Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_be0f1417315c63e87e1f27fa43e939f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XPHT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Leticia JuliaoPablo Luiz de Oliveira LimaLana Mara de Castro SimanCamila Iris Corrêa2019-08-12T22:47:45Z2019-08-12T22:47:45Z2018-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPHTEssa pesquisa foi concebida a partir da indagação de como a escola pode contribuir para estreitar o diálogo de museus locais com suas respectivas comunidades. Tendo como base teórica e conceitual os fundamentos da Nova Museologia, principalmente no que concerne a relação dos sujeitos com o patrimônio cultural, e as premissas da educação patrimonial e museal, foi delineada uma metodologia de Inventário Compartilhado, para ser utilizada em sala de aula como recurso educativo para se explorar o patrimônio cultural urbano. São analisadas a construção histórica da ideia de museu e do conceito de patrimônio, o potencial de musealização que a cidade pode oferecer e experiências que utilizaram o Inventário em perspectiva renovada e ampliada, superando o domínio único e exclusivo dos especialistas. Esse arcabouço teórico e empírico permitiu realizar um estudo sobre o uso do Inventário Compartilhado como ferramenta pedagógica socialmente inclusiva, buscando assim um caminho para estabelecer conexões entre a comunidade escolar, o patrimônio cultural na cidade e o museu local. A construção do Inventário ocorreu na forma de um experimento em sala de aula de uma turma da EJA, o que possibilitou testar e avaliar o potencial educativo do método. Os resultados estão sistematizados em um produto Inventário Compartilhado: Um Guia de Educação Patrimonial-This research was conceived from the question of how the school can contribute to narrow the dialogue of local museums with their respective communities. Having as a theoretical and conceptual basis the foundations of New Museology, mainly in what concerns the relation of the subjects with the cultural patrimony, and the premises of the patrimonial and museal education, a methodology of Shared Inventory was delineated, to be used in the classroom as an educational resource for exploring urban cultural heritage. The historical construction of the idea of the museum and the concept of heritage, the potential of musealization that the city can offer and the experiences that have been used in the renewed and expanded perspective Inventory surpassing the unique and exclusive domain of the specialists are analyzed. This theoretical and empirical framework allowed to carry out a study on the use of Shared Inventory as a socially inclusive pedagogical tool, thus seeking a way to establish connections between the school community, the cultural heritage in the city and the local museum. The construction of the Inventory took the form of a classroom experiment of an EJA class, which made it possible to test and evaluate the educational potential of the method. The results are systematized in a product - Shared Inventory: A Heritage Education Guide-Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPatrimônio cultural InventáriosMuseus Aspectos educacionaisMuseus e escolasEducaçãoMuseus Inventários Aspectos educacionaisPatrimônio cultural Aspectos educacionaisPatrimônio cultural Estudo e ensinoMuseuPatrimônio CulturalPatrimônio UrbanoEscolaInventário CompartilhadoInventário de forma compartilhada: percurso para aproximar comunidades do seu patrimônio culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_camila_com_infer_ncias_aceitas_26_de_jan.pdfapplication/pdf3306916https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XPHT/1/disserta__o_camila_com_infer_ncias_aceitas_26_de_jan.pdfe72923e22fef9f00dca82100c791d713MD51TEXTdisserta__o_camila_com_infer_ncias_aceitas_26_de_jan.pdf.txtdisserta__o_camila_com_infer_ncias_aceitas_26_de_jan.pdf.txtExtracted texttext/plain285972https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XPHT/2/disserta__o_camila_com_infer_ncias_aceitas_26_de_jan.pdf.txt83dddc04e306789253595cb082cbfcb2MD521843/BUOS-B2XPHT2019-11-14 20:12:33.49oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XPHTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:12:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548150758047744