informação e ao conhecimento, propiciado pelo ciberespaço, contribui para a apreensão do saber? De que ordem é o endereçamento dos jovens aos conteúdos virtuais? Como se dá a transmissão de saber no contexto da cultura digital? Em vista dessas questões, levantadas a partir do que escutamos de alguns adolescentes num contexto de pesquisa e extensão, propomos discutir as relações dos sujeitos adolescentes com o saber em um mundo em que prevalece a comunicação virtual.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAUFMG2022-07-12T00:40:53Z2022-07-12T00:40:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1809-709Xhttp://hdl.handle.net/1843/43166porAsephallusNádia Laguárdia de LimaDaniela Teixeira Dutra ViolaMárcio Rimet NobreHelena Greco LisitaJuliana Tassara BerniNatália Fernandes KellesLuiz Henrique de Carvalho Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-12T00:40:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43166Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-12T00:40:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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