O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2 |
Resumo: | Este estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento. |
id |
UFMG_c15b91ef7c527eddd075ae8aaddf8340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KHE2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estéticaartes visuaisexperimentação estéticafruiçãoArteArtesEste estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAntonia Dolores Belico SoaresGeraldo Freire LoyolaEvandro Jose Lemos da CunhaSayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa2019-08-11T22:51:10Z2019-08-11T22:51:10Z2015-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:45:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KHE2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:45:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
title |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
spellingShingle |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa artes visuais experimentação estética fruição Arte Artes |
title_short |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
title_full |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
title_fullStr |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
title_full_unstemmed |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
title_sort |
O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética |
author |
Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa |
author_facet |
Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares Geraldo Freire Loyola Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artes visuais experimentação estética fruição Arte Artes |
topic |
artes visuais experimentação estética fruição Arte Artes |
description |
Este estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-12 2019-08-11T22:51:10Z 2019-08-11T22:51:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823247938703327232 |