Perfil dos Transportes Aeromédicos de Pacientes Críticos do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47025 https://orcid.org/ 0000-0002-9336-3606 https://orcid.org/ 0000-0002-3252-6715 https://orcid.org/0000-0003-2208-958X |
Resumo: | O transporte aeromédico de pacientes críticos é uma realidade frequente, constitui um complemento importante para o transporte terrestre e é uma alternativa para cobrir os vazios assistenciais terciários. O estado de Minas Gerais, situado na região Sudeste, possui grandes dimensões territoriais e a maior quantidade de municípios do Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil epidemiológico dos transportes aeromédicos inter-hospitalares realizados por um serviço terceirizado a pacientes críticos do SUS- MG, entre novembro de 2012 e dezembro de 2017. Os dados desta pesquisa foram provenientes de uma empresa privada, que foi terceirizada, para atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG). A população foi constituída de 702 pacientes críticos, que necessitaram de transportes inter-hospitalares aéreos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com caráter observacional e descritivo. Os dados levantados foram armazenados em planilhas do programa Excel® e os softwares utilizados nas análises foram o R, versão 3.6.0, (R Core Team, 2019), o IBM SSPSS, versão 20.0 (IBM Corp. Released 2011), e o MiniTab, versão 18.0 (MiniTab, Inc. 2000). As variáveis categóricas foram apresentadas como frequências absolutas e relativas. Para as variáveis contínuas, determinaram-se medidas de posição (média, mediana, quartil 1 e quartil 3, mínimo e máximo) e medidas de dispersão (desvio padrão e coeficiente de variação). Realizados mapas com georreferenciamentos aéreos e os mapas com as mesorregiões do estado com as cidades de origem e destino. Os resultados encontrados foram: a Macrorregião Norte foi a que mais demandou os transportes para centros terciários de saúde (23,1%); a Região Metropolitana foi a que mais recebeu pacientes críticos (509/72,5%), em sua maioria para UTIs neonatais; os transportes nas aeronaves de asa fixam foram prevalentes (701/99,8%); a maioria dos atendidos foi do sexo masculino (56,6%), na faixa etária neonatal (37,0%), peso corporal com mediana até 10 anos de idade de 3,2Kg e acima de 10 anos de 70,7Kg; a maior parte dos pacientes estava com acesso venoso periférico (59,1%), classificação diagnóstica ‘cardiológico/cardiovascular’ até 10 anos de idade (45,0%) e ‘trauma’ acima de 10 anos de idade (40,1%), em ventilação mecânica (51,7%), em uso de oxigênio (89%) e com FiO² até 50% (68,0%); dos 95 transportes categorizados como ‘trauma’, com registro de TCE (28,4%), a maioria na faixa etária acima de 10 anos (85,2%) e classificada como TCE grave (51,9%); a distância mediana até a cidade de destino foi de 336,5Km e os horários de decolagens da base mais prevalentes foram no período matutino. Existem poucas pesquisas nacionais no âmbito da medicina aeroespacial, a população estudada foi representativa, aliada ao transporte aeromédico terceirizado para atendimento a pacientes críticos do SUS, denotando caráter inédito e pioneirismo. |
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O objetivo deste estudo foi analisar o perfil epidemiológico dos transportes aeromédicos inter-hospitalares realizados por um serviço terceirizado a pacientes críticos do SUS- MG, entre novembro de 2012 e dezembro de 2017. Os dados desta pesquisa foram provenientes de uma empresa privada, que foi terceirizada, para atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG). A população foi constituída de 702 pacientes críticos, que necessitaram de transportes inter-hospitalares aéreos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com caráter observacional e descritivo. Os dados levantados foram armazenados em planilhas do programa Excel® e os softwares utilizados nas análises foram o R, versão 3.6.0, (R Core Team, 2019), o IBM SSPSS, versão 20.0 (IBM Corp. Released 2011), e o MiniTab, versão 18.0 (MiniTab, Inc. 2000). As variáveis categóricas foram apresentadas como frequências absolutas e relativas. 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Os resultados encontrados foram: a Macrorregião Norte foi a que mais demandou os transportes para centros terciários de saúde (23,1%); a Região Metropolitana foi a que mais recebeu pacientes críticos (509/72,5%), em sua maioria para UTIs neonatais; os transportes nas aeronaves de asa fixam foram prevalentes (701/99,8%); a maioria dos atendidos foi do sexo masculino (56,6%), na faixa etária neonatal (37,0%), peso corporal com mediana até 10 anos de idade de 3,2Kg e acima de 10 anos de 70,7Kg; a maior parte dos pacientes estava com acesso venoso periférico (59,1%), classificação diagnóstica ‘cardiológico/cardiovascular’ até 10 anos de idade (45,0%) e ‘trauma’ acima de 10 anos de idade (40,1%), em ventilação mecânica (51,7%), em uso de oxigênio (89%) e com FiO² até 50% (68,0%); dos 95 transportes categorizados como ‘trauma’, com registro de TCE (28,4%), a maioria na faixa etária acima de 10 anos (85,2%) e classificada como TCE grave (51,9%); a distância mediana até a cidade de destino foi de 336,5Km e os horários de decolagens da base mais prevalentes foram no período matutino. Existem poucas pesquisas nacionais no âmbito da medicina aeroespacial, a população estudada foi representativa, aliada ao transporte aeromédico terceirizado para atendimento a pacientes críticos do SUS, denotando caráter inédito e pioneirismo.The aeromedical transport of critical patients is a frequent reality, it is an important complement to the terrestrial transport and it is an alternative to cover the vacancies of tertiary care. The State of Minas Gerais, located in the Southeast Region, has large territorial dimensions and the largest number of municipalities in Brazil. The objective of this study was to analyze the epidemiological profile of intra-hospital aeromedical transport performed by a outsourced service to SUS-MG critical patients between November 2012 and December 2017. The data from this research came from a private company that was outsourced, to attend users to the Unified Health System of Minas Gerais (SUS-MG). The population consisted of 702 critical patients, who required interhospital air transport. It is a quantitative research, with an observational and descriptive character. The data collected were stored in Excel® spreadsheets and the software used in the analyzes was R, version 3.6.0, (R Core Team, 2019); IBM SSPSS, version 20.0 (IBM Corp. Released 2011), and MiniTab, version 18.0 (MiniTab, Inc. 2000). Categorical variables were presented as absolute and relative frequencies. For the continuous variables, position measurements (mean, median, quartile 1 and quartile 3, minimum and maximum) and dispersion measurements (standard deviation and coefficient of variation) were determined. Mapped maps with aerial geo-referencing and maps with the Meso-regions of the State with the cities of origin and destination. The results found were: the North Macroregion was the one that demanded the transportation to tertiary health centers (23.1%). The Metropolitan Region received the most critical patients (509 / 72.5%), mostly for neonatal ICUs. The transport in the aircraft wing fixed were prevalent (701 / 99.8%). The majority of those attended were male (56.6%); in the neonatal age group (37.0%); body weight with median up to 10 years of age of 3.2 kg and above 10 years of 70.7 kg. The majority of patients had peripheral venous access (59.1%); 'cardiological / cardiovascular' diagnostic classification up to 10 years of age (45.0%) and 'trauma' up to 10 years of age (40.1%); in mechanical ventilation (51.7%), oxygen use (89%) and FiO² up to 50% (68.0%). Of the 95 transports categorized as 'trauma', with TBI (28.4%), the majority in the age group over 10 years old (85.2%) and classified as severe TBI (51.9%). The median distance to the destination city was 336.5 km and the most frequent base takeoff times were in the morning.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da ViolênciaUFMGBrasilMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEpidemiologiaTransporte de PacientesResgate AéreoServiços Médicos de EmergênciaUnidade de Terapia IntensivaEpidemiologiaTransporte de PacientesAmbulâncias AéreasServiços Médicos de EmergênciaUnidade de Terapia IntensivaPerfil dos Transportes Aeromédicos de Pacientes Críticos do Sistema Único de Saúde em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47025/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD53ORIGINALPerfil_dos_Transportes_Aeromédicos_de_Pacientes_Críticos_do_Sistema_Único_de_Saúde_em_Minas Gerais.pdfPerfil_dos_Transportes_Aeromédicos_de_Pacientes_Críticos_do_Sistema_Único_de_Saúde_em_Minas Gerais.pdfPerfil_dos_Transportes_Aeromédicos_de_Pacientes_Críticos_do_Sistema_Único_de_Saúde_em_Minas Gerais.pdfapplication/pdf6674903https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47025/1/Perfil_dos_Transportes_Aerom%c3%a9dicos_de_Pacientes_Cr%c3%adticos_do_Sistema_%c3%9anico_de_Sa%c3%bade_em_Minas%20Gerais.pdfe88d509bf4062dc93e8ecfe719f44534MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47025/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD521843/470252022-11-08 12:19:16.874oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T15:19:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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