Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_bf4d76e4756f8cac5b88dc6c848a6f88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NFHV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Nilma Soares da SilvaSimone Aparecida dos Santos Silva2019-08-10T20:13:57Z2019-08-10T20:13:57Z2013-07-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NFHVO presente trabalho propõe investigar os indícios tecnológicos, sociais e ambientais na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das propostas que guia essa monografia é a identificação de como é tratado o assunto Química Ambiental nas questões do Enem com ênfase na abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Outro ponto é refletir sobre a preparação dos alunos para a avaliação do Enem. O exame tem como objetivos avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e selecionar estudantes para ingresso em diversas universidades. Foi abordada Química Ambiental e realizada uma análise critica das questões do Enem de 2009, 2010 e 2011 selecionando aquelas que abordavam CTSA. Aplicou-se o questionário do primeiro momento, com as questões selecionadas, para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi orientado aos estudantes que preparassem e apresentassem um seminário sobre os temas relevantes com condução e debates em sala de aula e logo após submeteu-se os estudantes a um segundo questionário, a fim de comparar os resultados com o do primeiro momento. Para um terceiro momento foi apresentado um vídeo com o título Defendendo os Rios da Amazônia e proposto um questionário aberto. Ainda realizou-se uma leitura de todas as questões selecionadas a fim de identificar a existência total ou parcial das habilidades exigidas na avaliação e analisaram-se os resultados dos questionários, nos 1º, 2º e 3º momentos, de forma a reconhecer quais as habilidades exigidas dos alunos em cada da questão. Através dos questionários aplicados foi reconhecido, nas questões do Enem selecionadas, um enfoque que nos possibilitou compreender no período analisado, especificamente na área de Química, como esta avaliação se aproxima a perspectiva curricular em CTSA. Os resultados desta monografia apontou que o trabalho favoreceu a melhoria de habilidades por parte dos alunos o que poderia ser aplicado em outras séries e de forma interdisciplinar. Espera-se que, este trabalho seja um início de mudanças de posturas de outros colegas professores de ciências.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoQuímica Estudo e ensinoEnemCTSAHabilidadesQuímicaReflexãoA química com abordagem CTSA no Exame Nacional do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_simone___final_enci_julho_2013_reformulada.pdfapplication/pdf566542https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NFHV/1/monografia_simone___final_enci_julho_2013_reformulada.pdf046bca2a39e8c15b1068bc497647f7c6MD51TEXTmonografia_simone___final_enci_julho_2013_reformulada.pdf.txtmonografia_simone___final_enci_julho_2013_reformulada.pdf.txtExtracted texttext/plain93488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NFHV/2/monografia_simone___final_enci_julho_2013_reformulada.pdf.txt1b56430af082a94dab22485753a3729fMD521843/BUBD-A3NFHV2019-11-14 09:56:25.633oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NFHVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:56:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547775283953664