Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nádia Laguárdia de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Daniela Teixeira Dutra Viola, Márcio Rimet Nobre, Helena Greco Lisita, Juliana Tassara Berni, Natália Fernandes Kelles, Luiz Henrique de Carvalho Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43166
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão embasada na psicanálise sobre o saber e sua transmissão na experiência dos adolescentes com a internet. Considerando a importância da transmissão geracional e da assimilação de saberes, bem como o lugar que os movimentos e as vivências virtuais ocupam na vida de grande parte dos jovens, intentamos compreender o estatuto da transmissão que é efetuada nesse âmbito. O que buscam os adolescentes na internet hoje? Em que medida o acesso ilimitado à informação e ao conhecimento, propiciado pelo ciberespaço, contribui para a apreensão do saber? De que ordem é o endereçamento dos jovens aos conteúdos virtuais? Como se dá a transmissão de saber no contexto da cultura digital? Em vista dessas questões, levantadas a partir do que escutamos de alguns adolescentes num contexto de pesquisa e extensão, propomos discutir as relações dos sujeitos adolescentes com o saber em um mundo em que prevalece a comunicação virtual.
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