Understanding, modeling and predicting the popularity of online content on social media applications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9XZFMV
Resumo: Hoje em dia, o fenômeno denominado de mídia social emergiu como a forma predominante de publicação de conteúdo na Internet. Devido ao sucesso da mídia social, um entendimento de como os usuários criam, compartilham e disseminam conteúdo online hoje em dia traz informações cruciais para diferentes partes de interesse como: criadores de conteúdo, provedores de Internet, marqueteiros online, dentre outros. Motivado por tal sucesso da mídia social, essa tese discute três estudos complementares sobre como a popularidade de mídia social evolui online. Inicialmente, apresentamos um estudo sobre como diferentes atributos textuais, sociais e do próprio conteúdo se relacionam com a popularidade do conteúdo de mídia social. Esse estudo é feito com base em uma caracterização em larga escala do YouTube, a principal aplicação de compartilhamento de vídeos hoje em dia, como também com base em estudo com usuários usando ferramentas de crowdsourcing como o Amazon Mechanical Turk. Após este estudo, apresentamos diferentes métodos de previsão de popularidade com objetivos de: prever a evolução de popularidade e valores futuros de popularidade de conteúdo de mídia social. Diferente de outros trabalhos, nessa segunda etapa do nosso estudo contabilizamos fatores negligenciados pode outros esforços de predição como: contabilizar o interesse restante no conteúdo após a predição. Por fim, apresentamos um estudo de como atividades dos usuários (e.g., assistir, compartilhar, curtir etc.) se relacionam com a popularidade do conteúdo de mídia social. Este terceiro trabalho é feito com bases de dados do YouTube, Twitter e do LastFM. Na nossa análise, focamos em duas características complementares do comportamento de usuários: a revisita ao um mesmo conteúdo ao longo do tempo, como a mudança de interesse em conteúdos distintos ao longo do tempo. Os resultados desta tese são discutidos em luz de aplicações como: marketing online, provisionamento de conteúdo e plataformas de dados analíticos.
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