Avaliação das propriedades mecânicas das placas cimentícias e do comportamento da ligação entre as placas cimentícias e o reticulado de aço do sistema light steel framing

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Autor(a) principal: Ana Carolina Saraiva Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31444
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados do estudo teórico-experimental do comportamento da ligação de placas cimentícias (PLC) com os perfis de aço formados a frio do sistema construtivo Light Steel Framing (LSF). A PLC é usada como placa de revestimento neste sistema estrutural. Entretanto, por possuir considerável resistência mecânica, esta será avaliada por meio de ensaios para verificar sua contribuição ao sistema estrutural. Sobretudo no subsistema da parede de cisalhamento, as placas de revestimento ligadas aos perfis podem ajudar a resistir as forças laterais e aos deslocamentos excessivos. Para a caracterização das placas foram realizados ensaios resistência à tração na flexão e ensaios de resistência a compressão. Ensaios de deslizamento foram realizados para avaliar a ligação entre a placa cimentícia e o reticulado metálico. Nos ensaios de deslizamento foram utilizados três modelos de espécimes construídos para avaliar o comportamento dos parafusos de borda de placa e no interior da placa em uma parede de cisalhamento. As placas cimentícias autoclavadas reforçadas com sílica e fibras de celulose de 10mm e 12mm de espessura foram classificadas como classe B, categoria 2, a partir dos resultados obtidos nos ensaios de resistência a tração na flexão. No que tange aos ensaios de compressão realizados com corpos de prova prismáticos com placas cimentícias unidas por grampos, concluiu-se que os resultados não foram conclusivos devido a aplicação de carga de compressão ter sido acompanhada por uma elevada excentricidade. A partir das 48 séries de ensaios de deslizamento realizados concluiuse que, os parâmetros que influenciaram uniformemente os modelos foram a espessura da PLC e a espessura da chapa de aço. Desta forma, quanto menor a espessura da chapa de aço e da placa, menor é o valor da resistência máxima e maior tende a ser a rigidez da ligação. A variável direção do corte da placa não foi conclusiva uma vez que não houve convergência nas variações de resultados encontrados. Além disso, de acordo com o processo de fabricação das placas cimentícias que é uniforme em ambas as direções, não justifica classificar ou diferenciar as placas em direção longitudinal e em direção transversal. Em relação ao espaçamento dos parafusos utilizados, 150mm e 300mm, a resistência máxima suportada por cada ligação parafusada foi aproximadamente igual para os dois espaçamentos.
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Para a caracterização das placas foram realizados ensaios resistência à tração na flexão e ensaios de resistência a compressão. Ensaios de deslizamento foram realizados para avaliar a ligação entre a placa cimentícia e o reticulado metálico. Nos ensaios de deslizamento foram utilizados três modelos de espécimes construídos para avaliar o comportamento dos parafusos de borda de placa e no interior da placa em uma parede de cisalhamento. As placas cimentícias autoclavadas reforçadas com sílica e fibras de celulose de 10mm e 12mm de espessura foram classificadas como classe B, categoria 2, a partir dos resultados obtidos nos ensaios de resistência a tração na flexão. No que tange aos ensaios de compressão realizados com corpos de prova prismáticos com placas cimentícias unidas por grampos, concluiu-se que os resultados não foram conclusivos devido a aplicação de carga de compressão ter sido acompanhada por uma elevada excentricidade. A partir das 48 séries de ensaios de deslizamento realizados concluiuse que, os parâmetros que influenciaram uniformemente os modelos foram a espessura da PLC e a espessura da chapa de aço. Desta forma, quanto menor a espessura da chapa de aço e da placa, menor é o valor da resistência máxima e maior tende a ser a rigidez da ligação. A variável direção do corte da placa não foi conclusiva uma vez que não houve convergência nas variações de resultados encontrados. Além disso, de acordo com o processo de fabricação das placas cimentícias que é uniforme em ambas as direções, não justifica classificar ou diferenciar as placas em direção longitudinal e em direção transversal. Em relação ao espaçamento dos parafusos utilizados, 150mm e 300mm, a resistência máxima suportada por cada ligação parafusada foi aproximadamente igual para os dois espaçamentos.This research presents the results of a theoretical-experimental study of the connection behavior of cement board with the cold formed steel profiles of the Light Steel Framing (LSF) construction system. The cement board is used as a sheathing board in this structural system. However, because it has considerable mechanical resistance, it will be evaluated through tests to verify its contribution in the structural system. Especially in the shear wall subsystem, the sheeting plates attached to the profiles can help resist lateral forces and excessive displacements. Three-point flexural tests and compression tests were performed to characterize the plates. And sliding assays to evaluate the bond between plate and metallic crosslinking. For the latter, three specimen models were constructed to evaluate the behavior of plate edge and plate center screws in a shear wall. The autoclaved cement board reinforced with cellulose fibres of 10mm and 12mm thickness were classified as class B, category 2 with strength at flexion greater than 7MPa and less than 10MPa. With respect to the compression tests, it was concluded that they are better suited for dosage cement board components. From the 48 series of push-tests carried out, it was concluded that the parameters that influenced the models uniformly were the PLC thickness and the steel profile thickness. Thus, the lower the thickness of the steel and the board, the lower the Pmax value and the higher rigidity tends to be. The variables board cutting direction and axial spacing between the screws were not conclusive. Moreover, according to the uniform fabrication process of the cement board, it does not justify classifying or differentiating the boards in longitudinal and transverse. The maximum force supported by each screw connection was approximately equal for the two axial spacings used: 150mm and 300mm.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Construção CivilUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILConstrução civilMateriais de construçãoCisalhamentoFlexão (Engenharia civil)Light steel framingPlaca cimentíciaPainel de cisalhamentoEnsaios de deslizamentoEnsaios de flexãoAvaliação das propriedades mecânicas das placas cimentícias e do comportamento da ligação entre as placas cimentícias e o reticulado de aço do sistema light steel framingEvaluation of the mechanical properties of cement board and the support of the connection between the cement board and the steel frame of the Light Steel Framing systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Ana Carolina Saraiva Cardoso_Com Considerações da Banca_Rev 01_FINAL-mesclado.pdfDissertação_Ana Carolina Saraiva Cardoso_Com Considerações da Banca_Rev 01_FINAL-mesclado.pdfapplication/pdf28741543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31444/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ana%20Carolina%20Saraiva%20Cardoso_Com%20Considera%c3%a7%c3%b5es%20da%20Banca_Rev%2001_FINAL-mesclado.pdfef9fff9b55d7d6281b1142d6da25db03MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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