Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angie Gomes Biondi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/52696
Resumo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFMG_bdd275a8f90f2a203d81d84f549d18a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/52696
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paulo Bernardo Ferreira Vazhttp://lattes.cnpq.br/1682428830146432César Geraldo GuimarãesElton AntunesJosé Benjamin Picado Sousa e SilvaMoisés Adão de Lemos Martinshttp://lattes.cnpq.br/4118048407378960Angie Gomes Biondi2023-05-01T22:38:48Z2023-05-01T22:38:48Z2013-09-09http://hdl.handle.net/1843/52696CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAs fotografias trazidas pela imprensa assumem um papel importante nos modos de perceber as realidades do mundo e da vida cotidiana. Contudo, há tempos sua tarefa não se resume ao mero registro de fatos, mas configura um campo complexo de visibilidade no qual atuam diversos pactos de acessos e distribuição de lugares entre corpos e falas. Como atividade prática de informação e comunicação, o fotojornalismo tanto explora quanto é nutrido por um vasto campo temático constituído pelos fatos diários ao redor do mundo produzindo suas próprias condições de enunciação e erigindo para si um suposto estatuto de arquivo ou documento social que busca instituir consensos e discursos através da exposição de sofrimentos e sofredores. São diversas situações de catástrofes, atentados, guerras, doenças e acidentes que compõem um panorama do sofrimento cotidiano. No que interessa examinar deste campo, o sofredor se destaca como personagem central que tensiona formas estéticas e forças sociais e políticas que se conjugam nas dinâmicas de uma sociedade cada vez mais mediada pelas imagens e demarcada pelos movimentos de uma cultura propriamente visual. O corpo do sofredor surge, então, como este elemento complexo, lugar de escrituras e inscrições, projeções e modalidades do ser. É através de sua capacidade expressiva que o corpo do sofredor assume tanto as modalidades sensíveis que potencializam o sofrimento na fotografia quanto permite notar os esboços de uma relação que se prolonga ao espectador procurando alcançá-lo por modos afetivos distintos. A partir da análise do acervo de dois dos maiores prêmios de fotojornalismo, Esso e World Press Photo, de 1955 até 2010, três figurações do corpo foram observadas especificamente: do corpo supliciado, do assujeitado e do abatido. Tais figurações compõem as grandes linhas pelas quais o corpo, em estado de dor e agonia, se constitui nas situações de sofrimento elencadas nos cinco principais subtemas do fotojornalismo: fome, violência, catástrofe, doença, acidentes. Em cada uma delas, o corpo apresentou um modo de evidenciar o escape de sua dor e angústia, as emanações do sofrer atreladas ao tipo de evento que lhe abate, a negociação de valores que se atribuem ou negam ao sujeito sofredor em cena, assim como a movimentação dos afetos que delinearam a indignação, a compaixão e o medo como suas evocações morais mais recorrentes. Entretanto, estas três formas de representar o corpo sofredor não pretendem esgotar um repertório visual do sofrimento na imprensa e, menos ainda, indicar uma linha evolutiva, histórica ou visualmente, do corpo que sofre no fotojornalismo, mesmo porque foram constatadas recorrências e alternâncias de aspectos visuais e expressivos que evidenciaram os diversos movimentos pelos quais a temática se constituiu conforme a situação colocada pelos dois prêmios. Porém, organizados em três blocos de análise, as figurações do corpo sofredor possibilitaram uma leitura dos principais arranjos pertinentes às articulações estético-políticas com que operam na visibilidade midiática fazendo do corpo um lugar proponente de afetos, mas também de disputa pela verdade.porUniversidade Federal de Minas GeraisCurso de Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesComunicação de massa - TesesFotojornalismo - TesesExperiência - TesesFotojornalismoSofrimentoFiguraçãoCorpoExperiênciaCorpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese final.pdfTese final.pdfapplication/pdf5326964https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52696/1/Tese%20final.pdfcacbffaca265e3c3570ebf59dee58dc5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52696/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52696/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/526962023-05-01 19:38:48.538oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-01T22:38:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
title Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
spellingShingle Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
Angie Gomes Biondi
Fotojornalismo
Sofrimento
Figuração
Corpo
Experiência
Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Fotojornalismo - Teses
Experiência - Teses
title_short Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
title_full Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
title_fullStr Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
title_full_unstemmed Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
title_sort Corpo sofredor : figuração e experiência no fotojornalismo
author Angie Gomes Biondi
author_facet Angie Gomes Biondi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Bernardo Ferreira Vaz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1682428830146432
dc.contributor.referee1.fl_str_mv César Geraldo Guimarães
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elton Antunes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv José Benjamin Picado Sousa e Silva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Moisés Adão de Lemos Martins
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4118048407378960
dc.contributor.author.fl_str_mv Angie Gomes Biondi
contributor_str_mv Paulo Bernardo Ferreira Vaz
César Geraldo Guimarães
Elton Antunes
José Benjamin Picado Sousa e Silva
Moisés Adão de Lemos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Fotojornalismo
Sofrimento
Figuração
Corpo
Experiência
topic Fotojornalismo
Sofrimento
Figuração
Corpo
Experiência
Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Fotojornalismo - Teses
Experiência - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Fotojornalismo - Teses
Experiência - Teses
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-01T22:38:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-01T22:38:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/52696
url http://hdl.handle.net/1843/52696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52696/1/Tese%20final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52696/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52696/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cacbffaca265e3c3570ebf59dee58dc5
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589490461114368