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Marcia Maria Valle ArbexElcio Loureiro CornelsenFlávio Luiz Teixeira de Sousa BoaventuraAugustto Correa Cipriani2019-08-11T10:03:26Z2019-08-11T10:03:26Z2017-02-16http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALJNRXEsta dissertação tem por objetivo investigar a visualidade e a oralidade na obra de Waly Salomão. Tendo como escopo suas produções até meados dos anos 1980, abarcando poemas, canções e babilaques, busca-se compreender os modos com que o corpo se apresenta na escrita de Waly Salomão, tendo em vista o momento histórico da contracultura. Quanto à pesquisa sobre a visualidade na escrita de Waly Salomão, o estudo se desenvolve em três eixos principais: a aproximação entre sua obra e as artes visuais; a análise da caligrafia e da tipografia em seus textos; e as soluções visuais na transposição das letras de música para o livro em Gigolô de Bibelôs. Por fim, com relação aos mecanismos de oralidade, discute-se, primeiramente, dois termos centrais, babilaque e algaravia, que evocam questões de oralidade; posteriormente, mapeiam-se os mecanismos de oralidade e vocalidade na escrita; e, por fim, expõe-se as relações entre oralidade e musicalidade presentes na poética de Waly Salomão.This dissertation aims at investigating the visuality and orality in the work of Waly Salomão. Having as scope his poems, songs and babilaques until the mid-1980s, this study focus on understanding the ways in which the body presents itself in Salomãos writing, regarding counterculture as a historical moment. As for the research of visuality in Waly Salomãos writing, the study develops in three main axes: the approximation between the visual arts and his works; the analysis of calligraphy and typography in his texts; and the visual solutions when transposing lyrics into the book Gigolô de Bibelôs. Finally, in what concerns the mechanics of orality, firstly, two central terms in Waly Salomãos poetics that evoke considerations on orality, babilaque and algaravia, are discussed; later, the mechanics of orality and vocality in his writing are mapped; and, finally, the relations between orality and musicality present in his poetics are exposed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOralidadeSalomão, Waly , 1943-2003 Gigolô de bibelôs Crítica e interpretaçãoArte e literaturaMúsica e literaturaCriação (Literária, artística, etc)VisualidadOralidadeWaly SalomãoA visualidade e a oralidade na escrita de Waly Salomãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_visualidade_e_a_oralidade_na_escrita_de_waly_salomao___augustto_correa__cipriani.pdfapplication/pdf3274527https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ALJNRX/1/a_visualidade_e_a_oralidade_na_escrita_de_waly_salomao___augustto_correa__cipriani.pdf1cea69bd79db1d74a06f91b91561ab84MD51TEXTa_visualidade_e_a_oralidade_na_escrita_de_waly_salomao___augustto_correa__cipriani.pdf.txta_visualidade_e_a_oralidade_na_escrita_de_waly_salomao___augustto_correa__cipriani.pdf.txtExtracted texttext/plain303851https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ALJNRX/2/a_visualidade_e_a_oralidade_na_escrita_de_waly_salomao___augustto_correa__cipriani.pdf.txtf08bed908dbee5fffed7af083444f5e3MD521843/LETR-ALJNRX2019-11-14 10:13:13.638oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-ALJNRXRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:13:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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