Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_bcb6622fc0ca6534cb9e7bc1dbd75561
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4MFTK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Marcelo Ricardo PereiraAndrea Maris Campos GuerraMaria de Lourdes Soares Ornellas FariasMargareth DinizDomingos Sebastiao Luemba Sambo2019-08-14T04:25:24Z2019-08-14T04:25:24Z2015-11-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4MFTKO presente estudo se circunscreve na região de Cabinda, uma das 18 províncias de Angola (África), onde se constatam vários problemas sociais, dentre eles, o uso expressivo de álcool por parte de adolescentes. As pesquisas desenvolvidas nos trabalhos de fim de curso em nível de graduação em Cabinda não trazem dados ligados à intenção da nossa pesquisa. O mesmo ocorre com os Centros de Estudos Africanos (CEA) de universidades da África, da América do Sul, da Europa ou de outras partes. Diante desse quadro interessou-nos saber que efeitos subjetivos têm o álcool na constituição psíquica de adolescentes e qual é o papel da escola na sensibilização e na formação dos jovens para esse consumo. Examinamos fontes acadêmicas, jornalísticas, estatísticas, governamentais e não governamentais de Angola que, parcamente, explicitam o fenômeno. Para comprovar a evidência da pesquisa, fizemos um levantamento preliminar e estatístico junto aos jovens da escola Comandante Gika sobre suas condições pessoais, sociais e escolares, bem como sobre o álcool e seu consumo. Analisamos também possíveis programas escolares sobre o tema que tenham sido aplicados a jovens daquela escola, explicitando seus efeitos. Isso possibilitou-nos conhecer alguns de seus alunos adolescentes, de 12 a 18 anos, consumidores de álcool, que se tornaram sujeitos de nossa pesquisa. Para sua prossecução, lançamos mão de revisão da literatura e de fundamentação teórica, inclusive acerca da noção de constituição do adolescente com base tanto na psicanálise desenvolvimentista quanto na contemporânea. Fizemos uso de sondagem de campo, grupo focal e entrevista de profundidade, sob o método de orientação clínica de base psicanalítica. Os resultados mostram que há um mal-estar nos adolescentes que faz com que eles o traduzam de diversas formas de manifestação, inclusive recorrendo a substâncias licitas e ilícitas cujos efeitos são: roubos, agressões físicas, psicológicas e morais contra as pessoas, hipersexualidade, estupros, falta de respeito, provocações, invasões a propriedades alheias, entre outros. Tais efeitos não deixam de demonstrar o conflito, senão a cisão entre o "nome do Estado" (normas, leis e imposições jurídicas), o "nome da família" (hábitos culturais, tradicionais e familiares) e o "nome do grupo" (mídia, staffs e pares). Todos compõem formas tripartites de identificação de diferentes instâncias, que podem estar desbussolando o adolescente de Cabinda.This study is confined to the region of Cabinda, one of the 18 provinces of Angola (Africa), where there are various social problems, among which, teenagers significant use of alcohol. Researches carried out by Cabinda graduates in their final dissertations do not show any data related to our research, neither do the Centers for African Studies of universities of Africa, South America, Europe and other regions. For this reason, we wanted to know the subjective effects that alcohol has on teenagers psychic constitution and the role of the school in the teenagers consciousness raising and in their education against alcohol consumption. We analyzed academic, journalistic, statistic, governmental and non-governmental sources of Angola which explain this phenomenon insufficiently. To show the evidence of this research, we conducted a preliminary and statistic survey on Comandante Gikas Schools teenagers about their personal, social, and school conditions as well as about alcohol and its consumption. We also analyzed possible school programs that dealt with this theme and which explained its effects. This enabled us to know some of these teenagers, aged between 12 and 18, used to consuming alcohol, and who turned out to be the subjects of our research. For its continuity we reviewed the literature and the theoretical foundation, including the notion about teenagers constitution as a basis in developmental and contemporary psychoanalysis. We also conducted a field survey, focal group and in-depth interviews guided by the psychoanalytic clinic method. Results reveal that there is an upsetting situation regarding teenagers, and this situation has various forms of manifestations, including the use of legal and illegal substances the effects of which are robbery, physical, psychological and moral aggressions against people, hyper sexuality, provocations, break-ins, and other crimes. Such effects display the conflict or the split between the name of the State (norms, laws and juridical impositions), the name of the family (cultural, traditional, and family habits), and the name of the Group (media, Staffs, and peers). All of them are three forms of identification of different instances which can be bringing confusion to the youth of Cabinda.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdolescentes Aspectos sociaisPsicanáliseSociologia educacionalÁlcool e juventude AngolaEducação AngolaPsicanáliseSubjetividadeÁlcoolCabindaAdolescenteEfeitos subjetivos do uso de alcool em adolescentes de Cabinda, Angolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_20.11.2015.pdfapplication/pdf4119306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4MFTK/1/tese_final_20.11.2015.pdf3320e4e447a661cf506b233a0bdaf484MD51TEXTtese_final_20.11.2015.pdf.txttese_final_20.11.2015.pdf.txtExtracted texttext/plain510067https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4MFTK/2/tese_final_20.11.2015.pdf.txte1675622aef39a28d6ecacd4cf8dba96MD521843/BUBD-A4MFTK2019-11-14 16:10:44.812oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4MFTKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:10:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547913046917120