O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2
Resumo: Este estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento.
id UFMG_c15b91ef7c527eddd075ae8aaddf8340
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KHE2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estéticaartes visuaisexperimentação estéticafruiçãoArteArtesEste estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAntonia Dolores Belico SoaresGeraldo Freire LoyolaEvandro Jose Lemos da CunhaSayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa2019-08-11T22:51:10Z2019-08-11T22:51:10Z2015-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:45:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KHE2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:45:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
title O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
spellingShingle O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa
artes visuais
experimentação estética
fruição
Arte
Artes
title_short O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
title_full O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
title_fullStr O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
title_full_unstemmed O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
title_sort O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
author Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa
author_facet Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonia Dolores Belico Soares
Geraldo Freire Loyola
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv artes visuais
experimentação estética
fruição
Arte
Artes
topic artes visuais
experimentação estética
fruição
Arte
Artes
description Este estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-12
2019-08-11T22:51:10Z
2019-08-11T22:51:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823247938703327232