A construção de identidades da criança negra na UMEI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H |
Resumo: | O presente trabalho busca proporcionar às crianças da UMEI oportunidades através das rodas de histórias e construções artísticas, onde elas possam vivenciar suas identidades de forma positiva e de valorização de seu pertencimento étnico-racial. Para a realização desta intervenção pedagógica propomos trabalhar alguns elementos da cultura africana e a questão étnico-racial com as crianças da UMEI, dentro de uma perspectiva de construção positiva de identidades infantis numa abordagem etnocêntrica. Para tanto, apoiou-se nas referências teóricas de GOMES, MUNANGA e FREIRE apresentando ao currículo da educação a história dos africanos e afro-descendentes como sujeitos participantes e protagonistas sócios culturais e históricos na formação da sociedade brasileira. Assim, possibilitando que nossas crianças sintam-se orgulhosas em seu pertencimento étnico-racial. |
id |
UFMG_bc4aadb856225995534fcc434a0906f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMD7H |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Raimundo Lisboa da CostaGeise Pinheiro PintoRosely Batista de Sá2019-08-09T23:15:11Z2019-08-09T23:15:11Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7HO presente trabalho busca proporcionar às crianças da UMEI oportunidades através das rodas de histórias e construções artísticas, onde elas possam vivenciar suas identidades de forma positiva e de valorização de seu pertencimento étnico-racial. Para a realização desta intervenção pedagógica propomos trabalhar alguns elementos da cultura africana e a questão étnico-racial com as crianças da UMEI, dentro de uma perspectiva de construção positiva de identidades infantis numa abordagem etnocêntrica. Para tanto, apoiou-se nas referências teóricas de GOMES, MUNANGA e FREIRE apresentando ao currículo da educação a história dos africanos e afro-descendentes como sujeitos participantes e protagonistas sócios culturais e históricos na formação da sociedade brasileira. Assim, possibilitando que nossas crianças sintam-se orgulhosas em seu pertencimento étnico-racial.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoNegros Identidade racialRelações etnicasIdentidade Infantil Pertencimento Étnico-RacialA construção de identidades da criança negra na UMEIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdfapplication/pdf884477https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMD7H/1/trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdfdd50eeaf4da8a967303bc57166160b96MD51TEXTtrab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf.txttrab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf.txtExtracted texttext/plain57031https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMD7H/2/trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf.txt9dd3ddb6cbfe62435a2457651883eaceMD521843/VRNS-9QMD7H2019-11-14 04:02:05.802oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMD7HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
title |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
spellingShingle |
A construção de identidades da criança negra na UMEI Rosely Batista de Sá Identidade Infantil Pertencimento Étnico-Racial Educação Negros Identidade racial Relações etnicas |
title_short |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
title_full |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
title_fullStr |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
title_full_unstemmed |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
title_sort |
A construção de identidades da criança negra na UMEI |
author |
Rosely Batista de Sá |
author_facet |
Rosely Batista de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Raimundo Lisboa da Costa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Geise Pinheiro Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosely Batista de Sá |
contributor_str_mv |
Jose Raimundo Lisboa da Costa Geise Pinheiro Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Infantil Pertencimento Étnico-Racial |
topic |
Identidade Infantil Pertencimento Étnico-Racial Educação Negros Identidade racial Relações etnicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Negros Identidade racial Relações etnicas |
description |
O presente trabalho busca proporcionar às crianças da UMEI oportunidades através das rodas de histórias e construções artísticas, onde elas possam vivenciar suas identidades de forma positiva e de valorização de seu pertencimento étnico-racial. Para a realização desta intervenção pedagógica propomos trabalhar alguns elementos da cultura africana e a questão étnico-racial com as crianças da UMEI, dentro de uma perspectiva de construção positiva de identidades infantis numa abordagem etnocêntrica. Para tanto, apoiou-se nas referências teóricas de GOMES, MUNANGA e FREIRE apresentando ao currículo da educação a história dos africanos e afro-descendentes como sujeitos participantes e protagonistas sócios culturais e históricos na formação da sociedade brasileira. Assim, possibilitando que nossas crianças sintam-se orgulhosas em seu pertencimento étnico-racial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T23:15:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T23:15:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMD7H/1/trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QMD7H/2/trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd50eeaf4da8a967303bc57166160b96 9dd3ddb6cbfe62435a2457651883eace |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589277671489536 |