spelling |
Maria Cristina Soares de GouveaMaria Lucia CastanheiraMaria Machado Malta CamposMaria Fernanda Rezende NunesMaria Ines Mafra GoulartLivia Maria Fraga VieiraVanessa Ferraz Almeida Neves2019-08-13T21:59:58Z2019-08-13T21:59:58Z2010-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNP4DNo contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos, investiguei como foi vivida, por um grupo de crianças, a transição de uma escola de educação infantil para uma de ensino fundamental em Belo Horizonte. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se nas abordagens da sociologia da infância (CORSARO, 2005) e da etnografia interacional (CASTANHEIRA, CRAWFORD, DIXON e GREEN, 2001). Os dados da pesquisa incluíram anotações no diário de campo; gravações em vídeo das salas de aulas; gravações em áudio de entrevistas informais e semi-estruturadas com professoras e crianças; e artefatos escritos usados e/ou produzidos nas salas de aulas. Ao longo do processo investigativo, buscou-se apreender a multiplicidade dos contextos que informavam as práticas educativas: a cultura de pares, a cultura escolar e dos professores e o sistema educacional. Compreende-se que, portanto, as interações entre os sujeitos nos contextos locais são negociadas em relação a contextos globais. Verificou-se que as práticas educativas que assumiram centralidade na educação infantil e no ensino fundamental estruturaram-se em torno da brincadeira e do letramento, ambas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Argumento que a falta de diálogo presente na organização do sistema educacional brasileiro em relação aos dois primeiros níveis da educação básica refletiu-se no processo de desencontros vivenciados pelas crianças pesquisadas na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Nesse sentido a investigação, ao ter como foco o registro da experiência infantil na transição entre os dois segmentos, evidenciou a necessidade de uma maior integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da educação infantil e do ensino fundamental, ambas dimensões fundamentais para as crianças, dentro e fora das escolas.I investigated the transition of a group of children from preschool to elementary school in Belo Horizonte, considering the context of the new legislation in education. The processes of data collection and analysis were guided by the sociology of childhood (CORSARO, 2005) and by an interactional ethnographic perspective (CASTANHEIRA, CRAWFORD, DIXON and GREEN, 2001). Data sources included field notes, videotape records of classrooms lives, audiotape records of semi-structured and informal interviews of teachers, children, and written artifacts used and/or produced in the classrooms. I searched for an understanding of the multiplicity of contexts influencing the everyday life of the classrooms: peer culture, school and teachers culture, and the educational system. Therefore, it is understood that local contexts are influenced by global contexts.The educational practices that were central in both preschool and elementary school were related to play and literacy, although different in each one of the classrooms. I argue that the lack of dialogue in the Brazilian educational system regarding early childhood and elementary education was reflected upon the process of rupture experienced by the children in their transition from preschool to elementary school. The research, focusing on the childrens perspective, evidenced that it is necessary a closer integration between literacy and play in both preschool and elementary school: both dimensions are fundamental to childrens lives, inside and outside of schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetizaçãoEnsino fundamentalPsicologia educacionalEducação de criançasTransiçãoEnsino fundamentalEducação infantilCultura de paresTensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvanessaneves_tese.pdfapplication/pdf9612238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNP4D/1/vanessaneves_tese.pdfec30689533ba71d5b71b5e2de8f9b75eMD51TEXTvanessaneves_tese.pdf.txtvanessaneves_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain556229https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNP4D/2/vanessaneves_tese.pdf.txt2523efd46aa114dfdaf4193073376092MD521843/BUOS-8FNP4D2019-11-14 03:37:25.742oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FNP4DRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:37:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|