Lá no Céu Canta os Anjo, aqui na Terra Canta Nóis: um estudo etnográfico das práticas sócio-musicais dos foliões de reis no Sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Marin da Silva Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B8YF4G
Resumo: O presente trabalho apresenta, a partir de uma abordagem etnográfica, alguns aspectos do universo social e musical dos foliões de reis do sul de Minas Gerais, especificamente de treze companhias pertencentes aos municípios de Alfenas e Fama. A jornada desses grupos (nome dado ao trabalho religioso de culto e adoração aos três reis magos) também foi acompanhada pelos municípios de Paraguaçu, Machado, Areado e Campos Gerais. Além de realizar uma breve revisão bibliográfica e uma discussão sobre as dimensões particulares e universais desta atividade religiosa, o trabalho também apresenta, de forma dialógica e articulada com algumas noções estruturalistas, uma possível fundamentação teórica para interpretar o mito de origem dos foliões, ancorada principalmente no caráter simbólico da viagem realizada pelos três reis magos. As relações sociais entre santo, devotos, foliões e moradores são descritas de modo a evidenciar um cenário dinâmico de contendas e reconciliações, como os preconceitos sofridos pelos foliões, a importância das relações de parentesco, a presença das mulheres nas companhias, o pagamento pelo trabalho dos foliões, os conflitos com a prefeitura, os tabus, as relações estabelecidas com o mundo espiritual etc. Sempre procurando realizar as descrições e análises a partir dos relatos dos foliões, o trabalho também traz algumas discussões acerca do processo pedagógico e da estrutura social do ritual, atentando para a musicologia presente nos hinos de reis e nos cantos de agradecimento. Por fim, o trabalho traz a descrição de uma festa de chegada e entrega da bandeira em uma comunidade rural, demonstrando a importância que as capelas dedicadas aos santos católicos possuem para os devotos, que diante da polarização entre campo e cidade e da diminuição na quantidade de companhias na região, se reinventam e se reestruturam para propagarem suas crenças e perpetuarem suas tradições religiosas.
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Além de realizar uma breve revisão bibliográfica e uma discussão sobre as dimensões particulares e universais desta atividade religiosa, o trabalho também apresenta, de forma dialógica e articulada com algumas noções estruturalistas, uma possível fundamentação teórica para interpretar o mito de origem dos foliões, ancorada principalmente no caráter simbólico da viagem realizada pelos três reis magos. As relações sociais entre santo, devotos, foliões e moradores são descritas de modo a evidenciar um cenário dinâmico de contendas e reconciliações, como os preconceitos sofridos pelos foliões, a importância das relações de parentesco, a presença das mulheres nas companhias, o pagamento pelo trabalho dos foliões, os conflitos com a prefeitura, os tabus, as relações estabelecidas com o mundo espiritual etc. Sempre procurando realizar as descrições e análises a partir dos relatos dos foliões, o trabalho também traz algumas discussões acerca do processo pedagógico e da estrutura social do ritual, atentando para a musicologia presente nos hinos de reis e nos cantos de agradecimento. Por fim, o trabalho traz a descrição de uma festa de chegada e entrega da bandeira em uma comunidade rural, demonstrando a importância que as capelas dedicadas aos santos católicos possuem para os devotos, que diante da polarização entre campo e cidade e da diminuição na quantidade de companhias na região, se reinventam e se reestruturam para propagarem suas crenças e perpetuarem suas tradições religiosas.This work shows, from an ethnographic approach, some aspects of the social and musical universe of foliões de reis from the south of Minas Gerais, specifically from thirteen groups from Alfenas and Fama cities. The journey of these groups (name given to the religious activity of cult and worship to the Three Kings) was also discussed in Paraguaçu, Machado, Areado and Campos Gerais cities. Besides doing a brief bibliographical review and discussing the particular and general dimensions of that religious activity, this work also presents, in a dialogical and articulated way with some structuralist notions, a possible theoretical basis to the interpretation of the foliões myth origin, mostly based on the symbolic character of the Three Kings journey. The social relations between saints, devotees, singers and residents are also described in order to show an dynamic scenery of disputes and reconcilements, as well as the prejudices suffered by the foliões; the importance of kin relationships; the women presence in those groups; the payments given to the singers; the conflicts with the local government; taboos; the relations established with the spiritual world etc. This work also brings some discussions about pedagogical process and social structure of the rituals, always describing and analyzing the reports given by the foliões, also in accordance with the musicology found in the hinos de reis and cantos de agradecimento. Finally, this work brings the description of the arrival and delivery of the flag in a rural community, paying attention to the importance that the chapels dedicated to the Catholic saints have for the devotees, who face the polarization between countryside and city and the decrease in number of groups in the region, reinvent themselves and restructure to propagate their beliefs and perpetuate their religious traditions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaFestas religiosas Brasil  Folia de Reis Minas Gerais  Etnomusicologia Companhias deSantos ReisCulturas tradicionais no BrasilreisFolias de reisCatolicismo popular no sul de Minas GeraisHino de reisFesta religiosa brasileiraLá no Céu Canta os Anjo, aqui na Terra Canta Nóis: um estudo etnográfico das práticas sócio-musicais dos foliões de reis no Sul de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rafael_marin.pdfapplication/pdf16220897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B8YF4G/1/tese_rafael_marin.pdf34a94332ab397b5fb982254306e6948bMD51TEXTtese_rafael_marin.pdf.txttese_rafael_marin.pdf.txtExtracted texttext/plain984474https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B8YF4G/2/tese_rafael_marin.pdf.txt70aba14a6c35f3892f33036ce7b991feMD521843/AAGS-B8YF4G2019-11-14 09:22:48.878oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B8YF4GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:22:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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