Projeto de intervenção: novas formas de resposta à demanda espontânea na Estratégia Saúde da Fámilia Azurita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RQQU3 |
Resumo: | Este é um projeto de Intervenção na área de abrangência da ESF. Azurita. Partindo do problema do alto fluxo da demanda espontânea na unidade, o projeto pretende trabalhar com esta demanda, visando reorganizar o processo de gestão e de trabalho da equipe, numa perspectiva humanizadora, tanto para a equipe de trabalhadores como para o usuário. Na elaboração do projeto foi utilizado o método do Planejamento Estratégico Situacional simplificado e para subsidiar conceitualmente o trabalho foi feita uma revisão da literatura utilizando os seguintes descritores: humanização na atenção primária; processo de gestão humanizado; acolhimento; condições de saúde; cuidado em saúde; clinica ampliada; atenção centrada na pessoa; método clínico centrado na pessoa. A partir dos nós críticos selecionados as operações propostas foram: 1) elaborar um fluxograma de atendimento diferenciado a partir da delimitação da área de abrangência; 2) aumentar e melhorar distribuição da oferta de consultas médicas; 3) utilizar as consultas médicas prioritariamente para o atendimento das condições agudas e crônicas da população da área de abrangência; 4) reorganizar o processo de trabalho voltado para o fluxo da demanda espontânea e 5) criar respostas alternativas para os usuários com demandas agudas que não se caracterizam como doenças. A análise de viabilidade mostrou que o projeto é viável. A elaboração deste projeto possibilita à ESF Azurita oferecer um modelo assistencial voltado para a pessoa, buscando um atendimento mais efetivo e satisfatório para a população, a partir da criação de alternativas de acolhimento e escuta qualificada ao usuário, proporcionando um processo de gestão mais participativo, coletivo e com educação permanente. Dessa forma, busca-se caminhar no sentido do cumprimento da missão deste serviço de saúde: cuidar da saúde da equipe e da população, de acordo com as diretrizes preconizadas e defendidas pelo HumanizaSUS. |
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Max Andre dos SantosDaniela Coelho ZazaAnderson Nunes Barbosa2019-08-14T17:28:50Z2019-08-14T17:28:50Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RQQU3Este é um projeto de Intervenção na área de abrangência da ESF. Azurita. Partindo do problema do alto fluxo da demanda espontânea na unidade, o projeto pretende trabalhar com esta demanda, visando reorganizar o processo de gestão e de trabalho da equipe, numa perspectiva humanizadora, tanto para a equipe de trabalhadores como para o usuário. Na elaboração do projeto foi utilizado o método do Planejamento Estratégico Situacional simplificado e para subsidiar conceitualmente o trabalho foi feita uma revisão da literatura utilizando os seguintes descritores: humanização na atenção primária; processo de gestão humanizado; acolhimento; condições de saúde; cuidado em saúde; clinica ampliada; atenção centrada na pessoa; método clínico centrado na pessoa. A partir dos nós críticos selecionados as operações propostas foram: 1) elaborar um fluxograma de atendimento diferenciado a partir da delimitação da área de abrangência; 2) aumentar e melhorar distribuição da oferta de consultas médicas; 3) utilizar as consultas médicas prioritariamente para o atendimento das condições agudas e crônicas da população da área de abrangência; 4) reorganizar o processo de trabalho voltado para o fluxo da demanda espontânea e 5) criar respostas alternativas para os usuários com demandas agudas que não se caracterizam como doenças. A análise de viabilidade mostrou que o projeto é viável. A elaboração deste projeto possibilita à ESF Azurita oferecer um modelo assistencial voltado para a pessoa, buscando um atendimento mais efetivo e satisfatório para a população, a partir da criação de alternativas de acolhimento e escuta qualificada ao usuário, proporcionando um processo de gestão mais participativo, coletivo e com educação permanente. Dessa forma, busca-se caminhar no sentido do cumprimento da missão deste serviço de saúde: cuidar da saúde da equipe e da população, de acordo com as diretrizes preconizadas e defendidas pelo HumanizaSUS.This is a project of intervention in the area covered by the FSH. Azurita. Leaving the problem of the high flow of spontaneous demand on the unit, the project aims to work with this demand, aiming at reorganizing the management process and team work, a humanizing perspective, both for the team of workers as to the user. In project design method was used for the Situational Strategic Planning Simplified and conceptually support the work a literature review using the following descriptors was made: humanization in primary; humanized management process, host, health conditions, health care; Extended clinic; person-centered care, person-centered clinical method. From the critical nodes selected operations proposed were: 1) Prepare a flowchart of distinguished service from the definition of covered area, 2) distribution increase and improve the supply of medical visits, 3) the use of medical consultations primarily to meet acute and chronic conditions of the population of the catchment area; 4) reorganizing the work process facing the flow of spontaneous demand and 5) create alternative responses to users with acute demands that are not characterized as diseases. The feasibility analysis showed that the design is feasible. The preparation of this action plan enable FSH Azurita offer a care model focused on the person seeking a more effective and satisfactory service to the population, through the creation of alternative host and qualified listening to the user, providing a more participative management, collective and continuing education. This way, we seek to move towards fulfilling the mission of health service: the health care team and the population, according to the guidelines advocated and defended by HumanizaSUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaProcesso de Gestão HumanizadoClinica AmpliadaHumanização na Atenção PrimáriaAcolhimentoCuidado em SaúdeMétodo Clínico Centrado na PessoaProjeto de intervenção: novas formas de resposta à demanda espontânea na Estratégia Saúde da Fámilia Azuritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_anderson_corrigido_versao_final.pdfapplication/pdf551664https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RQQU3/1/tcc_anderson_corrigido_versao_final.pdfab905f25b93a0372be346ed233b4272bMD51TEXTtcc_anderson_corrigido_versao_final.pdf.txttcc_anderson_corrigido_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain129628https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RQQU3/2/tcc_anderson_corrigido_versao_final.pdf.txtafd61aa0a2f41bae9fa929b303a2bb95MD521843/VRNS-9RQQU32019-11-14 14:30:17.281oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RQQU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:30:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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