A internacionalização sob o foco de múltiplas perspectivas: um survey com empresas brasileiras de manufaturados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Carlos Honorio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EMLE-6W7HAU
Resumo: Este trabalho busca identificar os fatores organizacionais, motivacionais e estratégicos presentes nas operações de internacionalização de empresas brasileiras de manufatura. Analisa, também, a sua influência sobre o grau de internacionalização em termos do volume de vendas e da extensão das atividades internacionais em diferentes mercados estrangeiros. O modelo que sustentou a pesquisa sugeria que as operações internacionais eram desencadeadas por determinados estímulos internos e externos à firma e por escolhas estratégicas que envolviam a entrada, o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos no mercado estrangeiro. O modelo também admitia a relevância do empreendedor e de determinadas características organizacionais - por exemplo, o tamanho e a experiência internacional - interferindo diretamente nas decisões estratégicas internacionais e que o conjunto dessas dimensões se revelava um importante influenciador do grau de internacionalização da firma. A coleta de dados foi realizada de maneira quantitativa, mediante um levantamento do tipo survey, de natureza ex post facto, em um desenho interseccional, realizado com executivos e profissionais diretamente envolvidos com negócios internacionais. A amostra da pesquisa foi composta de 73 empresas exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas em uma base de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A análise dos dados envolveu a utilização de técnicas estatísticas descritivas e de associação bi e multivariada. Uma análise fatorial foi empregada para identificar os fatores motivacionais e estratégicos. Utilizou-se um modelo de regressão múltipla para avaliar a influência desses e dos demais fatores que designavam o processo internacional sobre o grau de internacionalização da firma. Foram obtidas três principais conclusões. Primeira: as empresas brasileiras pesquisadas que se dirigem ao mercado internacional são impulsionadas por estímulos associados à competitividade de seus produtos; e por um processo estratégico pautado pela racionalidade, por uma seqüência de operações que se repetem em diálogos contínuos e ajustamentos e por uma análise de qual seria a estratégia mais adequada para este fim. Segunda: constata-se a presença marcante da alta administração controlando e articulando formalmente o processo estratégico internacional das empresas participantes da pesquisa, assim como a atuação das mesmas em diferentes regiões mundiais sendo influenciada pelo número de parceiros internacionais. Terceira: o tamanho da empresa revela-se como um importante atributo na escolha das estratégias de entrada e do número de parceiros internacionais, ao passo que a experiência evidencia ser decisiva nas vendas internacionais e na extensão das operações das empresas pesquisadas em diferentes regiões geográficas mundiais
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